No interior do Torel Palace Porto, hotel de 5 estrelas na Baixa do Porto, está o restaurante Blind, a cargo do Chef Vitor Matos. Aquando da nossa estadia no Torel Palace Porto, jantámos no Blind e recomendamos, sem hesitação alguma, a experiência. E não precisa de estar alojado no hotel para almoçar, jantar, ou simplesmente beber um cocktail de assinatura. Existe uma entrada direta da rua para o restaurante.
No piso térreo do edifício do Torel Palace, encontra uma agradável esplanada, com a piscina a refletir a luz de dia, no fundo, e o verde circundante que quase nos fazem esquecer que estamos em plena baixa portuense. À noite, as luzes suaves e a música compõem um ambiente muito acolhedor, relaxante… e até romântico.
No interior, o bar central capta a nossa atenção, que depois se perde numa miríade de pormenores decorativos. Também a enorme garrafeira revela as inúmeras opções vínicas, desde produtores mais pequenos às grandes casas. Uma seleção bastante variada.
O restaurante Blind é, em parte, inspirado no “Ensaio Sobre a Cegueira” de José Saramago, visível nos livros que circulam pelas mesas e nas paredes. De uma forma artística, as paredes têm como decoração uma palavra em braille, distribuída por diversos quadros, cujo desafio é perceber qual é. Não, não vamos revelar… têm de ir lá para perceberem!
Com base na obra de Saramago, o Chef Vitor Matos criou o Blind Experience, uma viagem gastronómica na qual a visão é relegada para que sentir e saborear a comida se torne o foco, num destacado Menu de Degustação. Nesta experiência única, a visão é retirada da equação, para que todos os convidados embarquem numa aventura sensorial guiada pelos simpáticos e prestáveis funcionários.
Infelizmente, a pandemia pôs um travão nesta aventura. Para conseguirem cumprir com todas as regras de segurança e distanciamento esta experiência foi, para já, adiada. O modus operandi pode ter mudado mas a qualidade do menu não. Foi uma experiência fantástica.
O nosso anfitrião, o Chef Vitor Matos, dividiu a sua aprendizagem entre Portugal e Suíça, estabelecendo como um dos Chefs mais bem sucedidos do país, passando por restaurantes como Vidago Palace, Casa da Calçada e Antiqvvm, onde alcançou a estrela Michelin. Atualmente, está também ligado ao restaurante Onze, na Foz, que abriu em Junho de 2021.
A qualidade e mestria do Chef são alcançadas com pedras basilares como os produtos da época com influências mediterrâneas e muita criatividade e requinte.
A nossa experiência no Blind Gástrobar foi brindada com uma noite incrivelmente quente, por isso, a esplanada foi a escolha perfeita. Começámos com o couvert de manteiga de tomate, manteiga de alho e azeite Covela, e provámos um exclusivo (baga) Sidónio de Sousa, um espumante bruto.
A entrada foi gamba rosa com funcho e uma espuma de alho francês. Deliciosoooo!
No primeiro prato, a estrela foi Robalo do Atlântico com molho de ouriço, acompanhado por puré de couve-flor, com gel de codium e salicórnia. Bebemos um Casa de Santar, branco reserva 2017 a harmonizar na perfeição.
O prato de carne foi lombo de vitelão em manteiga com um cremoso risoto de cogumelos, servido com um tinto – Cortes de Cima, 2012.
Para finalizar, a sobremesa foram morangos macerados com sponge cake de beterraba e líchias frescas, em harmonia perfeita com um Dalva Moscatel, colheita de 2003.
Toda a experiência gastronómica, e a harmonização vínica, é muito bem conseguida. Toda a cozinha e serviço estão de parabéns.
Fora deste Menu, existem outras opções:
– Entradas: salada de peito de pato com requeijão, Burrata alla Caprese, Alheira Crocante e opções de sopas, como creme de Crustáceos ou de abóbora e cenoura;
– Peixes: bacalhau a baixa temperatura, arroz de robalo malandrinho
– Carnes: Coxa de Pato Confit com molho de Citrinos, Tornedó de vitelão Bearnês, arroz de Costelinhas em Vinha d’alhos;
– Vegetariano: Laganelle de Limão, Risotto de Beterraba e Tomilho Limão;
– Sobremesas: Brownie de Avelãs, crepe de laranja com licor Grand Marnier, banana da Madeira caramelizada e outras frutas.
Se tiver em mente uma refeição mais ligeira, tem as opções de Snacks, como Cachorro Blind, Angus Hamburger, Prego de Novilho em Pão Chapata, ou umas tostas. Se preferir umas tapas para partilhar, tem seleções de presunto, recheio de sapateira e salmão fumado.
INFORMAÇÕES
Torel Palace Porto
Morada: Rua de Entreparedes 42, 4000-197 Porto
Telefone e reservas: +351 22 600 1580 e info@blind.pt
Horários Restaurant Blind: 12h30 às 15h30; e das 19h30 às 22h30
Bar: 11h30 às 00h00
Site Blind