De frente para a ria e para os barcos moliceiros, que ali passeiam, está o Museu de Arte Nova, em Aveiro, num edifício que reúne elementos que caraterizam esta corrente artística, tão visível nesta cidade.
Este edifício, todo ele, espelha motivos de Arte Nova, que se podem encontrar por toda a cidade e, por isso, torna-se uma espécie de centro interpretativo e o ponto de partida para uma visita que procura os edifícios ligados a esta corrente. Pode ver aqui a Rota da Arte Nova.
O edifício? É a Casa Major Pessoa, um edifício de habitação, com trabalho arquitetónico atribuído a Francisco Silva Rocha, em colaboração com Ernesto Korrodi.
Em Portugal, a Arte Nova emerge, no século XX, com o regresso de emigrantes no Brasil, que juntam elementos novos à decoração dos edifícios, principalmente nas fachadas. E o seu elemento mais importante, e visível, é o azulejo.
No Museu de Arte Nova encontra diferentes tipos de azulejos com motivos de mar, aves e flores, por exemplo. As janelas e portas usam linhas curvilíneas que dançam entre vidros.
Outro exemplo desta corrente artística é o uso de ferro, e ali está nas escadas e, em particular, na escada em caracol, que tem no interior.
Se quiser procurar mais exemplos de Arte Nova em Aveiro, basta entrar e descobrir o mapa que identifica a Rede Arte Nova composta por 28 edifícios.
Nas traseiras (com outra entrada, virada para a Praça do Peixe), está uma esplanada, com serviço da Casa de Chá Arte Nova, com bolos deliciosos.
No segundo andar está a Galeria dos Artistas Arte Nova, a Sala dos Arquitetos de Aveiro, e a exposição interpretativa de Arte Nova em várias áreas da sociedade.
O Museu Arte Nova dispõe de guias audiovisuais que mostram onde deve passar para seguir o roteiro Arte Nova, com informação em português, inglês e espanhol.
Existem guias preparados para crianças, para invisuais e para pessoas com problemas auditivos.
INFORMAÇÕES
Museu de Arte Nova, Rua Dr. Barbosa Magalhães, nº 9, 10, 11 e Travessa do Rossio, Aveiro
Telefone: +351 234 406 485
Horário do Museu: terça a sexta-feira, 09h30-12h30 e 14h00-18h00; fim de semana, 14h00-18h00
Horário da Casa de Chá: segunda a sexta-feira, 09h00-02h00; fim de semana, 09h00-03h00