Quer assinalar o Dia da Pai à mesa? O seu pai está sempre a falar de comida e dos melhores sítios para comer? Então estas sugestões são-lhe especialmente dedicadas. E não se preocupe que há propostas para todas as bolsas e gostos. E se o pai é vegetariano, também tem aqui as sugestões. Alguns dos locais poderão ter menus específicos para este dia.
Como é um dia especial e são muitos os que querem celebrar à mesa, aconselhamos a que reserve sempre antes (os horários poderão ser alterados desde a realização destes textos e poderão estar, inclusive, encerrados neste dia!). Confirme sempre antes! Bom apetite!
CHAVES
1 – TABERNA BENITO E QUINTA DA CERA
A gastronomia flaviense é muito rica e, entre as iguarias, que pode provar, encontra os pastéis de Chaves, o presunto de Chaves (e outros enchidos como salpicão, chouriças e alheiras), o folar de carne (uma espécie de bolo salgado, com enchidos), o cabrito, a vitela, o porco bísaro, o cozido à transmontana, a feijoada à transmontana, os milhos à romana e as trutas recheadas com o presunto de Chaves.
Em Chaves, sugerimos a tradicional Taberna Benito ou o restaurante Quinta da Cera. Pode ler a experiência, em ambos os espaços, clicando aqui.
VILA REAL
2 – CAISDAVILLA
Existem vários motivos para visitar o restaurante Cais da Villa (CAISDAVILLA), em Vila Real: pelo espaço (porque está num renovado armazém da, agora desativada, estação de comboios), pela rica gastronomia e apresentada de forma criativa e pelo serviço exemplar. Indubitavelmente, este é um restaurante a visitar e repetir.
3 – BRASIERÃO DO MINHO
Este restaurante fica em Vila Nova de Cerveira, mesmo ao lado do Hotel Minho e pertence aos mesmos donos da unidade hoteleira. Enquanto o hotel foi transformado e modernizado, reabrindo as portas no final de 2013, o Braseirão do Minho manteve as caraterísticas de restaurante tradicional.
4 – VIANA DO CASTELO
Em Viana do Castelo é obrigatório provar a sua rica gastronomia. Pela proximidade do mar, esta terra está também muito ligada aos peixes e aos bacalhoeiros (que daqui partiam para a Terra Nova e Gronelândia) e, por isso, tem muitos pratos de bacalhau para experimentar. E não só!
5 – PONTE DA BARCA
Na gastronomia de Ponte da Barca destaca-se a carne barrosã e lampreia, na sua época, assim como os vinhos da Adega Cooperativa de Ponte da Barca. Na viagem mais recente que fizemos a Ponte da Barca, o Viaje Comigo ficou a conhecer dois restaurantes, que sugere: saiba aqui quais.
6 – ARCOS DE VALDEVEZ
A gastronomia minhota é uma perdição e, nos Arcos de Valdevez, a norte de Portugal, experimentei dois restaurantes no centro da vila – o Minho Verde e o Foral de Valdevez – e um na aldeia de Soajo – o Saber ao Borralho. O que pode comer nestes espaços gastronómicos? É só ler aqui.
7 – FELGUEIRAS
Aberto desde 1978, o restaurante Brasão é um dos espaços gastronómicos mais antigos de Felgueiras. Na cozinha, o chefe António Carvalho trabalha a cozinha portuguesa e principalmente a tradicional do norte, mas não só!
Também como sugestão em Felgueiras surge o Restaurante Caffé Caffé e o Restaurante Hede. Leia mais aqui sobre todos estes restaurantes de Felgueiras.
AMARANTE
8 – LARGO DO PAÇO
No dia 19 de março, domingo, o Largo do Paço, restaurante com uma estrela Michelin da Casa da Calçada Relais & Châteaux, convida as famílias a juntarem-se para um almoço em homenagem aos pais, degustando uma refeição confecionada pelo chef André Silva. Porque é um dia de celebração o restaurante oferece 10% de desconto no valor da refeição.
Para proporcionar uma experiência gastronómica memorável estão disponíveis os menus de degustação Flor de Lis e Flor de Lótus que reúnem a seleção do Chef de entradas quentes e frias, pratos principais e sobremesas.
O almoço de Dia do Pai é servido no domingo, dia 19 de março, entre as 12h30 e as 15h00. Recomenda-se a reserva através dos contactos 255.418.300 e reservas@casadacalcada.com.
9 – RESTAURANTE DO MONVERDE – WINE EXPERIENCE HOTEL
O Monverde – Wine Experience Hotel tem um restaurante que está aberto ao público em geral e não apenas hóspedes. Está aberto todos os dias com as propostas da gastronomia portuguesa, harmonizadas com os vinhos da Quinta da Lixa.
10 – TABUAÇO
Em Tabuaço, o restaurante Tabuad’aço é conhecido pelos seus pratos de cozinha tradicional portuguesa mas também pelos pratos internacionais, criados pelo dono e chef, o austríaco Thomas Egger, que já há muitos anos vive em Portugal. O restaurante fica ao lado das Piscinas Municipais.
11 – VILA DO CONDE
A cidade de Vila do Conde, por ser terra de mar e rio, tem muitos restaurantes cujas especialidades passam pelos peixes e mariscos. Mas não deixe de ver as propostas nas carnes e nas sobremesas… ui, as sobremesas! Seja no centro da cidade, em hotéis, junto do rio ou do mar, vá provar as delícias vilacondenses. Saiba mais aqui.
PORTO
12 – THE KITCHEN
Ao lado do Castelo do Queijo (Forte de São Francisco Xavier), no Porto, e de frente para a praia, o restaurante The Kitchen serve pratos da cozinha mediterrânica e sushi (o serviço de sushi só funciona aos jantares).
13 – RESTAURANTE O RÁPIDO
Fica junto à Estação de S. Bento, na Rua da Madeira, no Porto, o restaurante O Rápido, que serve a típica cozinha portuguesa, com destaque para a gastronomia portuense. Aliás, dizem que aqui são servidas umas das melhores Tripas à Moda do Porto.
14 – RESTAURANTE OFICINA
No Porto, no restaurante Oficina, que abriu em setembro de 2016, a ementa vai mudando consoante as estações do ano e os produtos que a elas estão associados. Algo que se reflete, como é óbvio, no que vem para a mesa… reconstruções de pratos tradicionais, bem servidos (em quantidade e qualidade) e que mostram criatividade gastronómica.
Nos comandos da cozinha, deste espaço que une a arte à gastronomia, está o chef Marco Gomes que apresenta a cozinha tradicional portuguesa reinventada e “ancorada em sabores intensos, dentro do conceito de cozinha de conforto”, explica o cozinheiro.
15 – RESTAURANTE CAMPO ALEGRE
Este restaurante de cozinha regional portuguesa destaca-se com pratos do Alentejo (ou não fosse o dono alentejano), e alguns pratos da cozinha angolana (a muamba de galinha é um dos mais procurados).
16 – RIB BEEF & WINE
O RIB BEEF & WINE está integrado no hotel Pestana Vintage Porto e é o local onde os apreciadores de carnes ficam deliciados. Leia mais aqui.
17 – FISH FIXE
Se existe um local onde muitos viajantes vão, quando visitam a cidade do Porto, é a Ribeira, junto ao rio. E porque a Ribeira está recheada de restaurantes (e muitos verdadeiramente bons) é sempre difícil escolher um espaço para aproveitar uma refeição a olhar o Douro. O Viaje Comigo experimentou o Fish Fixe e deixa aqui a experiência – leia aqui.
18 – MENDI
É o mais antigo restaurante indiano da cidade do Porto. Aberto desde 1997, Kamal Rajan é o proprietário e, apear de ter raízes indianas, nasceu em Moçambique. Veio parar a Portugal por amor… sem nunca pôr os pés na Índia, um sonho de viagem que ainda mantém. No entanto, todos os seus cozinheiros são indianos e o seu restaurante considerado um dos melhores em Portugal
19 – CERVEJARIA PORTOBEER
Na cervejaria Portobeer, as francesinhas são rainhas, claro, mas há muitos outros pratos que fazem parte da gastronomia tradicional portuguesa. Mais informações aqui.
20 – BARRIGA NEGRA
As áreas com espaços de petiscos continuam a aumentar na cidade do Porto e a Tasca Barriga Negra é prova disso. A passos do Jardim de S. Lázaro, e a cinco minutos a pé do Coliseu do Porto, está este espaço de petiscos portugueses e de comida caseira. Leia mais aqui.
