Aldeia de Paderne © Albufeira - Algarve
Publicado em Julho 13, 2021

Aldeia de Paderne, Algarve, Portugal

Portugal [ Albufeira/ Algarve ]

Fora do centro da cidade de Albufeira, no Algarve, as Ruínas do Castelo de Paderne são um dos maiores atrativos arqueológicos e históricos da região e diz-se que será um dos sete castelos que está representado na bandeira de Portugal. Esta típica aldeia do barrocal algarvio conta com sete séculos de História.

Castelo de Paderne © Albufeira - Algarve

Castelo de Paderne © Albufeira – Algarve

Paderne é também uma das quatro aldeias algarvias que viram aprovada a sua pré-candidatura com vista a integrar o projeto “Aldeias de Portugal”, fazendo parte da rede nacional de aldeias autênticas, genuínas e com potencial turístico no território do interior do Algarve Central. Também já foi finalista, em 2017, do concurso “7 Maravilhas de Portugal”, na categoria Aldeia Rural.

Paderne é uma das mais antigas aldeias do concelho de Albufeira, mantendo características rurais e traços de uma aldeia do interior com o seu castelo (conquistado aos Mouros por D. Paio Peres Correia, em 1248) e outros pontos de interesse paisagístico como a fonte, a Igreja Matriz, as ribeiras de Algibre (que tem um trilho pedestre) e de Quarteira, a Biblioteca Museu do Jornal Avezinha, a Casa Museu do Acordeão, a Filarmónica de Paderne (uma das mais antigas a sul de Portugal, fundada a 1 de maio de 1859) e o Moinho do Leitão.

Depois do terramoto de 1755, as muralhas do castelo ficaram arruinadas e a população mudou-se mais para norte, a 2 quilómetros do castelo, onde se localiza atualmente. Mais informação, aqui.

– Está à procura de alojamentos para a sua viagem? Pesquise aqui

Buscar hotel

Destino
Data de entrada
Data de saida
Ribeira de Paderne © Albufeira - Algarve

Ribeira de Paderne © Albufeira – Algarve

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo