Okatse Canyon - Imereti Geórgia © Viaje Comigo
Publicado em Junho 4, 2022

Dicas para Viajar para Geórgia

Europa/ Geórgia

A Geórgia, também conhecida como República da Geórgia, é um país localizado na Europa Oriental. Situa-se na região montanhosa do Cáucaso, fazendo fronteira com a Rússia a norte, com a Arménia a sudeste, com o Azerbaijão a leste, com a Turquia a sul e com o mar Negro a oeste – mas há quem diga que também é Ásia! Polémico! A capital e maior cidade é Tbilisi.

A sua posição geográfica privilegiada fez com que fosse cobiçada por vários povos, tendo assim sofrido diversas influências ao longo do tempo. Foi devastada e reconstruída 29 vezes. Separando a Europa da Ásia e o cristianismo do islamismo, Tbilisi está cercada de poderosos vizinhos (como a Rússia, a Turquia e o Irão), que sucessivamente invadiram o seu perímetro.

Tbilisi - Georgia © Viaje Comigo

Tbilisi – Georgia © Viaje Comigo

Tbilisi - Georgia © Viaje Comigo

Tbilisi – Georgia © Viaje Comigo

A Geórgia conheceu a sua época de ouro sob o reinado de Tamara, a primeira governante feminina deste país, que subiu ao trono em 1178. Depois deste, que foi o período mais próspero do país, uma sucessão de guerras e invasões abateu-se sobre esta terra. O país chegou a ser dominado pela União Soviética, vivendo sob um comunismo apertado, e apenas conseguindo a sua independência a 9 de abril de 1991. Zviad Gamsakhurdia foi o primeiro presidente da República.

Tbilisi - Georgia © Viaje Comigo

Tbilisi – Georgia © Viaje Comigo

Em 2008, a Guerra Russo-Georgiana (também conhecida como Guerra na Ossétia do Sul em 2008, Guerra dos Cinco Dias ou Guerra de Agosto) foi um conflito entre a Geórgia contra a Rússia e os separatistas da Ossétia do Sul e da Abecásia. Essas duas regiões estão sob controlo armado da Rússia.
Apesar de um passado marcado por guerras e conflitos (com os vizinhos e guerra civil), hoje em dia a Geórgia é um país seguro para se viajar e o povo é muito acolhedor.

– Está à procura de alojamentos para a sua viagem? Pesquise aqui

Buscar hotel

Destino
Data de entrada
Data de saida

Precisas de SEGURO DE VIAGEM? Ao ires por este link tens, como leitor do Viaje Comigo, 5% de desconto! Viaja em segurança!

Iati seguros

Montanhas e Ossétia do Sul - Mosteiro Jvari - Mtskheta - Geórgia © Viaje Comigo

Montanhas e Ossétia do Sul – Mosteiro Jvari – Mtskheta – Geórgia © Viaje Comigo

Capital: Tbilisi
Área: 69 700 km²
População: 3,714 milhões (2020)

Moeda:
A divisa georgiana é o lari. Os preços estão marcados em lari (GEL) ou dólares US e Euros €, ainda que o pagamento seja feito na divisa local. A rede ATM está já bastante difundida nas principais cidades e o cartão de crédito é aceite nos principais estabelecimentos comerciais.

Fronteiras:
Situa-se na região montanhosa do Cáucaso, fazendo fronteira com a Rússia a norte, com a Arménia a sudeste, com o Azerbaijão a leste, com a Turquia a sul e com o mar Negro a oeste.

Religião: A grande maioria da população georgiana (83,9%) pratica o Cristianismo Ortodoxo. As minorias religiosas incluem cristãos da Igreja Apostólica Armênia (3,9%), muçulmanos (9,9%), e os católicos romanos (0,8%).

Sistema Político: República Parlamentarista

Horário: +3 do que Portugal; -4h do que São Paulo

Mosteiro de Jvari - Mtskheta - Georgia © Viaje Comigo

Mosteiro de Jvari – Mtskheta – Georgia © Viaje Comigo

Khachapuri - Oda winery Martvili - Georgia © Viaje Comigo

Khachapuri – Oda winery Martvili – Georgia © Viaje Comigo

Visto:
Os cidadãos portugueses, tal como os cidadãos dos restantes Estados-Membros da UE, podem entrar no território da Geórgia apenas munidos de cartão do cidadão, devendo informar-se sobre a duração da estada permitida junto das Autoridades daquele país.
Regime de vistos

Os cidadãos portugueses não necessitam de visto para estadas até 1 ano. A extensão do visto pode ser obtida junto da Agência de Registo Civil do Ministério da Justiça.

