Foto: JillWellington
Publicado em Junho 17, 2022

A história da produção de vinhos da Geórgia

Europa/ Gastronomia/ Geórgia

A Geórgia é considerada “o berço do vinho”, ou “a mãe do vinho”, por se tratar do mais antigo produtor de que se tem evidências. Este país situa-se no leste da Europa, nas montanhas do Cáucaso, com um terreno próspero, adornado com diversos rios de água cristalina e clima propício. Tudo isto faz da Geórgia, ainda hoje, um local excelente para a produção de vinho.
Vou partilhar a sua história, processos de vinificação e algumas curiosidades sobre este que é um dos grandes motivos de orgulho nacional.

Oda Family Marani, winery Martvili - Geórgia © Viaje Comigo

Oda Family Marani, winery Martvili – Geórgia © Viaje Comigo

Museu do Vinho, Prometheu Cave - Imereti - Georgia © Viaje Comigo

Museu do Vinho, Prometheu Cave – Imereti – Georgia © Viaje Comigo

História e lendas da produção vinícola da Geórgia

Existem vestígios da produção de vinho na Geórgia que datam de 6.000 a 8.000 anos antes de Cristo. Pesquisadores encontraram, perto de Tbilisi (capital da Geórgia), fragmentos de cerâmica do sexto milénio, com resíduos de vinho resinado. Acredita-se assim que os georgianos foram os primeiros, no mundo, a produzir vinho.
Este povo, com uma diversidade cultural tão grande e profundamente orgulhosos da sua História, reuniram várias lendas ao longo do tempo. Uma delas, acerca de como nasceu o vinho:

Existe uma lenda engraçada, em relação ao vinho: “Diz a lenda que os georgianos estavam tão ocupados, entre festas e brindes, que perderam a reunião com Deus, quando este distribuía terras pelos povos. Pois bem, quando os georgianos finalmente apareceram, pediram desculpa, e explicaram que o brinde de cada pessoa era em agradecimento e louvor a Deus. Este, por sua vez, ficou tão impressionado que concedeu aos georgianos a terra que reservara para si.”.

Oda Family Marani, winery Martvili - Geórgia © Viaje Comigo

Oda Family Marani, winery Martvili – Geórgia © Viaje Comigo

Contudo, existem mais lendas.
Conta-se que “em algum lugar nas montanhas da Geórgia, há mais de 7 mil anos, um fazendeiro esqueceu um punhado de uvas amassadas dentro de um recipiente e, com o tempo, as frutas fermentaram, exalando um aroma típico que chamava a atenção de quem passava por perto. Alguém não resistiu e resolveu experimentar aquela iguaria e assim surgiu o primeiro vinho do mundo”.
Verdade ou não, estimula-nos a curiosidade para saber um pouco mais acerca da produção georgiana deste néctar, tão apreciado em todo o mundo.

Gaioz Sopromadze Wine Cellar - Georgia © Viaje Comigo

Gaioz Sopromadze Wine Cellar – Georgia © Viaje Comigo

Museu do Vinho, Prometheu Cave - Imereti - Georgia © Viaje Comigo

Museu do Vinho, Prometheu Cave – Imereti – Georgia © Viaje Comigo

Método de vinificação tradicional do vinho georgiano

Tal como existem os vinhos caríssimos em restaurantes gourmet, e os vinhos artesanais, vendidos à beira da estrada (ambos de qualidade), na Geórgia também encontra dois tipos de metodologias de produção: o tradicional e o moderno.

Kvevri ou qvevri (ânforas ou talhas)

No processo tradicional, as uvas são colocadas inteiras (com casca, caroços e hastes) numa ânfora (chamada de kvevri ou qvevri) e esta é tapada com uma tampa de pedra ou de vidro. A ânfora é selada hermeticamente com argila da pedra calcária ou terra e é enterrada ou deixada no chão. Volta a ser desenterrada, ou simplesmente aberta meses, ou anos, depois. Isto confere ao vinho georgiano um sabor muito singular, mais forte que o dos vinhos europeus e uma consistência mais encorpada.

Uma curiosidade interessante sobre as kvevri é que estas ânforas têm uma camada de cera de abelha na parte interna, colocada artesanalmente pelos próprios produtores georgianos. Este método de fermentação da uva é considerado fundamental para a produção dos vinhos da região. A técnica é considerada tão importante, que em 2013, teve o reconhecimento da UNESCO como Património Cultural Intangível da Humanidade.

Gaioz Sopromadze Wine Cellar - Georgia © Viaje Comigo

Gaioz Sopromadze Wine Cellar – Georgia © Viaje Comigo

Gaioz Sopromadze Wine Cellar - Georgia © Viaje Comigo

Anforas debaixo de terra – Gaioz Sopromadze Wine Cellar – Georgia © Viaje Comigo

Satsnakheli

Outro processo tradicional para a vinificação é o Satsnakheli. As uvas são colocadas num recipiente esculpido a partir de um grande tronco de árvore, que se assemelha a um barco, e as pessoas prensam-nas com os pés. O sumo produzido é então transferido para o Qvevri. Este processo é-nos mais familiar em Portugal.
A produção com as metodologias tradicionais, representa uma percentagem baixa na exportação do vinho georgiano, porém, essa percentagem tende a subir, fruto do crescente interesse do ocidente pelo vinho natural.
Quando a Geórgia se tornou um Estado independente, nos anos 90, a produção vinícola do país diminuiu muito. Assim, os produtores georgianos voltaram-se para os consumidores ocidentais, mas, o seu vinho industrial não tinha muita saída… Então, perceberam que o ocidente tinha um crescente interesse pela produção tradicional, no qvevri, feita de modo natural, praticamente sem aditivos químicos.

Satsnakheli - Museu História e Vinho, Tbilisi Georgia © Viaje Comigo

Satsnakheli – Museu História e Vinho, Tbilisi Georgia © Viaje Comigo

Vinificação com metodologias modernas na Geórgia

A produção de vinhos na Geórgia, recorrendo a técnicas e instrumentos modernos é bastante elevada.
Embora com menos valor histórico que o vinho tradicional, existem várias marcas muito premiadas.
São cerca de 500 as variedades de uvas nativas cultivadas e cerca de 40 são usadas na vinicultura. As principais variedades usadas na produção de vinhos da Geórgia são: Rkatsiteli, uva branca que produz vinhos muito encorpados, a Mtsvane, também branca, produz vinhos minerais de guarda, e a Saperavi, uva tinta que produz vinhos profundos e persistentes.

Provas de vinhos na Tetra Cave, Tskaltubo - Georgia © Viaje Comigo

Provas de vinhos na Tetra Cave, Tskaltubo – Georgia © Viaje Comigo

Kakheti – a região vinícola mais próspera do país

Esta é considerada uma das melhores regiões para visitar adegas e fazer provas, ponto de partida rota do vinho na Geórgia. Kakheti fica no leste da Geórgia, a poucos quilómetros (15 quilómetros) de Tbilisi.
Em Kakheti concentram-se cerca de 65% a 70% dos vinhedos e as maiores e mais conhecidas vinícolas do país, principalmente no método tradicional. O clima contribui para isso, sendo subtropical, os verões quentes e secos e invernos suaves. Mas, no outro lado do país (em direção ao Mar Negro), a região de Imereti é também considerada uma grande produtora de vinhos georgianos.

Restaurante Z10 - Tbilisi - Georgia © Viaje Comigo

Restaurante Z10 – Tbilisi – Georgia © Viaje Comigo

Curiosidade sobre a produção dos Qvevri

Na Geórgia existe uma aldeia onde se produzem as ânforas para armazenar o vinho, a aldeia de Tkemlovana.
A produção dos qvevri é um trabalho meticuloso, difícil e sazonal. Diz-se que o processo de fabricação requer conhecimento ancestral, transmitido verbalmente por mestres artesãos de uma geração para a seguinte. Mais que uma técnica, trata-se de uma arte. Também para os limpar depois do estágios dos vinhos é necessária alguma perícia e instrumentos próprios para que não restem sedimentos dos vinhos anteriores.

LEIA TAMBÉM:
Dicas para Viajar para a Geórgia
O que visitar na capital da Geórgia, Tbilisi
Onde comer: restaurantes em Tbilisi, Geórgia
Onde dormir: hotéis em Tbilisi

A história da produção de vinhos na Geórgia
O que comprar na Geórgia
Viagem pela gastronomia da Geórgia

Museu do Vinho Tbilisi, Geórgia
Restaurante Ethnographer, Tbilisi, Geórgia

O que visitar em Mtskheta (antiga capital)
Catedral Svetitskhoveli, Mtskheta, Geórgia

Vinhos com travo de geopolítica: Oda Family Marani Winery
Visita às Grutas Tetra (Tetra Cave), em Tskaltubo, Geórgia
Provar vinhos no Chateau Chikovani, Gordi, Georgia
As quedas de água do Martvili Canyon
Os lindos passadiços de Okatse Canyon

Oda Family Marani, winery Martvili - Geórgia © Viaje Comigo

Talhas da Oda Family Marani, winery Martvili – Geórgia © Viaje Comigo

Museu História e Vinho, Tbilisi, Georgia © Viaje Comigo

Museu História e Vinho, Tbilisi, Georgia © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo