No passeio que o Viaje Comigo fez por Felgueiras, passou por alguns restaurantes que privilegiam a cozinha tradicional portuguesa, mas sobretudo que primam em usar, sempre que possível, produtos da região. Sabia que em Felgueiras existe uma das maiores áreas de cultivo de kiwis e que existe também uma grande aposta nos espargos?
Apesar de serem muitas as sugestões de restaurantes em Felgueiras, selecionamos três que fomos conhecer: o restaurante Brasão, o restaurante Caffé Caffé e o restaurante Hede. Se quiser, deixe-nos também a sua sugestão nos comentários no final deste texto.
Restaurante Brasão
Aberto desde 1978, o restaurante Brasão é um dos espaços gastronómicos mais antigos de Felgueiras. Na cozinha, o chefe António Carvalho trabalha a cozinha portuguesa e principalmente a tradicional do norte, mas não só!
Quando fomos experimentar o restaurante Brasão, provámos uma sopa de garoupa que já foi premiada. Aliás, este restaurante é detentor de inúmeros prémios de variados concursos, gastronómicos e vínicos.
Mas, antes disso, ficamos “arrasados” com as iguarias nas entradas: queijos, presunto em fatias finas com um sumarento melão, polvo, patés, pão de alho no forno, e um salmão curado, fatiado à nossa frente. Tudo excelente!
A terminar, guardamos espaço para as sobremesas, até porque “só” comemos uma sopa! 😀
Provamos a trilogia de queque de cenoura, toucinho do céu e torta de laranja, acompanhado com o Porto Rozés 10 anos. Uma final em grande!
A garrafeira é variada e parte dela está à mostra nas salas.
Nota: apesar de não termos comido prato de carne no Brasão, há um que é falado em todo o lado: a costela de boi no bafo que fica a cozer lentamente durante oito horas. Este restaurante uma referência a nível nacional e um espaço de visita obrigatória.
Morada: Restaurante Brasão, Rua da Liberdade, 4082, Refontoura, Felgueiras
Telefone: (+351) 255 336 118
Restaurante Caffé Caffé
Quando chegamos ao Caffé Caffé quase não havia lugares livres e, diz-nos quem lá vai muito, que é sempre assim. Boa comida a preços acessíveis faz com que seja um dos restaurantes mais concorridos em Felgueiras… desde 1997, ano em que abriu.
Começamos com costelinhas e salsichas grelhadas, presunto e salpicão, acompanhados com broa regional. Tudo ótimo, mas o melhor estava para vir: o cabrito assado no forno a lenha, com batatinha, verdes e arroz.
Para a sobremesa, havia cheesecake, Morgado com um folhado super fresco e um pão de ló húmido de chocolate… que ainda agora nos lembramos dele, de tão bom que era.
Morada: Restaurante Caffé Caffé, Rua da Liberdade, 4213, Refontoura, Felgueiras
Telefone: (+351) 918 513 892
Restaurante Hede
No restaurante Hede, o chef Manuel Moura aprimora todos os pratos. A apresentação é apenas uma componente porque a confeção é igualmente sublime. Primeiro, experimentamos uma deliciosa quiche de espargos, depois um bacalhau cozinhado a baixa temperatura, em cama de espargos e redução de espumante Terras de Felgueiras. Delicado e delicioso.
Os espargos são agora produto da terra de Felgueiras e para continuar nessa linha de produtos locais, também a sobremesa usa um outro produto cujas plantações crescem em Fegueiras: o kiwi. O fresco pudim de kiwi estava delicioso. Como tudo, aliás.
Aos almoços serve diárias, mas tem sempre menus que agradam a todos: desde as pizzas (feitas no local!) ao Menu Mirandês e ainda o Menu Mar. Ao domingo serve vitela assada, lombo assado, cabrito assado no forno antigo e bacalhau com broa.
Morada: Restaurante Hede, Praceta Aniceto Pinto Ferreira, 20, Margaride, Felgueiras
Telefone: (+351) 963 159 455
Quando voltarmos a Felgueiras estes três restaurantes vão ser certamente locais que vamos visitar de novo! Em todos deixamos o conselho para que reserve antecipadamente.
Outros restaurantes em Felgueiras. Bom apetite!