No Algarve, ainda que, hoje em dia, o concelho de Albufeira esteja directamente ligado ao turismo, a sua História remonta há muitos séculos, tendo sido uma terra disputada por romanos, visigodos e muçulmanos, por exemplo. Tem uma parte mais histórica, a Cidade Velha, mas é uma área grande sendo cidade e concelho, pertencente ao distrito de Faro. Quão bem conhecem Albufeira?
Apesar de muito ter mudado, nas últimas décadas, em Albufeira, antiga vila de pescadores, existe um grande contraste entre a parte central (Cidade Velha), onde ainda estão as casas típicas algarvias, e as suas bonitas chaminés, e a parte mais recente, repleta de prédios altos – mais moderna mas não necessariamente mais bonita, se é que me entendem… A verdade é que Albufeira tanto é a “rainha da noite”, ruas pedonais de lojas e restaurantes, como tem ainda pedaços da parede do antigo castelo, com séculos de História!
– Está à procura de alojamentos para a sua viagem? Pesquise aqui
Para manter a memória da antiga vila piscatória, a Praia dos Pescadores é uma das mais conhecidas, e junto ao areal, a estátua com pescadores em redor de um barco, que faz recordar esses tempos idos.
Então, no centro de Albufeira, na Cidade Velha, foram mantidas as sua características mais pitorescas: as casinhas brancas, pintadas com pormenores coloridos, as chaminés trabalhadas, e pelas ruas o cheirinho a peixe assado, que vem das dezenas de convidativos restaurantes.
Ainda assim, as praias são dos maiores atrativos de Albufeira, assim como a animação noturna. Aproveite também para, no centro, ir até aos miradouros e espreitar a vista bonita da costa. Pela noite, no centro da vila, há artistas de rua, retratistas, caricaturista, músicos, cantores, branquinhas com artesanato, etc, uma animação constante, a partir do Jardim Público e que se estende pelas ruas vizinhas.
ATIVIDADES EM ALBUFEIRA
Fora da cidade, as Ruínas do Castelo de Paderne são também ponto de visita. Ficam a cerca de 2Km do centro de Albufeira, na vila de Paderne, e diz-se que será um dos sete castelos que está representado na bandeira de Portugal.
Dentro do concelho fui fazer um passeio de TukTuk e foi interessante, porque nos leva a algumas praias e pontos de fotografias, menos conhecidos. A parte da praia secreta – que não é assim muitooo secreta – e das arribas é, para mim, a melhor… Só a vista, já vale a pena!
MERGULHOS E DESPORTOS AQUÁTICOS
PRAIAS DE ALBUFEIRA
Albufeira é um concelho com algumas das praias mais bonitas do Algarve e muitas delas têm diversos desportos para praticar; aluguer de motas de água; aluguer de material para mergulho e snorkeling; parasailing; de caiaque; e outras actividades, etc.
Em 2021, Albufeira é ainda o município nacional líder em Bandeiras Azuis, com um total de 26 galardões hasteados em 25 praias e na marina local.
A Praia dos Pescadores fica na parte mais histórica da vila. É muito provavelmente a mais concorrida, onde existem umas escadas rolantes quase em frente ao areal, para não ter de subir, ou descer, a pé a encosta. Ao lado está a Praia do Túnel, ou do Peneco, que tem um elevador a partir do miradouro.
Outras praias do concelho de Albufeira: Praia da Oura; Praia da Galé; Praia do Barranco das Belharucas; Praia dos Olhos de Água; Praia da Falésia; Praia de São Rafael; Praia dos Salgados; Praia do Evaristo; Praia do Castelo; Praia da Coelha; Praia dos Arrifes; Praia dos Alemães; Praia de Santa Eulália; e Praia Maria Luísa.
PASSEAR DE BARCO
Fui andar de barco – com partida na moderna marina, nos prédios super coloridos – para um dia de observação de golfinhos e passeio pela costa. Foi o dia quase todo no passeio, com almoço numa praia só com acesso por barco! Veja aqui.
