Torel Palace Porto - Porto - Portugal © Viaje Comigo
Publicado em Julho 14, 2021

Um escritor em cada quarto, no hotel Torel Palace Porto

Alojamento/ Norte/ Portugal [ Hotéis/ Hotéis Porto/ Porto ]

O Torel Palace Porto, é um oásis no coração da Baixa da cidade do Porto, mais precisamente, na zona da Batalha. Este 5 Estrelas manteve todo o charme da construção original, o Palacete Campos Navarro, de 1861, um exemplar magnifico da arquitectura romântica portuense da época. Cada quarto é uma homenagem a um escritor português e todos têm decoração diferente e personalizada. Um hotel de charme e charmoso que soube manter um requinte, sem esquecer o conforto dos hóspedes.

Entrada do Torel Palace Porto - Porto - Portugal © Viaje Comigo

Entrada do Torel Palace Porto – Porto – Portugal © Viaje Comigo

Susana Ribeiro no Torel Palace Porto - Porto - Portugal © Viaje Comigo

Susana Ribeiro no Torel Palace Porto – Porto – Portugal © Viaje Comigo

No quarto do Torel Palace Porto - Porto - Portugal © Viaje Comigo

No quarto do Torel Palace Porto – Porto – Portugal © Viaje Comigo

No lobby do Torel Palace Porto, um ilustre candelabro dá umas sumptuosas boas-vindas. Impossível não parar uns segundos para absorver todos os detalhes da decoração, até que somos puxados pela curiosidade para a biblioteca.
Repleta de obras históricas, objetos como máquinas de escrever, formas de sapatos, um mapa do Porto antigo e outras dezenas de pormenores que nos fazem sentar e olhar em volta, para captar tudo.
No teto, outro lustre ilumina a sala com dezenas de livros a flutuar. É uma sala cheia de fantasia.

Biblioteca do Torel Palace Porto © Viaje Comigo

Biblioteca do Torel Palace Porto © Viaje Comigo

Através de uma escadaria digna de um filme, os caminhos são aveludados até chegarmos ao quarto, que ficava no primeiro piso. À nossa espera, estava o “Antero de Quental”. Cada quarto – são 24 ao todo – tem o nome de um autor português e quase todos estão decorados com um imponente quadro ou outras instalações artísticas referentes ao autor que dá nome ao espaço onde vamos dormir. O nosso, era uma ode a Antero de Quental.

Quarto Antero de Quental Torel Palace Porto - Porto - Portugal © Viaje Comigo

Quarto Antero de Quental Torel Palace Porto – Porto – Portugal © Viaje Comigo

Quarto 9 Torel Palace Porto - Porto - Portugal © Viaje Comigo

Quarto Antero de Quental Torel Palace Porto – Porto – Portugal © Viaje Comigo

Com as enormes portadas abertas, a luz refletia por todo o espaço, impecavelmente decorado. O denominador comum do quarto e os restantes que visitámos, foi o facto de não encontrarmos as casas de banho à primeira vista, pois estão camufladas em redomas de espelhos ou em armários. Ou seja, misturam-se harmoniosamente com a decoração. Os chuveiros são enormes, em mármore, tal como o resto da casa de banho. Aí, os produtos Oliófora estão no chuveiro com champô, sabonete, gel de banho, creme de corpo, etc. Temos tudo o que é preciso.

Quarto Antero de Quental Torel Palace Porto - Porto - Portugal © Viaje Comigo

Quarto Antero de Quental Torel Palace Porto – Porto – Portugal © Viaje Comigo

Quarto Antero de Quental Torel Palace Porto - Porto - Portugal © Viaje Comigo

Quarto Antero de Quental, Torel Palace Porto – Porto – Portugal © Viaje Comigo

Sendo o edifício do Torel Palace Porto um Imóvel de Interesse Público, as paredes originais estão imaculadas e tudo o que normalmente não acrescenta beleza mas é necessário – ar condicionado, tomadas, televisão – foi colocado de forma muito discreta. Um quadro espelhado ao lado da cama, transformou-se na televisão.

Televisão no Quarto Antero de Quental, Torel Palace Porto - Porto - Portugal © Viaje Comigo

Televisão no Quarto Antero de Quental, Torel Palace Porto – Porto – Portugal © Viaje Comigo

As camas são grandes e muito confortáveis e, não se preocupe com as enormes janelas, todas elas têm portadas que bloqueiam a luz matinal. Pelo menos, para mim, é algo importante. Existem também quartos para hóspedes com mobilidade reduzida, com casas de banho amplas, também pensadas para quem usa cadeira de rodas, por exemplo.

WC mobilidade reduzida, Torel Palace Porto - Porto - Portugal © Viaje Comigo

WC mobilidade reduzida, Torel Palace Porto – Porto – Portugal © Viaje Comigo

Susana Ribeiro no Torel Palace Porto - Porto - Portugal © Viaje Comigo

Susana Ribeiro no Torel Palace Porto – Porto – Portugal © Viaje Comigo

Ao chegar, a varanda do quarto convida a relaxar – e porque não beber aqui um expresso, que é cortesia do hotel – num ambiente tranquilo e que em nada indica que estamos no centro da cidade. O mural verde que temos com “paisagem” traz ainda mais esse distanciamento do nosso pensamento.

Varanda do quarto, no Torel Palace Porto - Porto - Portugal © Viaje Comigo

Varanda do quarto, no Torel Palace Porto – Porto – Portugal © Viaje Comigo

O grupo Torel Boutiques tem quatro propriedades em Portugal, sendo três no Porto e outra em Lisboa, cada uma com uma temática diferente.
O Torel Palace Porto é um magnifico exemplar da burguesia portuense do século XIX e os trabalhos nos seus interiores estiveram a cargo de Isabel Sá Nogueira. São muitos os pormenores palacianos que nos agarram mas, sem dúvida, que mal entrámos, a clarabóia tem um lugar de destaque. Não só por iluminar a escadaria mas pelo trabalhado da mesma (ver abaixo), em alto relevo.
O Torel Palace Porto foi inaugurado em fevereiro de 2020, e reabriu recentemente cumprindo todas as normas de higiene, para que os seus hóspedes se sintam em segurança.

Cúpula do Torel Palace Porto - Porto - Portugal © Viaje Comigo

Cúpula do Torel Palace Porto – Porto – Portugal © Viaje Comigo

Piscina do Torel Palace Porto - Porto - Portugal © Viaje Comigo

Piscina do Torel Palace Porto – Porto – Portugal © Viaje Comigo

Depois de nos instalarmos, fomos até à piscina, pois uma tarde de muito calor na cidade do Porto é algo a aproveitar! O verde circundante e a cama ao lado da piscina convidam-nos a relaxar. A piscina pode não parecer muito grande, mas num dia de calor faz toda a diferença. Contudo, o sol começa a desaparecer por volta das 17h00, mas como a tarde estava boa por lá ficámos a beber uma limonada.

Na piscina Torel Palace Porto - Porto - Portugal © Viaje Comigo

Piscina do Torel Palace Porto – Porto – Portugal © Viaje Comigo

À noite, fomos experimentar o restaurante Blind, o restaurante do hotel, a cargo do Chef Vitor Matos e restante equipa. O nome é inspirado no “Ensaio Sobre a Cegueira” de José Saramago, e cópias do livro circulam pelas mãos dos clientes, tal como nas paredes encontra uma palavra em braille e o desafio é descobrir qual!
O conceito original é uma viagem por todos sentidos, exceptuando a visão. Ainda que tenha sido adaptado, por questões de higiene da pandemia, o desafio mantém-se e é uma experiência gastronómica inolvidável. Pode ler mais aqui sobre a minha experiência.

Decoração do Torel Palace Porto - Portugal © Viaje Comigo

Decoração do Torel Palace Porto – Portugal © Viaje Comigo

Experimentámos o Menu de Degustação, com harmonização vínica, e cada momento foi incrível! Começámos com gamba rosa com espuma de alho francês, que pôs a fasquia bem alta. Seguiu-se o prato de peixe, com robalo do atlântico, com molho de ouriço e gel de alga de codium e molho de ouriço, acompanhado de puré de couve-flor.
Nas carnes, um lombo de vitelão em manteiga acompanhado de risotto de cogumelos arrebatou-nos. Para finalizar, morangos macerados e sponge cake de beterraba com líchias frescas. Uma delicia!

Restaurante Blind – Torel Palace Porto © Viaje Comigo

Bar e restaurante Torel Palace Porto - Porto - Portugal © Viaje Comigo

Bar e restaurante Torel Palace Porto – Porto – Portugal © Viaje Comigo

E para almoçar ou jantar no Blind não tem de estar hospedado. Pode também desfrutar do bonito exterior para experimentar um cocktail de autor ou beber um vinho.

Exterior Torel Palace Porto - Portugal © Viaje Comigo

Exterior do Torel Palace Porto – Portugal © Viaje Comigo

Depois de uma noite bem dormida, fomos para uma das nossas partes favoritas: o pequeno-almoço! Nesta fase, para evitar aglomerações, tem que avisar (no dia anterior) a que horas tomará o pequeno-almoço. Assim o fizemos. Ficámos na esplanada e servimo-nos no buffet de frutas, vários tipos de pães, muitaaaaaaas doçarias/pastelaria e quentes, como cogumelos e salsichas. Tem ainda panquecas que pode acompanhar com nutella, manteiga de amendoim e diversas compotas à escolha.

Pequeno-almoço no Torel Palace Porto - Porto - Portugal © Viaje Comigo

Pequeno-almoço no Torel Palace Porto – Porto – Portugal © Viaje Comigo

Pequeno-almoço no Torel Palace Porto - Porto - Portugal © Viaje Comigo

Pequeno-almoço no Torel Palace Porto – Porto – Portugal © Viaje Comigo

Pequeno-almoço no Torel Palace Porto - Porto - Portugal © Viaje Comigo

Pequeno-almoço no Torel Palace Porto – Porto – Portugal © Viaje Comigo

Todos os quartos são, como já o disse, dedicados a escritores: há também o de Luís de Camões ou de Floberla Espanca, este último com tons mais suaves e femininos, e todos eles foram pensados ao pormenor, decorados com muito bom gosto e muito singulares.

Quarto Padre António Vieira, Torel Palace Porto - Porto - Portugal © Viaje Comigo

Quarto Padre António Vieira, Torel Palace Porto – Porto – Portugal © Viaje Comigo

Quarto Florbela Espanca, Torel Palace Porto - Porto - Portugal © Viaje Comigo

Quarto Florbela Espanca, Torel Palace Porto – Porto – Portugal © Viaje Comigo

Não experimentámos, mas o hotel tem à disposição serviço de spa para os hóspedes. Sem dúvida, um dos hotéis mais bonitos onde já estivemos. Todos os funcionários são muitos prestáveis e simpáticos.

Escadaria do Torel Palace Porto - Porto - Portugal © Viaje Comigo

Escadaria do Torel Palace Porto – Porto – Portugal © Viaje Comigo

INFORMAÇÕES

Torel Palace Porto
Morada: Rua de Entreparedes 40, 4000-197 Porto
Informações e reservas: +351 226 090 559 e reservas@torelpalaceporto.com
Restaurante Blind

No quarto do Torel Palace Porto - Porto - Portugal © Viaje Comigo

No quarto do Torel Palace Porto – Porto – Portugal © Viaje Comigo

Bar e restaurante Torel Palace Porto - Porto - Portugal © Viaje Comigo

Bar e restaurante Torel Palace Porto – Porto – Portugal © Viaje Comigo

No quarto do Torel Palace Porto - Porto - Portugal © Viaje Comigo

No quarto do Torel Palace Porto – Porto – Portugal © Viaje Comigo

Torel Palace Porto - Porto - Portugal © Viaje Comigo

Torel Palace Porto – Porto – Portugal © Viaje Comigo

escadaria Torel Palace Porto

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo