O turismo religioso também é uma aposta de Salvador, na Bahia, com a divulgação do Memorial Irmã Dulce. Além disso, é também uma forma de dar a conhecer uma personalidade religiosa que se dedicou totalmente aos mais desfavorecidos e doentes. Toda a sua história, milagres e beatificação podem ser descobertos neste espaço, aberto a visitas, e que tem igreja, hospital, e centro educativo.
Existem mais de 370 igrejas católicas na Bahia! E o turismo religioso é forte, sendo que desse roteiro faz parte o Memorial de Irmã Dulce. Conta a história que desde muito nova percebeu o seu privilégio em detrimento de outras pessoas que não tinham posses.
No início, cuidava também das galinhas, que davam comida para quem ali estava à procura de tratamentos. Mas percebeu que precisava de mais espaço e, por isso, até no galinheiro conseguiu organizar as camas dos doentes.
Quando lhe perguntaram: “E as galinhas?”, respondeu “Estão na barriga dos doentes”. E foi no galinheiro que “nasceu” o hospital que está ali ao lado da igreja. Hoje em dia, é um hospital de referência em todo o Brasil…. e no mundo. Fazem mesmo questão de dizer que foi o “único hospital do mundo que nasceu de um galinheiro!!!”
O orfanato foi também criado pela Irmã Dulce, e é agora o Centro Educacional Santo António. Segundo reza a história, Dulce tirou mais de 400 crianças das ruas.
“Esta obra não é minha.
É de Deus.
E o que é de Deus permanece para sempre “
Santa Dulce dos Pobres
Inaugurado em 1993, um ano após a morte da freira baiana, o Memorial Irmã Dulce é uma exposição permanente sobre o seu legado. Ela que é apelidada de “Anjo Bom da Bahia”. O espaço reúne mais de 800 peças que ajudam a preservar os ideais da religiosa. No quarto onde viveu estão roupas, fotografias, documentos, livros e objetos pessoais.
Todo o complexo turístico-religioso é dedicado à Irmã Dulce e, além do Memorial, inclui também o Santuário da Bem-Aventurada (onde está o seu túmulo), o Café e a Loja. Todo o dinheiro reverte a favor das atividades das Obras Sociais Irmã Dulce.
“A igreja começou a ser erguida em 2002, a partir da Campanha do Tijolo, no mesmo local onde, na década de 40 do século XX, Irmã Dulce havia construído o Círculo Operário da Bahia e o Cine Roma. Hoje, tem capacidade para mais de 1.000 pessoas sentadas”.
E “é lá no Santuário que estão depositadas as relíquias (termo utilizado para designar o corpo ou parte do corpo dos beatos ou santos) do Anjo Bom da Bahia, em um espaço chamado Capela das Relíquias. Esta é uma sala circular, com pé direito triplo, tendo ao centro o túmulo que guarda os restos mortais da Mãe dos Pobres”.
INFORMAÇÕES
Morada: Av. Dendezeiros do Bonfim, 161 – Bonfim, Salvador – BA, 40415-180, Brasil
Telefone: (71) 3310-1115 / 0800-284-5284
Site
E-mail: memorial@irmadulce.org.br
Aberto de terça-feira a domingo, das 10h00 às 17h00
Santuário: santuario.imaculada@irmadulce.org.br
Aberto à visitação diária, das 07h00 às 18h00.
Missas: de domingo a sexta, em dois horários, às 08h30 e às 16h00. Sábados, às 16. Todo dia 13 de cada mês, Missa de Irmã Dulce às 009h00.
Leia também:
– Guia / Roteiro para visitar Salvador da Bahia
– Restaurantes: onde comer em Salvador, Bahia
– Viagem pela Gastronomia de Salvador da Bahia
– Compras em Salvador da Bahia
– Centro Histórico e Pelourinho, Salvador da Bahia
– Fortes e Farol da Barra, Salvador
– Itapuã, a praia e o farol, Salvador
– Casa Di Vina, um Hotel e Restaurante: na Casa de Vinicius de Moraes, Salvador
– Casa do Carnaval, Salvador, Bahia
– Barraca do Loro: um dia na praia de Stella Maris
– Bahia: de onde vêm as fitas do Senhor do Bonfim?
– Músicas que nos fazem viajar até Salvador da Bahia
– Casa do Benim, Salvador da Bahia
– Casa de Jorge Amado, Salvador da Bahia
– Candomblé Terreiro Casa Branca, Salvador
– Comunidade Solar do Unhão, Salvador
– Bairro de Santo António Além do Carmo, Salvador
– Igreja do Santíssimo Sacramento da Rua do Passo, Salvador
– Memorial Irmã Dulce, Salvador da Bahia
– Visitar Bomja: Ilha de Bom Jesus dos Passos
– Alojamento na Ilha de Bom Jesus dos Passos
– Ilha das Vacas, Salvador, Bahia
– Praia do Loreto, Ilha dos Frades
– Alojamento: onde dormir em Salvador da Bahia
– Hotel Deville Prime Salvador
– Vila Galé Resort Marés, Guarajuba, Bahia