Festim de doçaria regional do SHEA - Sabores harmonizados do Eixo Atlântico
Publicado em Janeiro 29, 2014

Viaje Comigo convidado nos Sabores harmonizados norte Península Ibérica

Gastronomia/ Notícias

A iniciativa “SHEA – Sabores harmonizados norte Península Ibérica” criou uma plataforma que reúne o que de melhor se faz na gastronomia, vinhos e turismo de qualidade na zona do Eixo Atlântico. Ou seja, abrangendo as regiões das 37 cidades referentes ao norte de Portugal e da Galiza.

A proposta partiu do crítico gastronómico Mário Rodrigues, do Alive Taste, a criação de uma plataforma que abrange as regiões referidas nas áreas da gastronomia, vinhos e turismo de qualidade.

cabidela de capão com tosta de codorniz em sabores acidos do SHEA - Sabores harmonizados do Eixo Atlântico

Cabidela de capão com tosta de codorniz em sabores acidos do SHEA – Sabores harmonizados do Eixo Atlântico

A proposta surgiu no almoço realizado, a 7 de janeiro, na Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo, onde estiveram presentes, jornalistas, chefs de cozinha, de ambos os lados da fronteira, autarquia de Viana do Castelo e Politécnico.

Passou a integrar a comissão com o Mário Rodrigues, Cristina Félix, diretora da Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo e promotora do almoço, assim como o jornalista galego José Manuel Garcia.

Polvo à lagareiro reinventado do SHEA - Sabores harmonizados do Eixo Atlântico

Polvo à lagareiro reinventado do SHEA – Sabores harmonizados do Eixo Atlântico

Esta comissão tem vindo a criar uma plataforma, convidando alguns jornalistas de Portugal e da Galiza, chefs de cozinha, enólogos, autarcas e outras personalidades ligadas a entidades académicas e/ou turismo.

A Plataforma já engloba, nesta fase, cerca de 40 nomes, que se juntarão em almoço na Escola de Hotelaria de Viana do Castelo, dia 3 de fevereiro, para apresentação do projeto e onde o Viaje Comigo estará presente.

Este almoço vai ser confecionado, a várias mãos, por chefs da Galiza e de Portugal, e com a coordenação do chef Felício Dantas da Escola de Hotelaria de Viana do Castelo.

SHEA - Sabores harmonizados do Eixo Atlântico

Polvo à lagareiro reinventado do SHEA – Sabores harmonizados do Eixo Atlântico

O SHEA – Sabores harmonizados norte Península Ibérica, tem por objetivo, em termos latos, realizar um evento anual que faça parte do calendário nacional de ambos os lados da fronteira, realizando-se alternadamente, sendo o primeiro em Viana do Castelo.

Outro objetivo são visitas profissionais a realizar ao longo do ano, nas diversas áreas, criando um intercâmbio dinâmico até agora inexistente, ao nível da comunicação social, chefs de cozinha, enólogos, autarquias e outras entidades.

A produção de um programa de televisão conjunto está também nos objetivos. Mais informações no Alive Taste.

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo