Provavelmente só com a vista aérea é que se consegue ter uma visão correta da grandeza deste terreno onde está o Monverde – Wine Experience Hotel. Mas é também nos pormenores que ele se distingue. Tem, por exemplo, uma ligação forte aos vinhos, até porque tem vinhas, e muitas atividades em redor dos néctares.
Fica na Quinta de Sanguinhedo, Castanheiro Redondo, em Telões, Amarante, rodeado das vinhas da produtora Quinta da Lixa. Nasceu para receber os “amigos do vinho”, depois cresceu e acolhe agora viajantes do mundo inteiro. Normalmente têm em comum uma paixão: o vinho. Mas não só!
O Viaje Comigo foi conhecer este local ainda estava em obras e agora, que está finalizado, aproveitou para experimentar um dos mais recentes hotéis de Portugal. Em tudo, este é um espaço único: a localização, os edifícios, as vinhas, a gastronomia e as piscinas.
Dizem que querem que a experiência no Monverde seja inesquecível… a nossa foi. E só desejámos voltar.
Na casa principal, onde está a receção está também a sala de estar, o bar e restaurante. Tudo tem um ar confortável e que nos coloca bastante à vontade. Sofás e cadeirões altos, televisões, revistas… como se estivéssemos em casa.
Salta à vista a “Chuva de Folhas” do escultor Paulo Neves. Do teto “caem” 366 folhas de madeira trabalhada, que representam cada dia do ano – e que têm caras, dedicadas aos trabalhadores das vinhas. Vai reparar que há também uma folha dourada… é para os anos bissextos.
Se a madeira faz parte da decoração na casa principal, também nos edifícios, onde estão os quartos, é o material nobre, assim como a pedra que cobre algumas paredes exteriores. Quartos espaçosos, modernos, com camas tão confortáveis que – pronto, confessamos! – fomos espreitar a marca do colchão, de tão bom que era.
Mais abaixo, já se avistam as vinhas que, nesta altura (setembro), estão mesmo à espera da vindima. Pelo caminho está o Spa (com massagens e tratamentos) que inclui sauna, turco, piscina interior com jatos e a piscina exterior.
Ambas as piscinas estão coladas uma à outra, apenas separadas por um vidro.
Se no edifício principal está o restaurante – onde são servidos os deliciosos pequenos-almoços – também junto da piscina tem um bar com snacks durante todo o dia, onde comi a maior tosta mista do mundo com batata doce frita… mas também havia preguinhos e saladas, por exemplo.
Apesar de os edifícios com os quartos estarem afastados da casa-mãe o wifi nunca falha. Há quartos com chuveiro e banheira, para os banhos de imersão com sais de banho convidativos, e outros só com chuveiro. Procure os seus roupões e chinelos, para definitivamente se sentir em casa. Só mimos!
Apesar de neste hotel ser bom não fazer mesmo nada, quem gosta de vinhos pode inscrever-se em provas comentadas, workshops e atividades como “Enólogo por Um Dia”, que decorrem na adega com grandes tonéis. Se daqui saem tantos néctares da Quinta da Lixa é natural que aprenda a provar os vinhos verdes e a saber mais sobre eles e sobre esta região em concreto.
Em “Enólogo por um dia” os participantes podem criar (fazer um “blend”), engarrafar e levar para casa o seu próprio vinho. Incluindo a criação do próprio rótulo. Na adega estão pequenas cubas de metal que contêm as castas que se podem encontrar nos vinhos da Quinta da Lixa: Avesso, Loureiro, Trajadura, Alvarinho e Arinto.
A partir destes, e provando cada um, pode fazer a sua mistura e perceber como funciona o papel de um enólogo na produção de novos néctares.
Depois da mistura de castas (blend), pode juntar as percentagens numa garrafa (depois de as medir numa proveta), criar um rótulo e colocar a rolha. Agora o vinho é seu e pode levá-lo para casa.
E é possível mesmo fazer esta atividade com crianças, já que as põem a provar sumos e gelatina para perceberem como funcionam as provas, no nariz e no palato.
Existem ainda outras atividades, como “Um dia entre viticultores”, que é quando vão até à vinha ou provas comentadas enquanto experimentam os vinhos da Quinta da Lixa. Habitualmente, há também as provas de três vinhos (15€), e durante as vindimas há programas específicos com apanha e pisa de uvas.
INFORMAÇÕES
Monverde – Wine Experience Hotel, Quinta de Sanguinhedo, Castanheiro Redondo, Telões, Amarante, Portugal
Telefone: +351 255 143 100