Na Geórgia, o vinho é um dos elementos mais importantes ou não fosse este considerado o país onde nasceu o néctar dos deuses! E na região de Imereti existem muitos produtores de vinho. A Oda Family Marani Winery fica em Samegrelo e faz questão que, nos seus vinhos, não só “provemos” o terroir, mas também os usam como meios de comunicação. Alguns dos néctares têm rótulos com mensagens sobre a ocupação de territórios pela Rússia. Ou seja, trazem um travo de geopolítica…
Sendo mais direta, alguns dos vinhos da Oda Family Marani Winery têm um rótulo que diz: “20% do território da Geórgia está ocupado pela Rússia”. A imagem (ver abaixo) que acompanha esta frase é a de um cacho de uvas, com o formato do mapa da Geórgia, onde estão secas (e sem uvas) duas partes, a norte: que correspondem à Ossétia do Sul e da Abecásia, terras ocupadas pelos russos desde 2008.
Caso esta mensagem não seja suficiente, para quem os visita, uma placa (vê abaixo) na entrada da quinta é direta quanto ao pensamento geopolítico aqui se defende: “A Rússia é um invasor. Se os nossos visitantes estão de acordo com isto são sempre bem-vindos na nossa casa”. Dito isto, é preciso também referir que muitos russos, que não estão de acordo com as decisões invasoras do seu próprio país, vêm cá e deixam mensagens de paz e amor. Podem ser lidas nas paredes do espaços onde estão as mesas de refeições e de provas de vinhos.
A presença do vinho na Geórgia tem uma longa História, e desde há séculos. A sul de Tbilisi, pesquisadores descobriram fragmentos de cerâmica (seria de uma talha/ânfora) do sexto milénio, com resíduo de vinho resinado. E ainda hoje é assim o processo tradicional de estagiar vinhos em qvevris, ou seja, em talhas (ou ânforas) de terracota – que são colocadas no chão, dentro de terra e só ficam visível a parte de cima. Para se limparem, entre vinhos, é todo um processo moroso e que incluir pessoas muito magras que entram dentro das talhas maiores para as limparem ao pormenor. Qualquer resíduo pode estrear o vinho que virá estagiar naquela talha, a seguir.
Fundada em 2015, a Oda Family Marani Winery fica a cinco minutos do Canyon Martvili, a 35 minutos do aeroporto Kutaisi e a um minuto do centro de Martvili. O objetivo desta quinta e dos seus empreendedores é fazer renascer as variedades de uvas (castas) locais e fazer vinhos da Geórgia seguindo os processos tradicionais. Tudo é plantado e colhido na vindima de forma orgânica – sendo membro da Nature Wine Association.
E de forma a dar a conhecer os seus vinhos, a Oda Family Marani serve também refeições harmonizadas com os néctares, em que também dão a provar a gastronomia georgiana. Nesta quinta são vencedores de vários prémios, incluindo o prémio de mulher empreendedora no vinho, dado a Ketevane em 2017.
São oito os tipos de vinhos que têm e exportam para 12 países diferentes. Em 2022 fizeram 6 mil garrafas só para exportação… e recordaram-me que começaram com apenas 200 garrafas!!
No almoço, começamos pelos patés e queijos e depois o queijo mergulhado com ovo. Segue-se uma deliciosa “espécie de sanduíche” de carne, crocante, temperada com pimenta e mel. E com a carne vem a bolinha de pesto e os quadrados fritos de uma espécie de polenta. O Khachapuri faz parte de todas as refeições na Geórgia, mas não são todos iguais… este era uma verdadeira perdição de queijo. Muito bom!
Muito caseiro era também o Elarji, o puré de polenta e queijo, que vinha com a carne de vaca. Os vinhos desta quinta acompanharam a refeição: branco, tinto e rosa. No final, uma deliciosa sobremesa que nos “derrete”, até porque também comemos com os olhos e de tão bonita que era: com uma cobertura feita de uva e limão e uma espécie de crumble de milho.
Se gostas de vinhos e gastronomia… este é um local a não perderem na vossa visita à Geórgia!!
INFORMAÇÕES
Oda Family Marani Winery
Morada: Oda Family Marani. Tbilisi str. 6, 3100 Martvili, Georgia
Telefone: +995 598 900 379
E-mail: oda.wines@gmail.com
Instagram
– Dicas para Viajar para a Geórgia
– O que visitar na capital da Geórgia, Tbilisi
– Onde comer: restaurantes em Tbilisi, Geórgia
– Onde dormir: hotéis em Tbilisi
– A história da produção de vinhos na Geórgia
– O que comprar na Geórgia
– Viagem pela gastronomia da Geórgia
– Museu do Vinho Tbilisi, Geórgia
– Restaurante Ethnographer, Tbilisi, Geórgia
– O que visitar em Mtskheta (antiga capital)
– Catedral Svetitskhoveli, Mtskheta, Geórgia
– Vinhos com travo de geopolítica: Oda Family Marani Winery
– Visita às Grutas Tetra (Tetra Cave), em Tskaltubo, Geórgia
– Provar vinhos no Chateau Chikovani, Gordi, Georgia
– As quedas de água do Martvili Canyon
– Os lindos passadiços de Okatse Canyon
NÃO ESQUECER
*
– Está à procura de outros alojamentos para a viagem? Pesquise e reserve aqui
*
COMPRA DE VOOS: Para comprar os voos da viagem, clique aqui
*
– Precisa de um e-Sim para a viagem? Compre aqui online e obtenha 5% desconto com o cupão ViajeComigo – para ficar sempre contactável em viagem.
*
Precisa de SEGURO DE VIAGEM? Ao ir por este link tem, como leitor do Viaje Comigo, 5% de desconto com a Heymondo! Viaje em segurança!
*
O que vai visitar? Marque as atividades online, para não perder tempo nas filas… ou ficar sem o seu lugar! Clica aqui.
*
Queres ter alojamento gratuito, em troca de Trabalho voluntário?
*
Temos uma parceria com a Consulta do Viajante Online que tens, como leitor do Viaje Comigo, 5% de descontos na tua consulta. Basta ir por este link e escrever no cupão de desconto “viajecomigo5” (assim mesmo, com minúsculas).
*
E segue-nos no Instagram, Facebook, TikTok, Pinterest e YouTube.