21 – A COZINHA DO MANEL
Em 1989 abria um dos mais típicos restaurantes da cidade do Porto. O azulejo nas paredes e a decoração rural – com alguns objetos antigos – fazem de A Cozinha do Manel uma viagem ao passado… e traz a lembrança da comida feita pelas avós.
22 – WISH RESTAURANTE & SUSHI
Fica na Foz do Douro, o Wish – Restaurante & Sushi – aberto em setembro de 2015 – que representou o regresso do espírito do Shis (roubado pelas ondas) e do chef António Vieira.
Fica em frente à Igreja da Foz, com decoração de assinatura de Paulo Lobo, a sala é muito aconchegante- e familiar – e algumas janelas têm vista para o mar, por entre o casario da Foz Velha.
23 – MATOSINHOS: LEÇA DA PALMEIRA
O restaurante Memorial, em Leça da Palmeira, tem do outro lado da rua o mar e está situado junto do farol. É dividido em três espaços: bar de gin e cocktails, restaurante e esplanadas (tanto na frente como nas traseiras).
24 – AVEIRO
O que comer em Aveiro? Caldeirada de enguias, peixes do rio e do mar (incluindo muitas receitas de bacalhau), leitão à Bairrada, chanfana (de borrego ou cabrito) e espetadas de marisco.
Da última vez que andamos por Aveiro aproveitámos pata experimentar o restaurante do hotel Meliá Ria.
Numa outra vez, fui até à Costa Nova (a 10 minutos de carro do centro de Aveiro), experimentar o restaurante Canastra do Fidalgo, e aconselho. O Sal Poente é também um dos restaurantes famosos de Aveiro e especialista em bacalhau. Apresenta uma gastronomia muito criativa, como o bacalhau mergulhado em vinho tinto, que ficou com aquela cor que consegue ver na fotografia abaixo.
25 – VISEU
Em Viseu, o restaurante Forno da Mimi serve a cozinha tradicional portuguesa e recria, no seu espaço, a cozinha antiga, com fornos de lenha onde são cozinhadas as suas muitas especialidades.
COIMBRA
26 – QUINTA DAS LÁGRIMAS
É na Quinta das Lágrimas que está o restaurante Arcadas. Reinventando a cozinha tradicional portuguesa, o chef Albano Lourenço usa, de forma criativa, os produtos da época, alterando os mesmos a cada estação.
A garrafeira é também algo de destacar neste romântico espaço gastronómico: tem mais de 500 referências de vinhos, desde os nacionais aos internacionais, passando pelo vinhos do Porto e outros vinhos que se fazem em Portugal.
27 – RESTAURANTE DA POUSADA CONDEIXA-COIMBRA
O Restaurante da Pousada Condeixa Coimbra, em Condeixa-a-Nova, serve a gastronomia regional, acompanhada por vinhos nacionais. O espaço gastronómico está aberto ao público em geral, por isso, mesmo que não esteja hospedado pode ir experimentar (convém reservar).
28 – LEIRIA
A gastronomia de Leiria é muito variada. Uma das suas iguarias mais conhecidas – e quase um embaixador entre os doces – são as Brisas do Lis, uma doçura à base de ovos e muito açúcar.
Entre os restaurantes há também um grande número de espaços gastronómicos para conhecer em Leiria, mas destacamos dois que experimentamos aquando da visita do Viaje Comigo a Leiria. Saiba quais foram aqui.
LISBOA
29 – RESTAURANTE SALA DE CORTE
Na zona do Mercado da Ribeira, em Lisboa, está o restaurante Sala de Corte, especializado em carne grelhada – com várias à escolha – e que se destaca com o seu método de confeção único.
30 – CR7 CORNER BAR & BISTRO
O pai gosta de futebol e tudo o que envolve o desporto-rei e ainda não foi ao CR7 Corner Bar & Bistro? Então marque já a mesa para o Dia do Pai. Este é o espaço de restaurante e bar do hotel Pestana CR7 Lisboa – sim, o hotel ligado ao jogador de futebol português Cristiano Ronaldo. href=”https://www.viajecomigo.com/2016/09/15/cr7-corner-bar-bistro-lisboa/”>Saiba mais aqui.
31 – RESTAURANTE ÂNFORA
O Restaurante Ânfora pertence ao hotel Palácio do Governador, em Belém, Lisboa. Na cozinha, o chef André Lança Cordeiro e equipa fazem, através da cozinha de autor, pratos muito criativos.
Saiba mais no Viaje Comigo.
32 – PANORAMA
O Restaurante Panorama está situado no último piso (o 26ª) do Sheraton Lisboa Hotel & Spa. Leia mais no Viaje Comigo.
33 – RESTAURANTE SALDANHA MAR
O restaurante Saldanha Mar faz parte do DoubleTree by Hilton Lisbon Fontana Park, em Lisboa, e serve a gastronomia tradicional portuguesa e mediterrânica.
34 – OPEN BRASSERIE MEDITERRÂNICA
O Open Brasserie Mediterrânica é o restaurante do Inspira Santa Marta Hotel & Spa, em Lisboa. Tal como o hotel, o conceito de sustentabilidade está presente, assim como a preocupação de usar alimentos da época.
35 – FLORES DO BAIRRO
O Restaurante Flores do Bairro, que fica junto à entrada do Bairro Alto Hotel, tem uma nova carta, bastante eclética e original. Leia mais aqui.
36 – RESTAURANTE PÃO À MESA COM CERTEZA
Em qualquer mesa portuguesa é normal estar o pão a servir de entrada, acompanhamento ou até a ser parte do prato principal da refeição. É com essa premissa que funciona o Pão à Mesa com Certeza – Confraria & Bistro, no Príncipe Real, em Lisboa.
CASCAIS
37 – RESTAURANTE MARIA PIA SEAFOOD LOUNGE
Em Cascais, junto da marina, está um dos segredos mais bem guardados da gastronomia local. O restaurante Maria Pia Seafood Lounge foge ao típico restaurante turístico de Cascais, para apostar nos pratos de peixe e marisco, de forma criativa, e com a cozinha sempre aberta. Se lhe apetecer comer lingueirão ou atum braseado durante a tarde… é reservar ou simplesmente aparecer.
38 – RESTAURANTE TABERNA DA PRAÇA
A Taberna da Praça, fica na Praça das Armas da Cidadela, em Cascais, virada para a entrada da Pousada de Cascais – Cidadela Historic Hotel & Art District. As suas especialidades são petiscos típicos da gastronomia portuguesa, para ir picando, com serviço de vinho a copo.
ALENTEJO
39 – RESTAURANTE DA HERDADE DA BARROSINHA
Reabriu o restaurante da Barrosinha, integrado numa Herdade situada em Alcácer do Sal, e que conta já com mais de meio século de existência. Localizada numa zona rural, a dois quilómetros de Alcácer do Sal, a Herdade da Barrosinha convida ao descanso e a aproveitar a natureza.
Por todo o Portugal se come bem e o Alentejo não é exceção. Fique com as sugestões de alguns restaurantes por todo o território alentejano. Bom apetite!
ALGARVE
40 – RESTAURANTE THAI GARDEN, QUINTA DO LAGO
Já não são muitos os restaurantes tailandeses em Portugal e um que tenha uma equipa exclusivamente de cozinheiros tailandeses… só mesmo o Thai Garden. Fica na Quinta do Lago, em Almancil, no Algarve.
Como vizinho tem o restaurante S. Gabriel – detentor de uma estrela Michelin – e o mesmo chef, Leonel Pereira, é quem está à frente dos dois espaços. Fomos experimentar o Thai Garden onde se serve a típica gastronomia tailandesa.
AÇORES
41 – RESTAURANTE CONVÉS, PONTA DELGADA
Na decoração do restaurante Convés tudo faz lembrar o mar, que está ali mesmo ao lado. Este espaço de cozinha regional está situado nas Portas do Mar, em Ponta Delgada, na ilha de S. Miguel, nos Açores.
42 – MADEIRA
– Sugestões de restaurantes na Madeira? Saiba aqui
Outras sugestões:
– Onde comer leitão na Bairrada
– Restaurantes de Peixe e Marisco em Matosinhos
– Onde comer francesinhas?