A cidade de Vila do Conde, por ser terra de mar e rio, tem muitos restaurantes cujas especialidades passam pelos peixes e mariscos. Mas não deixe de ver as propostas nas carnes e nas sobremesas… ui, as sobremesas! Seja no centro da cidade, em hotéis, junto do rio ou do mar, vá provar as delícias vilacondenses.
Se quiser deixar a sua sugestão, pode fazê-lo na caixa de comentários deste texto. Boas viagens e bom apetite!
“Vila do Conde, espraiada
Entre pinhais, rio e mar!
– Lembra-me Vila do Conde,
Já me ponho a suspirar”.
José Régio
RESTAURANTE O CANGALHO
O Restaurante O Cangalho fica virado para o rio Ave, num corrido de casas com vários restaurantes. É fácil saber onde ficam pelas suas esplanadas e fogareiros, para assar o peixe junto do passeio, mas difícil é conseguir escolher só um. Numa das visitas a Vila do Conde fui experimentar O Cangalho.
A decoração deste restaurante é muito sui generis. Há guitarras e rendas de bilros, penduradas nas paredes e, no teto, vários quadros do “Menino da Lágrima”. A imagem da Nossa Senhora está ao lado de rádio antigos e de vacas coloridas… são tantos os pormenores que fazem com que estejamos sempre a ver coisas diferentes.
N’O Cangalho o menu tem diversas sugestões. Nas entradas, o couvert traz azeite rosmaninho e vinagre balsâmico, manteigas e azeitonas marinadas em azeite e orégãos. Há sempre sopa e salada. Se preferir ficar-se pelas tapas há alheira de caça, amêijoas, cogumelos, favas, moelas, ovos de codorniz, pataniscas e gambas, entre outras.
O preço do peixe fresco pode variar todos os dias, mas há quase sempre uma grande diversidade. Aliás, a nossa escolha foi para um misto, desde a sardinha à dourada e da pescada à petinga, por exemplo. Para acompanhar, um arroz de grelos e/ou açorda de ovas. Se preferir, outros sabores há pratos com bacalhau, arroz de polvo, massas com atum ou camarão, e nas carnes: costeleta de lombo carne baronesa; posta à Cangalho; tornedó agridoce; arroz de pato; naco de lombo de boi braseado, etc. E também tem menu infantil.
Porque fui a este restaurante perto das festas natalícias, a sobremesa que escolhi foi uma rabanada, mas há sempre outros bolos diferentes diariamente (a tarte de limão merengada é também muito boa!).
RESTAURANTE O CANGALHO
Morada: Rua Cais das Lavandeiras, 28, Vila do Conde
Telefone: +351 912 835 769
Horário: 12h00-22h30; domingo: 12h00-15h00
RESTAURANTE VILLAZUR
Na Azurara, o Restaurante Villazur tem também várias propostas. Durante a semana, ao almoço, o Villazur tem um menu diferente todos os dias. Mas, se quiser seguir as sugestões da ementa há várias tapas, petiscos regionais e tábuas, de queijos e enchidos, mariscos, e até hambúrgueres artesanais ou francesinha.
A decoração do espaço faz-nos sentir em casa e a comida também! Mesmo as coisas mais simples têm um toque de originalidade como a manteiga de ervas, envolta em papel colorido que faz lembrar rebuçados. Uma forma divertida e original de se servir a manteiga para as entradas.
Como o meu almoço foi principalmente com base em tapas, começamos com as cascas de batata crocantes, que são servidas com maionese de ervas. Depois experimentámos ovos mexidos, os panados de frango com molho tártaro, a quiche, as moelas, as papas de sarrabulho, a posta de carne grelhada com batata a murro e – o meu preferido – o polvo panado e arroz do mesmo. Estes dois últimos pratos são também para recordar que, além das tapas, o Villazur tem pratos de faca e garfo (leia mais aqui ).
As sobremesas também podem ser divididas. Vieram variadas para a mesa, incluindo rabanadas (já que fomos lá em dezembro) mas, aviso já, vai ser difícil partilhar estas delícias. Além dos petiscos tem várias refeições de Faca & Garfo que têm doses e meias doses.
RESTAURANTE VILLAZUR
Morada: Rua da Junqueira, Azurara, Porto, Portugal
Reservas: +351 913 877 490
Horário: terça a sábado, 12h00-15h00 e 19h30-23h00; domingo, 12h00-15h00; encerra à segunda-feira
RESTAURANTE SANTA CLARA
O Santa Clara é o restaurante do Santana Hotel & Spa, mas que está aberto ao público em geral, para os almoços e jantares. Uma das razões para escolher este restaurante de hotel é a sua vista para o rio Ave, para a ponte e para Mosteiro de Santa Clara. A outra razão é pela comida.
O Santa Clara serve a cozinha tradicional portuguesa e todos os dias, ao almoço, tem um menu do dia, com preços convidativos e sempre com a proposta de dois dois pratos. Aliás, se quiser pode só ficar pelas entradas e repetir quanto que quiser.
Foi ao almoço que experimentei este restaurante. Tinha uma sopa diária e um prato de carne e outro de peixe – todos os dias diferentes – servidos em buffet.
Antes, poderá passar pela mesa de saladas, com alface, grão de bico, cenoura, curgete, tomate, queijo e é onde também encontra alguns salgados (como rissóis e presunto). E, no centro, está a mesa de sobremesas, todas com muito bom aspeto. Quando lá estive havia desde mousse de chocolate, a mousse manga e baba de camelo, como pêra bêbeda, gelatina, bolos, queijos e fruta laminada.
RESTAURANTE SANTA CLARA
Santana Hotel & Spa
Monte Santana, Vila do Conde, Portugal
Telefone: +351 252 640 460
Tem estacionamento privado gratuito
Convém marcar antecipadamente