No centro da cidade de Olhão, no Algarve, está a Igreja Matriz (Nossa Senhora do Rosário) que se destaca no final da Avenida da República, mas a porta principal está virada para a Praça da Restauração. Antes de atentarmos para toda a sua arquitetura e história, há que falar dos habitantes do monumento: casais de cegonhas, em ninhos altos, que fazem questão de fazer notar a sua presença, batendo os seus bicos alto e em bom som.
A Igreja Matriz de Olhão foi construída, entre 1698 e 1715, com o contributo dos pescadores olhanenses. Na capela-mor, está uma imagem de Nossa Senhora do Rosário (datada do século XVII), o Senhor Crucificado, feito em madeira de pinho da Flandres e um Santo Apóstolo.
Nas traseiras da igreja, virada para a Avenida, está a Capela do Senhor dos Aflitos, com velas colocadas, para promessas dos devotos. Dizem que foi com aquela torre sineira que avisaram as populações das invasões dos franceses. E foi este o primeiro edifício de pedra de Olhão.
Susana Ribeiro é jornalista desde 1998. Especializou-se em turismo e gastronomia mas tem experiência em várias áreas e meios: revistas, jornais, rádio, televisão, internet, locuções e redes sociais. Fez o Viaje Comigo para incentivar outros a viajarem mais.
Saiba Mais sobre a Susana Ribeiro
Este site utiliza cookies para ajudar a disponibilizar os respetivos serviços, para personalizar anúncios e analisar o tráfego. As informações sobre a sua utilização deste site são partilhadas com a Google. Ao utilizar este site, concorda que o mesmo utilize cookies.OK