Restrições aduaneiras

Fazer sair do país livros antigos, pinturas tapetes e outros elementos que podem estar classificados como património nacional requer uma autorização especial do Ministério da Cultura.

Okatse Canyon - Imereti Geórgia © Viaje Comigo

Okatse Canyon – Imereti Geórgia © Viaje Comigo

Telefones Úteis
– Polícia: 022;
– Ambulância: (03) 940 303 e 440 303.
– Centro Médico David Tatishvili: Rua Abuladze, Tbilissi – Tel. (00 995) 32913119 / 32913242;
– MediClub Geórgia: Avenida Chavchavadze 5, Tbilissi – Tel. (00 995) 32251991.

Posto honorário de Portugal na Geórgia – Consulado Honorário de Portugal em Tbilissi Kakha Sharabidze.
Endereço: Business Legal Bureau 5/16-18 Marjanishvili Street, II Building, II Floor, 0102 Tbilissi, Georgia
Telefone: 00995322999755
Tel/Fax: 00995322995797
e-mail: blb@blb.ge url: www.blb.ge

Línguas faladas na Geórgia

A língua oficial é o georgiano, apesar de grande parte da população falar russo também. O georgiano é a mais difundida das línguas caucasianas meridionais, uma família de línguas que também inclui o suano, o mingrélio (falado principalmente no Noroeste da Geórgia) e o laz (falado principalmente ao longo da costa do mar Negro, na Turquia, de Melyat, Rize até a fronteira com a Geórgia).

Atualmente, o mkhedruli (“militar”) é quase que completamente predominante. Porém, a Geórgia tem três alfabetos e são completamente distintos uns dos outros. São eles: o asomtavruli (“maiúsculas”), nuskhuri (“minúsculas”) e o mkhedruli (que já referi). Já por aqui vemos a diversidade cultural deste país!

Tbilisi - Geórgia © Viaje Comigo

Tbilisi – Geórgia © Viaje Comigo

Tbilisi - Geórgia © Viaje Comigo

Tbilisi – Geórgia © Viaje Comigo

O que visitar na Geórgia

O país é relativamente pequeno e, para além de visitar a capital, Tbilisi, há vários passeios que poderá fazer, em um só dia, a partir de Tbilisi, como por exemplo: a cidade histórica de Akhaltsikhe, a remota vila de Sighnaghi e o monte Kazbek, no Cáucaso.

Em Akhaltsikhe vale a pena visitar a sua singular fortificação: o castelo de Rabati. Toda a cidadela medieval encontra-se impecavelmente restaurada, além do castelo, inclui a mesquita de Ahmadiyya, um museu de História, jardins, restaurantes, lojas e um hotel.

Sighnaghi é a joia da coroa de Kakheti. A apenas duas horas de Tbilisi, visita-se numa tarde, e é considerada a vila mais bonita do país. É também o local onde muita gente vai para degustar tanto o vinho georgiano como a afamada gastronomia nacional.

A poucos quilómetros da vila, está o mais concorrido monumento de Sighnaghi: o mosteiro de Bodbe, que compreende uma igreja do século IV, onde está sepultado Santo Nino, sendo a razão pela qual o mosteiro atrai peregrinos de todo o país.

Mtskheta - Geórgia © Viaje Comigo

Mtskheta – Geórgia © Viaje Comigo

Catedral Svetitskhoveli - Mtskheta - Geórgia © Viaje Comigo

Catedral Svetitskhoveli – Mtskheta – Geórgia © Viaje Comigo

As estradas da Geórgia são péssimas, porém, apenas a duas horas da capital, encontra um dos locais mais icónicos do Cáucaso, o Monte Kazbek, na província de Mtskheta-Mtianeti, região rodeada por repúblicas russas semiautónomas conhecidas pela sua instabilidade: a Ossétia do Sul, a Ossétia do Norte, a Inguchétia e a Chechénia.

Se for uma pessoa muito aventureira, pode fazer uma caminhada de cerca de 4 dias, para chegar ao Monte Kazbek, 5047 metros de altura. Este local é considerado sagrado pelos georgianos. Consta que acreditam que o vulcão guardava o berço de Jesus. Outros dizem que guardava a tenda de Abraão e há quem assegure ainda que foi naquele vulcão que Prometeus foi castigado por Zeus por ter roubado o fogo dos deuses, oferecendo-o aos mortais.

