Quem já foi à Serra Gaúcha, no Brasil, sabe o que é o Café Colonial. Até eu visitar a serra, eu não fazia a mínima ideia do que era. A tradição vem das origens alemãs que esta região brasileira tem, no Rio Grande do Sul, e além de ser encontrado em Gramado (onde provei), também existe noutras como Canela, Nova Petrópolis, Igrejinha e Santa Cruz do Sul, entre outras.
Apesar de ser chamado de Café Colonial ele pode ser servido o dia todo. Ou seja, se o brunch ja mistura duas refeições, o Café Colonial mistura todas, se for preciso. A mesa fica cheia de pequenos pratos com doces e salgados, bebidas e ainda tem um buffet de sobremesas para os mais lambareiros (como eu!).
Já me haviam dito que era muita comida que vinha para a mesa e quase humanamente impossível comer tudo o que nos é servido.
Entrei pouco antes da hora de jantar e estava com fome. Mas quando temos tanto para provar… comecei a comer um pedacinho de cada coisa e rapidamente fiquei satisfeita. Fui guardando espaço para os bolos, mas – precisava de dois estômagos para o conseguir fazer – só consegui provar mais dois.
Comece por olhar para a primeira fotografia, com a imagem da mesa cheia. E era só para duas pessoas. Sempre que traziam mais pratos eu arregalava os olhos… só delícias.
São 80 variedades entre doces e salgados, com receitas alemãs e italianas de doces, bolos, salgadinhos, queijos e enchidos, tortas, pães, compotas, etc.
Depois do que está na mesa, existe ainda o buffet de sobremesas com mais de 10 variedades. E pode servir-se as vezes que quiser: desde pudim, ao bolo de bolacha, nega maluca, sagu de vinho, torta de côco queimado, tarte de limão, tarte de maça alemã (apfel strudel), etc. E, aqui ao lado, está o fondue de chocolate branco e preto.
E para acompanhar? Além de vinhos (suco de uva, vinho branco seco e vinho tinto suave, vinho tinto seco), há chocolate quente, chás e cafés (expresso ou café passado) para beber.
Nas mesas do Café Colonial Coelho, que existe desde 1980, está um papel com informações sobre “O que pode no nosso café colonial e o que não pode”. E a mensagem “A temperatura ou o ponto dos salgados não estão a seu gosto? Ué, peça ao garçom que a gente troca”, deixa-nos à vontade.
“Mas, e o que não pode? Não pode sair daqui sem estar satisfeito sem entender porque o Coelho Café Colonial é o ponto de encontro de casais apaixonados e famílias felizes”.
INFORMAÇÕES
Avenida das Hortênsias, 5.433, Gramado, Serra Gaúcha, Rio Grande do Sul, Brasil
Telefone: +55 54 3286 2538
Site
Desafio 2017 – #199 Uma fotografia por dia…
Em 2017 tenho este desafio… colocar uma fotografia por dia, aqui no Viaje Comigo, relatando a história que está por detrás da mesma. Veja aqui outras imagens e outras histórias da rubrica “Uma fotografia por dia…”. Boas viagens! viagens!