DIVERSÃO NOTURNA
Em época de verão normal, pré-pandemia, as ruas de Albufeira são um cenário de festa. Porta sim, porta sim, há restaurantes, bares e discotecas. Todos a chamarem os clientes nas ruas. “Venha beber, nós ofereceremos os shots!”. E nós vamos escolhendo alguns, principalmente pela música que ouvimos, porque os shots não valem nada! O que mais gosto é que podemos entrar e e sair sem consumo obrigatório. “Olha, está a dar uma música que gosto”, entro, danço e se quiser fico ou posso ir embora.
Albufeira sempre esteve muito ligada a diversão e também é o local de eleição de milhares de turistas que ali ficam, todos os anos, sobretudo ingleses. Como jantam cedo e começam a beber álcool também cedo, são normalmente os mais “animados”. Mas, não querendo generalizar – mas generalizando! – quem fica em Albufeira gosta de animação, mas não tem obrigatoriamente de sair à noite.
Lembro-me que já fiquei num dos hotéis do centro e saí só umas duas vezes. Queria só descansar, relaxar, ir à praia e à piscina. E fui conhecer vários restaurantes.
Há pouco tempo fiz um texto sobre algumas curiosidades sobre a minha cidade, o Porto, e também já tinha feito sobre Vilamoura. E acredito que estas três curiosidades de Albufeira sejam pouco conhecidas. Sabiam?
1 – Sabia que há canhões no mar, junto das praias?
Durante séculos muitos barcos naufragaram nestas águas e, no fundo do mar, ainda existem vestígios desses tempos. Na praia existem alguns à vista, junto das arribas, de onde miúdos e graúdos fazem saltos para o mar.
2 – E que na Cidade Velha de Albufeira já houve um castelo?
Na Cidade Velha, existe uma parede onde está assinalada a Porta Norte e a Porta de SantAna, com a seguinte informação: Local da antiga porta de acesso ao castelo. Aqui ainda se consegue ver um pedacinho do que era a parede do castelo. Imagina-se que terá sido construído em meados do século XIII, com restauros posteriores em diversos outros séculos.
3 – E que há um Museu de Arqueologia na Cidade Velha?
O Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira tem vestígios arqueológicos no exterior e a História da região no interior. Está dividido em Pré-História, Período Romano, Período Islâmico e Idade Moderna. Mais informação no site.
HISTÓRIA DE ALBUFEIRA
Dizem os especialistas que contam-se mais de 20 séculos de História e de civilizações nesta região, muito anteriores à romanização. Em 1249, Albufeira foi conquistada definitivamente por Afonso III e em 1504 recebeu a Carta de Foral pelo rei D. Manuel I.
Na Revolução Liberal, Albufeira foi das primeiras vilas do Algarve a aclamar a Constituição e, por isso mesmo, sofreu com o assaltos das forças miguelistas lideradas pelo “Remexido”, em 1833. A região sofreu vários terramotos, documentados em 1719, 1722 e 1755, sendo que algumas ruínas os comprovam como os castelos de Albufeira e Paderne, a Igreja de Santa Maria e o Bairro de Santana.
ONDE DORMIR EM ALBUFEIRA
Depois de uma remodelação total, o Hotel Califórnia Urban Beach, em Albufeira, Algarve, surge como um alojamento moderno, confortável, divertido, central e que proporciona múltiplas experiências.
É que, em Albufeira, há muito para fazer e descobrir e não é só no verão: o hotel trata de lhe proporcionar jantares especiais, passeios pelas praias, provas de vinhos, descobrir a Albufeira “desconhecida” e acolhe um Spa que é único no país, com produtos orgânicos e vegan. Além de tudo isso, é um hotel Adults Only, ou seja, proibido a menores de 18 anos. Leia mais.
– Está à procura de alojamentos para a sua viagem? Pesquise aqui