Numa estrada que atravessa a Floresta da Tijuca, está um dos miradouros mais bonitos do Rio de Janeiro, no Brasil: a Vista Chinesa.
Tem uma construção que indica o estilo chinês de pagode, e está situado no bairro do Alto da Boa Vista, a olhar o Corcovado, Pão de Açúcar, Ipanema, Leblon e a Lagoa Rodrigo de Freitas. Fica a cerca de 380 metros do nível do mar.
O nome tem uma história curiosa, já que está relacionado com os agricultores chineses (vindos de Macau) que chegaram ao Brasil para plantar chá, na primeira metade do século XIX.
Ora, a plantação não teve grande continuidade, dizem uns pela falta de mão de obra especializada, outros afirmam que o chá, apesar de aromático, não tinha um sabor agradável.
Depois desse fracasso, os chineses ficaram a viver naquela área e terão erguido (1844) a “Casa dos Chinas”.
Em 1903, o prefeito Pereira Passos decidiu reviver esse passado, mandando construir, com projeto do arquiteto Luis Rei, este pavilhão ao estilo chinês.
Na mesma estrada, mas um pouco mais acima da Vista Chinesa, está a Mesa do Imperador, local onde a família real fazia passeios e repousava.
Desafio 2017 – #137 Uma fotografia por dia…
Em 2017 tenho este desafio… colocar uma fotografia por dia, aqui no Viaje Comigo, relatando a história que está por detrás da mesma. Veja aqui outras imagens e outras histórias da rubrica “Uma fotografia por dia…”. Boas viagens!