Em todo o Algarve, cada lugar terá os seus segredos e Vilamoura não é exceção. Sabia que nesta localidade, muito conhecida pela sua internacional marina, há ruínas romanas para visitar, um centro equestre reconhecido internacionalmente e um parque natural com lagos e com uma grande diversidade de fauna e flora? Foi durante a minha estadia no Hilton Vilamoura que descobri isso tudo, com as dicas do próprio hotel, a partir de um habitante local que lá trabalha (obrigada, João Rosado!). As áreas ajardinadas, a organização das ruas, e os acessos pedonais em detrimento da circulação automóvel, tornam Vilamoura num lugar muito organizado, que convida a caminhar por entre as suas ruas, ajudando também a dinamizar o seu comércio.
Como já o referi é a marina de Vilamoura que lhe dá um prestígio internacional, através das suas características muito particulares: é a maior marina (privada) de Portugal, com capacidade de 825 postos de amarração, podendo acolher embarcações até aos 60 metros.
Mas o que torna Vilamoura verdadeiramente peculiar? Pertence à freguesia de Quarteira, no concelho de Loulé, e é o resultado da divisão de terras da antiga Quinta do Morgado de Quarteira, adquirida por Cupertino de Miranda e outros acionistas. O crescimento estruturado que podemos ver em Vilamoura é fruto de uma gestão privada e que, de forma sustentada, faz surgir os lotes para a construção de novos empreendimentos e moradias. O sonho começou com um empresário: Cupertino de Miranda, que tem direito a uma estátua no centro da localidade e atualmente é a Vilamoura World a proprietária de Vilamoura, que é detida pela Lonestar – depois de ter passado por outros acionistas.
O projeto começou em 1965, com uma área de 1600 hectares, com o projeto central da marina e, em seu redor, inúmeros edifícios e alojamentos, sobretudo ligados ao turismo. Também tem hotéis, um casino, clubes de ténis, discotecas, bares e restaurantes e muito comércio diversificado e vários campos de golfe.
OS SEGREDOS DE VILAMOURA
Não sei qual dos três segredos, que aqui vos revelo, será o que mais vos vai surpreender. A mim foram os três de igual surpresa: ruínas romanas; uma centro hípico reconhecido internacionalmente; e um parque ambiental gabado por todos os observadores de aves… Qual destes locais já conheciam?
– Ruínas Romanas do Cerro da Vila
Descobertas em 1963, estas ruínas do Cerro da Vila são o testemunho e herança da vida romana, visigóticas e islâmica no Algarve. Em torno do Portus do Cerro da Vila existiram casas com o chão decorado com bonitos mosaicos; balneários públicos e privados; locais de preparação e salga de peixes; necrópoles; e uma barragem que servia para o abastecimento de água da povoação. É uma viagem na História de mais de 5 mil anos,
Os vestígios de uma importante villa romana, datada entre 27 a.C. e 14 d.C., fazem o importante espólio das Ruínas Romanas do Cerro da Vila, localizadas no centro de Vilamoura. Dizem ter sido ocupadas por romanos, visigodos e árabes, mostrando várias atividades “sendo a mais importante a produção de garum, uma conserva de peixe exportada para todo o Império Romano” – informação daqui.
A antiga povoação romana terá sido habitada no século I a.C. e terá sido abandonada no século XI. No exterior podem ser vistos várias ruínas e mosaicos que foram reconstruídos, assim como verificar o complexo sistema das termas e circulação de águas. No interior, existe um museu com objectos antigos em cerâmica e mosaicos. Em 1977 ficou classificado como Imóvel de Interesse Público. Mais informação aqui.
– Centro Hípico e Centro Equestre de Vilamoura
Se Vilamoura é conhecida pela marina e pelo golfe, dois pilares desta localidade, saiba também que as provas equestres que aqui se realizam são referenciadas e destacadas internacionalmente. Sabia que há um Concurso Internacional de Saltos de Obstáculos que se realiza aqui? Vilamoura tem vindo a desenvolver-se como um destino equestre de referência internacional. O centro hípico acolhe eventos de nível mundial, como o Vilamoura Champions Tour.
Ao lado da Estalagem da Cegonha está o Centro Equestre onde, quem quiser, pode ter aulas de equitação, ou simplesmente pode fazer passeios de cavalo. Se já dominar a arte, pode experimentar o campo de obstáculos. O centro tem picadeiro, boxes, campo de obstáculos, passeios a cavalo e campo de obstáculos. Quem desejear explorar a cavalo as paisagens algarvias pode recorrer a instrutores do Vilamoura Equestrian Centre. Para mais informações pode verificar a Página do Centro.
– Parque Ambiental de Vilamoura
São 271 hectares considerados, pela BirdLife International, como Área Importante para a Preservação de Aves. Chamam-lhe o caniçal de Vilamoura e ainda detém uma parte muito rural que certamente não imaginaram em Vilamoura. Eu não imaginava! Há campos de perder de vista que são cultivados e, pelo meio, encontram-se as casinhas de madeiras para birdwatching.
Para quem gosta de observar aves tem aqui mais informação.
O Parque Ambiental de Vilamoura é uma área protegida classificada como Reserva Agrícola e Reserva Ecológica Nacional.
A criação desta área protegida tem por objectivo principal a protecção e revitalização dos valores naturais deste local na fauna, flora e paisagens que alberga.
O Parque Ambiental tem um trilho “Percurso da Natureza” com pouco mais de 5 Km de extensão, começando perto das margens da Ribeira de Quarteira. Depois passa junto ao Centro Hípico de Viamoura e entra nos campos agrícolas de cultivo de cereais, onde podem ser vistas alfarrobeiras, amendoeiras e figueiras, típicas dos pomares não irrigados do Algarve.
Tem, mais à frente, dois observatórios de aves: um na zona agrícola e junto ao campo de golfe; e um outro junto ao caniçal de Vilamoura, zona húmida de grande riqueza, sobretudo na avifauna.
– Marina de Vilamoura
E, claro, volto ao ponto central: a Marina de Vilamoura! Atualmente, e depois de várias requalificações, está rodeada de inúmeros restaurantes, bares e lojas diversas que tornam o seu passeio sempre muito animado sobretudo no verão – tanto de dia, como de noite – com maior animação à noite, claro.
A Marina de Vilamoura começou a atividade em 1974 com a entrada do primeiro barco: o veleiro Giralda de Sua Alteza Real, o Conde de Barcelona. A Marina de Vilamoura, foi uma das primeiras marinas portuguesas a obter a certificação de Qualidade e Ambiente pelo ISO 14001 e ISO 9001, juntamente com a certificação europeia de Bandeira Azul para Marinas e a distinção de 5 Âncoras pela Yacht Harbour Association (TYHA).
Em 2019 obteve, pelo 8° ano consecutivo, a distinção de Melhor Marina de Portugal pela Publituris Portugal Trade Awards. Conquistou o Título Internacional “Marina of Distinction”, por ter recebido, consecutivamente, no triénio 2015 a 2017 o prémio de Melhor Marina Internacional, atribuído pela The Yatch Harbour Association e foi eleita a Melhor Marina Internacional em 2019, também pela TYHA.
AS PRAIAS DE VILAMOURA
– Praia Rocha Baixinha
Cerca de três quilómetros de areal, com quatro restaurantes, ao longo do acesso pedonal, com passadiço de madeira.
Restaurantes e Bares:
Gomes na Praia – Restaurante
No Solo Agua Beach – Restaurante
Thai Beach – Restaurante
Almar – Restaurante
Serviços
Instalações Sanitárias;
Estruturas adequadas para Mobilidade condicionada;
Tiralô – Triciclo de Banho para Mobilidade condicionada (Gratuito)
Duche quente
Postos de Socorros
Parque de Estacionamento
Chapéus de colmo
Espreguiçadeiras com colchão
Embarcações de aluguer: Gaivotas, Kayaks, Mota de água, Parasailing
– Praia Vilamoura
Praia que fica junto da marina de Vilamoura.
– Maresia – Snack Bar
– Casa da Praia – Restaurante
Serviços
Instalações Sanitárias
Estruturas adequadas para Mobilidade condicionada
Tiralô – Triciclo de Banho para Mobilidade condicionada (Gratuito)
Duches quente e frio
Parque de Estacionamento
Chapéus de colmo
Espreguiçadeiras com colchão
Embarcações de aluguer: Gaivotas, Kayaks.
– Está à procura de alojamentos no Algarve? Pesquise aqui
Se quiserem sugestões de restaurantes têm aqui alguns que estão situados em Vilamoura.