Começa a haver uma aposta cada vez maior no turismo da Geórgia. Algumas das atrações incluem mais de duas mil fontes de água mineral e mais de 12 000 monumentos históricos e culturais, dos quais quatro são reconhecidos como Património Mundial pela UNESCO: a Catedral de Bagrati, em Cutaisi, o Mosteiro de Ghélati, monumentos históricos de Mtsqueta e o Suanécia superior.

Catedral Svetitskhoveli - Mtskheta - Geórgia © Viaje Comigo

Catedral Svetitskhoveli – Mtskheta – Geórgia © Viaje Comigo

Mtskheta - Geórgia © Viaje Comigo

Mtskheta – Geórgia © Viaje Comigo

O Clima da Geórgia

Tal como existem várias influências culturais, também no clima se encontra esta diversidade. Enquanto que na Geórgia ocidental o clima é subtropical húmido, com grandes índices de pluviosidade anual e temperaturas elevadas, a Geórgia oriental possui um clima praticamente subtropical seco. A melhor altura para visitar a Geórgia vai de junho a outubro, em que poderá fazer várias atividades na natureza a aproveitar a praia.

Museu da História e Vinho - Tbilisi, Geórgia © Viaje Comigo

Museu da História e Vinho – Tbilisi, Geórgia © Viaje Comigo

Tetra Cave - Tskaltubo - Geórgia © Viaje Comigo

Tetra Cave – Tskaltubo – Geórgia © Viaje Comigo

Geórgia – o berço do vinho

Sabia que a Geórgia é considerado o país onde nasceu o vinho?
A presença do vinho neste local, data de há séculos atrás. A sul de Tbilisi, pesquisadores descobriram fragmentos de cerâmica (seria de uma talha/ânfora) do sexto milénio, com resíduo de vinho resinado.

Existe uma lenda engraçada, em relação ao vinho: “Diz a lenda que os georgianos estavam tão ocupados, entre festas e brindes, que perderam a reunião com Deus, quando este distribuía terras pelos povos. Pois bem, quando os georgianos finalmente apareceram, pediram desculpa, e explicaram que o brinde de cada pessoa era em agradecimento e louvor a Deus. Este, por sua vez, ficou tão impressionado que concedeu aos georgianos a terra que reservara para si.”.

Ou seja, a conjunção do solo com o clima propício, aliados às técnicas de vinificação modernas, com equipamentos europeus de última geração, fazem com que a indústria vinícola seja uma das mais fortes no país e, para quem o visita, vale muito a pena provar os seus vinhos. Existe a sugestão que comece pela rota de vinho Kakheti.

Não é novidade que o vinho e a comida são duas razões que atraem muita gente à Geórgia. A gastronomia é formada por sabores Mediterrâneos e do Médio Oriente, optando por usar ingredientes sazonais e frescos. Saiba mais sobre a gastronomia da Geórgia.

Sairme - Georgia © Viaje Comigo

Sairme – Georgia © Viaje Comigo

Uplistsikhe - Gori - Geórgia © Viaje Comigo

Viver em grutas – Uplistsikhe – Gori – Geórgia © Viaje Comigo

Vocabulário básico de viagem, na língua Georgiana:

– Olá! = Gamardschoba!
– Obrigada = Madloba
– Bom dia! = Dila mschvidobisa!
– Adeus! = Kargad brdzandebodet!
– Sim = diach
– Não = ara
– Desculpe = Bodischi
– Casa de banho = tualeti
– Eu chamo-me… = Me mqvia …
– Quanto custa? = Ra girs?
– A conta, por favor = Momitanet angarischi

LEIA TAMBÉM

Dicas para Viajar para a Geórgia
O que visitar na capital da Geórgia, Tbilisi
Onde comer: restaurantes em Tbilisi, Geórgia
Onde dormir: hotéis em Tbilisi

A história da produção de vinhos na Geórgia
O que comprar na Geórgia
Viagem pela gastronomia da Geórgia

Museu do Vinho Tbilisi, Geórgia
Restaurante Ethnographer, Tbilisi, Geórgia

O que visitar em Mtskheta (antiga capital)
Catedral Svetitskhoveli, Mtskheta, Geórgia

Vinhos com travo de geopolítica: Oda Family Marani Winery
Visita às Grutas Tetra (Tetra Cave), em Tskaltubo, Geórgia
Provar vinhos no Chateau Chikovani, Gordi, Georgia
As quedas de água do Martvili Canyon
Os lindos passadiços de Okatse Canyon

Tbilisi - Geórgia © Viaje Comigo

Tbilisi – Geórgia © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo