São os canais que se cruzam com as ruas de Aveiro, no centro de Portugal, que a fazem ser apelidada de Veneza portuguesa (e também pelos barcos típicos). Eu chamaria mais de Amesterdão, pela forma como se adaptou aos tempos modernos e como se tornou uma cidade jovem (muito por causa da Universidade) sem perder o seu lado mais tradicional.
Posso dizer que já fui muito feliz em Aveiro e que esta cidade é uma das minha preferidas. Muitas vezes apanhei o comboio no Porto para ir passear ou às festas aveirenses. Nos últimos anos, distanciei-me, mas voltei para me apaixonar por esta tão pitoresca cidade.
O centro da cidade pode ser facilmente visitado a pé, passando pelo roteiro de Arte Nova, fazendo um passeio de moliceiro, provando ovos moles (há lojas, confeitarias e quiosques pela cidade) e conhecendo monumentos que fazem parte da sua história. Aveiro é também uma cidade que convida a andar de bicicleta: as BUGAS, são as bicicletas de utilização gratuita de Aveiro.
Normalmente, os viajantes dedicam apenas um dia à cidade – e ficam tristes por não ficarem mais tempo -, por isso, decidimos dar sugestões para dois dias em Aveiro. Boas viagens!
O QUE FAZER / VISITAR EM AVEIRO
1 – Arte Nova
A Arte Nova está por todo o lado em Aveiro. Existe um roteiro que pode fazer a pé, para admirar os edifícios com vestígios desta corrente artística. Para saber mais sobre a Arte Nova e sobre esse circuito, o edifício do Museu de Arte Nova é um ponto de partida, para perceber do que se fala.
Tem também, no seu interior, a acolhedora Casa de Chá Arte Nova e uma esplanada nas traseiras.
Pode ter todas as informações sobre o Museu de Arte Nova aqui no Viaje Comigo.
2 – Moliceiros
Os moliceiros são os barcos que navegam na ria de Aveiro. Antigamente, eram usados para a apanha do moliço (lodo que existia na ria), atividade que foi desaparecendo, e atualmente são usados para passear os turistas.
Saiba mais informações sobre os passeios de moliceiro aqui.
3 – Ovos moles
É a iguaria mais típica de Aveiro.
São várias as casas que vendem os ovos moles, mas procure sempre as que são certificadas. A Oficina do Doce, além de loja, como o nome indica tem um espaço para mostrar verdadeiramente como são feitos os doces.
Clique aqui para saber a história dos ovos moles e como pode participar nos workshops da Oficina do Doce.
4- Estação de comboios
A cidade de Aveiro tem uma Universidade e, como tal, cresceu muito com isso. Porque muita gente usa o comboio para ir para Aveiro, a antiga estação já não dava conta das composições que por aqui passavam e tiveram de construir uma nova, com mais linhas.
No entanto, não deixe de admirar os painéis de azulejos, com motivos regionais, do edifício da antiga estação de comboios, que fica no cimo da avenida principal da cidade.
Os azulejos mostram cenas e personagens como o pescador, a peixeira, a tricana, o Farol da Barra, as marinhas de sal, e também da região como as margens do rio Vouga, as vindimas na Anadia, a Costa Nova ou o Castelo de Almourol.
5- Museu de Aveiro
Foi um dos museus que mais me impressionou até agora. Principalmente porque não estava a contar com tamanha riqueza de obras de arte sacra, de espaços e de peças que contam a história também da própria cidade.
O museu está localizado no Convento de Jesus, a alguns passos da Sé de Aveiro. Dentro do espaço museológico vai encontrar a Igreja de Jesus, que surpreende com a sua talha dourada.
Mas, se quiser saber mais sobre o Museu de Aveiro, onde está o túmulo da Princesa Santa Joana, clique aqui.
6 – Sé de Aveiro
A Sé de Aveiro é também conhecida por Igreja de São Domingos de Aveiro e classificada como Imóvel de Interesse Público. A atual Sé foi, no início, a igreja do Convento de São Domingos, do início do século XV. A torre sineira ainda conserva o sino original e foi construída em 1860. Fica na rua Batalhão Caçadores Dez, 67, Aveiro.
7 – Edifício da Capitania
Pode admirar este edifício a partir das pontes ou das margens da ria, mas o melhor mesmo é fazê-lo a bordo de um dos moliceiros. O Edifício da antiga Capitania do Porto de Aveiro é também denominado de Casa dos Arcos e é classificado como Imóvel de Interesse Público.
É a sala de visitas da cidade, num edifício remodelado a partir de uma moagem, de princípios do século XIX. Foi construído junto à ria, com os arcos submersos. O segundo piso foi acrescentado em 1908.
8 – Parque Infante D. Pedro
Um espaço verde com a Avenida das Tílias, lagos, fontes, cascatas, pontes e muitos canteiros floridos. Começou a ser preparado a partir de 1862, numa área que era do Convento de Santo António. e tem também elementos de Arte Nova. Aproveite para relaxar na Casa de Chá ou num dos muitos bancos deste parque.
9 – Estátuas da Ponte
Na ponte sobre a ria de Aveiro, de frente para o edifício da Capitania (na Praça General Humberto Delgado), estão quatro estátuas que representam figuras típicas da cidade como o marnoto, a salineira, o fogueteiro e a parceira do ramo, que representam trabalho e festas. Todas são da autoria do o escultor aveirense Afonso Henrique.
10 – Igreja da Misericórdia de Aveiro
É a fachada coberta de azulejos que chama a atenção para esta igreja. A igreja com projeto de 1585 só foi finalizada em 1653, atualmente é Imóvel de Interesse Público (desde 1974).
11 – Mercado Manuel Firmino e Mercado do Peixe
Fica na Praça do Mercado, este mercado tradicional onde os aveirenses fazem as suas compras de alimentos frescos, como frutas, legumes, peixes e carnes, flores e sementes, entre outros.
Horário: segunda-feira a sábado, 07h00 às 19h00
O Mercado do Peixe celebrou 100 anos em 2004 e continua a funcionar. tem também um restaurante no piso superior.
12 – Ecomuseu Marinha da Troncalhada
Um espaço que conserva a história da produção artesanal do sal, tão tradicional nesta região. É um núcleo museológico ao ar livre, ou seja, o que tem para ver são os painéis explicativos que a marinha da Troncalhada exibe. Também existem visitas guiadas com técnicos para explicar tudo. Mais informações pelo telefone: +351 234 406 300
13 – Salinas
As salinas fazem parte da história de Aveiro. Pode fazer visitas, comprar produtos com flor de sal e alguns, no verão, abrem como piscina salgada e spa, com benefícios terapêuticos, como é o caso do Spa Cale do Oiro. Informações: +351 966 924 328. Preço: a partir de 2€
14 – Teatro Aveirense
Quando visitar Aveiro, aproveite para ver a agenda do Teatro Aveirense, para assistir a algum dos espetáculos.
15 – Lugar dos Afetos
Que saibamos não existe projeto igual em todo o Portugal. Este espaço é uma obra criativa de Graça Gonçalves, escritora e médica. O Lugar dos Afetos contém várias casas temáticas, caminhos, jardins e recantos e inclui o Parque das Emoções que é “o primeiro e único parque de jogos de tabuleiro em Portugal. Com casas, jardins e recantos temáticos inspirados nos diversos jogos de Graça Gonçalves”. Todos os jogos estão recomendados para todas as idades. Saiba mais aqui.
16 – Ao ar livre para famílias e crianças:
– Jardim do Rossio
– Há um parque infantil no Parque da Fonte Nova
– Parque infantil no Fórum Aveiro
17 – Aqui perto pode também visitar:
– Reserva Natural de S. Jacinto
– Pateira de Fermentelos, um dos maiores lagos da Península Ibérica
– Praia da Barra (com o maior farol do país)
– Costa Nova do Prado – com as casas coloridas às riscas
– Ílhavo (Museu Marítimo)
18 – ONDE COMER – DOCES E RESTAURANTES
O que provar nesta região, além dos ovos moles?
Outra iguaria típica é a Tripa de Aveiro. É bolacha americana (mole e doce) com recheio. Tem muitos recheios disponíveis. Pessoalmente, gosto muito das de queijo (que fica derretido) e das de chocolates. Claro que há de ovos moles…
Caldeirada de enguias, peixes do rio e do mar (incluindo muitas receitas de bacalhau), leitão à Bairrada, chanfana (de borrego ou cabrito) e espetadas de marisco. Da última vez que andamos por Aveiro aproveitámos pata experimentar o restaurante do hotel Meliá Ria.
Numa outra vez, fui até à Costa Nova (a 10 minutos de carro do centro de Aveiro), experimentar o restaurante Canastra do Fidalgo, e aconselho.
O Sal Poente é também um dos restaurantes famosos de Aveiro e especialista em bacalhau. Apresenta uma gastronomia muito criativa, como o bacalhau mergulhado em vinho tinto, que ficou com aquela cor que consegue ver na fotografia abaixo.
Aconselharam-me também a Taberna do Canal, no Canal de São Roque, com as enguias fritas, amêijoas e chouriço assado.
Telefone: +351 234 042 475
Horário: segunda-feira a sábado: 11h00-02h00; encerra ao domingo
19 – COMPRAS
Ainda existem muitas lojas de comércio tradicional em Aveiro, assim como um enorme centro comercial (Fórum Aveiro) a céu aberto.
20 – ONDE DORMIR
Fique com as sugestões de alojamento em Aveiro, no Viaje Comigo- leia aqui.