Em Mtskheta, na Geórgia, a Catedral Svetitskhoveli (Catedral do Pilar Vivo) é um dos monumentos declarados Património Mundial da UNESCO. Foi construída no século XI e é o local onde se encontra o túmulo do fundador de Tbilisi, o Rei Vakhtang Gorgasali. Esta catedral tem algumas interessantes lendas associadas. A mais conhecida, conta que no seu interior está enterrado o manto de Cristo.
Segundo a lenda, um judeu georgiano chamado Elias estava em Jerusalém quando Jesus foi crucificado. Ele teria comprado o manto a um soldado romano e, ao voltar para a Geórgia e mostrar o manto à sua irmã, conta-se que ela ficou tão emocionada ao tocar no objeto sagrado, que morreu instantaneamente.
Não conseguindo retirar o manto das mãos dela, acabou por ser enterrada com ele na Catedral Svetitskhoveli. Mais tarde, do seu túmulo, cresceu um enorme cedro. Ordenando que o cedro fosse cortado para construir a igreja, São Nino (Santa Cristiana) mandou fazer sete colunas a partir dele, para a fundação. Acredita-se que a sétima coluna tinha propriedade sobrenaturais e que dela saía um líquido sagrado, que curava todas as doenças.
Viajar para Montenegro, Balcãs Quando pensamos nos Balcãs, a Croácia e a Bósnia-Herzegovina serão, muito provavelmente, os países que mais rapidamente nos …
Viajar para Bósnia-Herzegovina Quando se pensa nos Balcãs, a Bósnia-Herzegovina é um dos países que nos lembramos de imediato. Este país …
Susana Ribeiro é jornalista desde 1998. Especializou-se em turismo e gastronomia mas tem experiência em várias áreas e meios: revistas, jornais, rádio, televisão, internet, locuções e redes sociais. Fez o Viaje Comigo para incentivar outros a viajarem mais.
Saiba Mais sobre a Susana Ribeiro
Este site utiliza cookies para ajudar a disponibilizar os respetivos serviços, para personalizar anúncios e analisar o tráfego. As informações sobre a sua utilização deste site são partilhadas com a Google. Ao utilizar este site, concorda que o mesmo utilize cookies.OK