A Geórgia, também conhecida como República da Geórgia, é um país localizado na Europa Oriental. Situa-se na região montanhosa do Cáucaso, fazendo fronteira com a Rússia a norte, com a Arménia a sudeste, com o Azerbaijão a leste, com a Turquia a sul e com o mar Negro a oeste – mas há quem diga que também é Ásia! Polémico! A capital e maior cidade é Tbilisi.
A sua posição geográfica privilegiada fez com que fosse cobiçada por vários povos, tendo assim sofrido diversas influências ao longo do tempo. Foi devastada e reconstruída 29 vezes. Separando a Europa da Ásia e o cristianismo do islamismo, Tbilisi está cercada de poderosos vizinhos (como a Rússia, a Turquia e o Irão), que sucessivamente invadiram o seu perímetro.
A Geórgia conheceu a sua época de ouro sob o reinado de Tamara, a primeira governante feminina deste país, que subiu ao trono em 1178. Depois deste, que foi o período mais próspero do país, uma sucessão de guerras e invasões abateu-se sobre esta terra. O país chegou a ser dominado pela União Soviética, vivendo sob um comunismo apertado, e apenas conseguindo a sua independência a 9 de abril de 1991. Zviad Gamsakhurdia foi o primeiro presidente da República.
Em 2008, a Guerra Russo-Georgiana (também conhecida como Guerra na Ossétia do Sul em 2008, Guerra dos Cinco Dias ou Guerra de Agosto) foi um conflito entre a Geórgia contra a Rússia e os separatistas da Ossétia do Sul e da Abecásia. Essas duas regiões estão sob controlo armado da Rússia.
Apesar de um passado marcado por guerras e conflitos (com os vizinhos e guerra civil), hoje em dia a Geórgia é um país seguro para se viajar e o povo é muito acolhedor.
NÃO ESQUECER
*
– Está à procura de outros alojamentos para a viagem? Pesquise e reserve aqui
*
COMPRA DE VOOS: Para comprar os voos da viagem, clique aqui
*
– Precisa de um e-Sim para a viagem? Compre aqui online e obtenha 5% desconto com o cupão ViajeComigo – para ficar sempre contactável em viagem.
*
Precisa de SEGURO DE VIAGEM? Ao ir por este link tem, como leitor do Viaje Comigo, 5% de desconto com a Heymondo! Viaje em segurança!
*
O que vai visitar? Marque as atividades online, para não perder tempo nas filas… ou ficar sem o seu lugar! Clica aqui.
*
Queres ter alojamento gratuito, em troca de Trabalho voluntário?
*
Temos uma parceria com a Consulta do Viajante Online que tens, como leitor do Viaje Comigo, 5% de descontos na tua consulta. Basta ir por este link e escrever no cupão de desconto “viajecomigo5” (assim mesmo, com minúsculas).
*
E segue-nos no Instagram, Facebook, TikTok, Pinterest e YouTube.
Capital: Tbilisi
Área: 69 700 km²
População: 3,714 milhões (2020)
Moeda:
A divisa georgiana é o lari. Os preços estão marcados em lari (GEL) ou dólares US e Euros €, ainda que o pagamento seja feito na divisa local. A rede ATM está já bastante difundida nas principais cidades e o cartão de crédito é aceite nos principais estabelecimentos comerciais.
Fronteiras:
Situa-se na região montanhosa do Cáucaso, fazendo fronteira com a Rússia a norte, com a Arménia a sudeste, com o Azerbaijão a leste, com a Turquia a sul e com o mar Negro a oeste.
Religião: A grande maioria da população georgiana (83,9%) pratica o Cristianismo Ortodoxo. As minorias religiosas incluem cristãos da Igreja Apostólica Armênia (3,9%), muçulmanos (9,9%), e os católicos romanos (0,8%).
Sistema Político: República Parlamentarista
Horário: +3 do que Portugal; -4h do que São Paulo
Visto:
Os cidadãos portugueses, tal como os cidadãos dos restantes Estados-Membros da UE, podem entrar no território da Geórgia apenas munidos de cartão do cidadão, devendo informar-se sobre a duração da estada permitida junto das Autoridades daquele país.
Regime de vistos
Os cidadãos portugueses não necessitam de visto para estadas até 1 ano. A extensão do visto pode ser obtida junto da Agência de Registo Civil do Ministério da Justiça.
Restrições aduaneiras
Fazer sair do país livros antigos, pinturas tapetes e outros elementos que podem estar classificados como património nacional requer uma autorização especial do Ministério da Cultura.
Telefones Úteis
– Polícia: 022;
– Ambulância: (03) 940 303 e 440 303.
– Centro Médico David Tatishvili: Rua Abuladze, Tbilissi – Tel. (00 995) 32913119 / 32913242;
– MediClub Geórgia: Avenida Chavchavadze 5, Tbilissi – Tel. (00 995) 32251991.
Posto honorário de Portugal na Geórgia – Consulado Honorário de Portugal em Tbilissi Kakha Sharabidze.
Endereço: Business Legal Bureau 5/16-18 Marjanishvili Street, II Building, II Floor, 0102 Tbilissi, Georgia
Telefone: 00995322999755
Tel/Fax: 00995322995797
e-mail: blb@blb.ge url: www.blb.ge
Línguas faladas na Geórgia
A língua oficial é o georgiano, apesar de grande parte da população falar russo também. O georgiano é a mais difundida das línguas caucasianas meridionais, uma família de línguas que também inclui o suano, o mingrélio (falado principalmente no Noroeste da Geórgia) e o laz (falado principalmente ao longo da costa do mar Negro, na Turquia, de Melyat, Rize até a fronteira com a Geórgia).
Atualmente, o mkhedruli (“militar”) é quase que completamente predominante. Porém, a Geórgia tem três alfabetos e são completamente distintos uns dos outros. São eles: o asomtavruli (“maiúsculas”), nuskhuri (“minúsculas”) e o mkhedruli (que já referi). Já por aqui vemos a diversidade cultural deste país!
O que visitar na Geórgia
O país é relativamente pequeno e, para além de visitar a capital, Tbilisi, há vários passeios que poderá fazer, em um só dia, a partir de Tbilisi, como por exemplo: a cidade histórica de Akhaltsikhe, a remota vila de Sighnaghi e o monte Kazbek, no Cáucaso.
Em Akhaltsikhe vale a pena visitar a sua singular fortificação: o castelo de Rabati. Toda a cidadela medieval encontra-se impecavelmente restaurada, além do castelo, inclui a mesquita de Ahmadiyya, um museu de História, jardins, restaurantes, lojas e um hotel.
Sighnaghi é a joia da coroa de Kakheti. A apenas duas horas de Tbilisi, visita-se numa tarde, e é considerada a vila mais bonita do país. É também o local onde muita gente vai para degustar tanto o vinho georgiano como a afamada gastronomia nacional.
A poucos quilómetros da vila, está o mais concorrido monumento de Sighnaghi: o mosteiro de Bodbe, que compreende uma igreja do século IV, onde está sepultado Santo Nino, sendo a razão pela qual o mosteiro atrai peregrinos de todo o país.
As estradas da Geórgia são péssimas, porém, apenas a duas horas da capital, encontra um dos locais mais icónicos do Cáucaso, o Monte Kazbek, na província de Mtskheta-Mtianeti, região rodeada por repúblicas russas semiautónomas conhecidas pela sua instabilidade: a Ossétia do Sul, a Ossétia do Norte, a Inguchétia e a Chechénia.
Se for uma pessoa muito aventureira, pode fazer uma caminhada de cerca de 4 dias, para chegar ao Monte Kazbek, 5047 metros de altura. Este local é considerado sagrado pelos georgianos. Consta que acreditam que o vulcão guardava o berço de Jesus. Outros dizem que guardava a tenda de Abraão e há quem assegure ainda que foi naquele vulcão que Prometeus foi castigado por Zeus por ter roubado o fogo dos deuses, oferecendo-o aos mortais.
Começa a haver uma aposta cada vez maior no turismo da Geórgia. Algumas das atrações incluem mais de duas mil fontes de água mineral e mais de 12 000 monumentos históricos e culturais, dos quais quatro são reconhecidos como Património Mundial pela UNESCO: a Catedral de Bagrati, em Cutaisi, o Mosteiro de Ghélati, monumentos históricos de Mtsqueta e o Suanécia superior.
O Clima da Geórgia
Tal como existem várias influências culturais, também no clima se encontra esta diversidade. Enquanto que na Geórgia ocidental o clima é subtropical húmido, com grandes índices de pluviosidade anual e temperaturas elevadas, a Geórgia oriental possui um clima praticamente subtropical seco. A melhor altura para visitar a Geórgia vai de junho a outubro, em que poderá fazer várias atividades na natureza a aproveitar a praia.
Geórgia – o berço do vinho
Sabia que a Geórgia é considerado o país onde nasceu o vinho?
A presença do vinho neste local, data de há séculos atrás. A sul de Tbilisi, pesquisadores descobriram fragmentos de cerâmica (seria de uma talha/ânfora) do sexto milénio, com resíduo de vinho resinado.
Existe uma lenda engraçada, em relação ao vinho: “Diz a lenda que os georgianos estavam tão ocupados, entre festas e brindes, que perderam a reunião com Deus, quando este distribuía terras pelos povos. Pois bem, quando os georgianos finalmente apareceram, pediram desculpa, e explicaram que o brinde de cada pessoa era em agradecimento e louvor a Deus. Este, por sua vez, ficou tão impressionado que concedeu aos georgianos a terra que reservara para si.”.
Ou seja, a conjunção do solo com o clima propício, aliados às técnicas de vinificação modernas, com equipamentos europeus de última geração, fazem com que a indústria vinícola seja uma das mais fortes no país e, para quem o visita, vale muito a pena provar os seus vinhos. Existe a sugestão que comece pela rota de vinho Kakheti.
- Saiba mais sobre a História e Produção dos Vinhos da Geórgia
- Conheça umas caves/grutas que são Monumento Nacional e onde pode provar vinhos
Não é novidade que o vinho e a comida são duas razões que atraem muita gente à Geórgia. A gastronomia é formada por sabores Mediterrâneos e do Médio Oriente, optando por usar ingredientes sazonais e frescos. Saiba mais sobre a gastronomia da Geórgia.
Vocabulário básico de viagem, na língua Georgiana:
– Olá! = Gamardschoba!
– Obrigada = Madloba
– Bom dia! = Dila mschvidobisa!
– Adeus! = Kargad brdzandebodet!
– Sim = diach
– Não = ara
– Desculpe = Bodischi
– Casa de banho = tualeti
– Eu chamo-me… = Me mqvia …
– Quanto custa? = Ra girs?
– A conta, por favor = Momitanet angarischi
LEIA TAMBÉM
– Dicas para Viajar para a Geórgia
– O que visitar na capital da Geórgia, Tbilisi
– Onde comer: restaurantes em Tbilisi, Geórgia
– Onde dormir: hotéis em Tbilisi
– A história da produção de vinhos na Geórgia
– O que comprar na Geórgia
– Viagem pela gastronomia da Geórgia
– Museu do Vinho Tbilisi, Geórgia
– Restaurante Ethnographer, Tbilisi, Geórgia
– O que visitar em Mtskheta (antiga capital)
– Catedral Svetitskhoveli, Mtskheta, Geórgia
– Vinhos com travo de geopolítica: Oda Family Marani Winery
– Visita às Grutas Tetra (Tetra Cave), em Tskaltubo, Geórgia
– Provar vinhos no Chateau Chikovani, Gordi, Georgia
– As quedas de água do Martvili Canyon
– Os lindos passadiços de Okatse Canyon