Restaurante Campo Alegre
Publicado em Fevereiro 24, 2014

Restaurante Campo Alegre, Porto

Gastronomia [ Restaurantes/ Restaurantes Porto ]

O nome mantém-se, o local é que já não é o mesmo. Durante 17 anos, o Restaurante Campo Alegre esteve na zona do Campo Alegre, no Porto, agora mudou-se para outro espaço mas a equipa, as especialidades e a qualidade mantêm-se inalteradas. Depois de quase duas décadas no mesmo edifício, Carlos Fortunato mudou o seu restaurante para Campanhã.

Com 17 anos de casa, são já muitos os clientes habituais que aprovam os sabores da equipa na cozinha de Carlos Fortunato. E com a mudança de morada nada se alterou.

Este restaurante de cozinha regional portuguesa destaca-se com pratos do Alentejo (ou não fosse o dono alentejano), e alguns pratos da cozinha angolana (a muamba de galinha é um dos mais procurados).

Restaurante Campo Alegre

Restaurante Campo Alegre

Na visita ao novo espaço do restaurante Campo Alegre, arrancámos com as entradas, com as azeitonas temperadas, saladinha de bacalhau, o paté de delícias do mar condimentado (e impossível de parar comer com o pão regional) e ainda uns pimentos padrón. Para prato principal experimentámos uns (grandes) filetes de polvo, acompanhados com um saboroso arroz de polvo.

Filetes de polvo com arroz do Restaurante Campo Alegre

Filetes de polvo com arroz do Restaurante Campo Alegre

Para a sobremesa, o carrinho de doçuras é sempre uma tentação. Entre as especialidades está a alentejana sericaia, o bolo de mousse de chocolate, o bolo de castanha de cajú, a mousse de maracujá, a mousse de chocolate (uma das melhores que já comemos!) e também o pudim franceês e o pudim Abade de Priscos.

Restaurante Campo Alegre

Pudim Abade de Priscos do Restaurante Campo Alegre

Abarcando várias gastronomias (portuguesa, alentejana e angolana), a ementa do Campo Alegre é muito alargada, por isso, colocámos aqui alguns dos muitos exemplos.

Nas sopas: caldeta de cação; caldo verde; canja de bacalhau à alentejana; gaspacho (nos meses quentes); sopa de tomate à alentejana; e creme de camarão.

Comida alenteja: canja de bacalhau; sopa de cação; gaspacho; cação de coentrada; arroz de pescada com camarão e coentros; bacalhau que nunca chega; açorda de bacalhau; arroz de bacalhau; bacalhau de coentrada: pezinhos de porco de coentrada; secretos de porco com migas; migas com entrecosto de porco preto frito; carne de porco à alentejana; e ensopadinho de borrego.

Restaurante Campo Alegre

Maçã assada no Restaurante Campo Alegre

Comida angolana: caril de galinha de campo; feijão tropical; muamba de galinha; espetada de bife e camarão; caril de camarão; espetada tropical, arroz de caril e camarão; caldeirada de cabrito à angolana; e bife à crioula.

Peixe: pataniscas de bacalhau; posta de salmão grelhado; bacalhau à brás; bacalhau com natas; pataniscas de polvo; robalo ou dourada grelhados com batata e legumes; filetes de pescada com arroz de tomate; lombinhos de pescada grelhados; bife de atum; arroz de pescada com camarão e coentros; pataniscas de camarão com arroz de camarão; filetes de polvo com arroz do mesmo; espetada de polvo com camarão e ananás; arroz de camarão com filetes de pescada; e arroz de tamboril e camarão.

Restaurante Campo Alegre

Filetes de polvo com arroz do mesmo do Restaurante Campo Alegre

Carne: empadão de vitela; arroz de pato à portuguesa; rojões à minhota; panadinhos de vitela com arroz de tomate: favas estufadas com entrecosto de porco preto; alheira de caça com legumes e batatas a murro; costeletinhas de borrego com batata salteada e verduras; cabidela de frango caseiro; e bife mostarda.

O Restaurante Campo Alegre tem uma variada carta de néctares, serve vinho a copo e também tem cervejas nacionais e internacionais.

INFORMAÇÕES

Nova morada: Rua do Freixo, 1732, Porto

Telefone: +351 914 704 568

Horário: todos os dias 12h00-15h30 e 19h00-23h00

Preço médio: 20€ (jantar); 12€ (almoço)

Restaurante Campo Alegre

Pimentos Padrón do Restaurante Campo Alegre

Restaurante Campo Alegre

Arroz de polvo do Restaurante Campo Alegre

Restaurante Campo Alegre

Algumas sobremesas do Restaurante Campo Alegre (bolo de castanha cajú, bolo de mousse de chocolate e siricaia)

Restaurante Campo Alegre

Bolo de castanha cajú do Restaurante Campo Alegre

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo