A Capadócia é uma região histórica que faz parte da Anatólia central, uma das sete regiões nas quais se divide a Turquia. Ou seja, a Capadócia não é uma cidade, mas sim uma região, com uma área de 15.000 km². Esta é uma das regiões mais visitadas da Turquia, principalmente por todo o seu património histórico e beleza natural, de cortar o fôlego.
A Capadócia distingue-se pelas suas formações geológicas únicas, resultado de fenómenos vulcânicos e da erosão, cidades subterrâneas, compostas por várias habitações (trogloditas) e igrejas escavadas nas rochas (algumas com frescos ainda bem conservados). A todo este cenário místico, junte os inúmeros balões de ar quente que costumam colorir o céu. Por tudo isto e não só, sugiro que se vai visitar a Turquia, reservear alguns dias para a Capadócia é totalmente imprescindível.
NÃO ESQUECER
*
– Está à procura de outros alojamentos para a viagem? Pesquise e reserve aqui
*
COMPRA DE VOOS: Para comprar os voos da viagem, clique aqui
*
– Precisa de um e-Sim para a viagem? Compre aqui online e obtenha 5% desconto com o cupão ViajeComigo – para ficar sempre contactável em viagem.
*
Precisa de SEGURO DE VIAGEM? Ao ir por este link tem, como leitor do Viaje Comigo, 5% de desconto com a Heymondo! Viaje em segurança!
*
O que vai visitar? Marque as atividades online, para não perder tempo nas filas… ou ficar sem o seu lugar! Clica aqui.
*
Queres ter alojamento gratuito, em troca de Trabalho voluntário?
*
Temos uma parceria com a Consulta do Viajante Online que tens, como leitor do Viaje Comigo, 5% de descontos na tua consulta. Basta ir por este link e escrever no cupão de desconto “viajecomigo5” (assim mesmo, com minúsculas).
*
E segue-nos no Instagram, Facebook, TikTok, Pinterest e YouTube..
Viagens de Balão
Quando pensamos na Capadócia, ou mesmo na Turquia, uma das imagens que mais nos veem à mente são os balões de ar quente a planar pelos céus. É simplesmente incrível ver aquela profusão de cores proveniente de centenas de balões e também uma oportunidade única de ver a Capadócia de outra perspetiva, com as suas aldeias em rochas, os vales vulcânicos, as chaminés das fadas, etc. Aconselho a que o façam, porque é um passeio que nunca mais se vai esquecer. Conto-lhe mais sobre esta experiência aqui.
Cidades da Capadócia
As principais cidades da Capadócia são: Aksaray, Avanos, Göreme, Gülagaç, Gülşehir, Kayseri (Mázaca da Antiguidade, Cesareia romana e bizantina), Nevşehir (antiga Níssa), Niğde, Uçhisar e Ürgüp.
Museu a céu aberto de Göreme
Esta é uma das principais atrações da Capadócia, tendo sido classificada pela UNESCO como Património Mundial, em 1985. Neste local vai encontrar formações rochosas impressionantes, com igrejas e mosteiros bizantinos esculpidos no seu interior (misteriosamente ainda muito bem preservados). Assim, é possível ter uma boa ideia da atividade monástica entre os séculos V e XII.
Os frescos melhor conservados encontram-se na Karanlık Kilise (Igreja Negra) e é necessária uma entrada paga para os visitar. Site
Cidades Subterrâneas da Capadócia
Para além dos balões de ar quente, estas cidades perfeitamente esculpidas na rocha vulcânica são outras das imagens mais características da Capadócia. Estas cidades subterrâneas encontram-se por toda a região, mas as mais interessantes, agora abertas aos visitantes, são as que se encontram a sul de Nevşehir em Kaymaklı e Derinkuyu, 20 km e 30 km a sul de Nevşehir, respetivamente.
Conta-se que estas habitações eram construídas para que a população se protegesse dos invasores. Eram casas autênticas, com vários compartimentos; a água era retirada dos profundos poços que construíam no interior e a ventilação era feita através das enormes chaminés, que construíam. Prensas de vinho, armazenamento de óleo, currais de gado, cozinhas e até igrejas foram escavadas na rocha para que os habitantes pudessem viver semanas ou meses debaixo da terra, até que fosse seguro sair e regressar às suas aldeias ao nível do solo.
Chaminés das Fadas
As chaminés das fadas são formações rochosas naturais, em forma cónica, que sustêm no topo um bloco de rocha maior, que funciona como protetor da erosão. Podem atingir cerca de 40 metros de altitude.
Existem algumas destas formações por todo o mundo, mas, as mais conhecidas são as de Utah, nos Estados Unidos e, claro, as da Capadócia.
Dois dos melhores locais para visitar as Chaminés das Fadas são: Pasabag, também chamado de Monks Valley (Vale dos Monges) e o vale Zelve. Os antigos habitantes acreditavam que existiam fadas que viviam no subsolo, daí o nome destas chaminés.
Algumas chaminés funcionavam como abrigo. Existe uma que tem uma capela dedicada a São Simeão, com um abrigo eremita construído no interior. A entrada da cela, que pode ser alcançada por um túnel estreito em forma de chaminé, é decorada com cruzes. As chaminés foram escavadas de cima para baixo, criando salas com 10-15 m de altura. Quem as habitava, dormia em camas feitas de pedra, e eram alimentados pelos habitantes locais através de baldes em cordas.
Vale Zelve
O Vale Zelve é formado por um conjunto de três vales da região histórica e turística da Capadócia. Tal como referi, este é um dos locais onde pode encontrar mais Chaminés das Fadas. Este local é também muito conhecido por ter sido um centro monástico e pela sua beleza natural. Aqui as rochas ganham mais evidência devido à sua coloração mais avermelhada e, também, por quase não haver vegetação.
O centro monástico está instalado nas cavernas e é um dos mais antigos, já que Zelve foi um importante centro religioso entre os séculos IX e XIII e aí funcionaram os primeiros seminários da Capadócia. Neste local, a decoração é feita maioritariamente com motivos abstratos, muitas vezes aproveitando as formas da rocha, não havendo quase frescos nenhuns, ao contrário das outras igrejas da Capadócia. Acredita-se que este facto se deve aos frades de Zelve serem contra a representação de imagens (iconoclastas).
Avanos
Avanos é uma cidade histórica da Capadócia e é muito conhecida pela sua principal atividade: a cerâmica. Avanos é banhada pelo rio mais longo da Turquia, o Quizil Irmaque (ou Hális), o que contribui para a extração de barro vermelho das suas margens (matéria-prima para produzir as cerâmicas), uma atividade tradicional na zona desde o tempo dos hititas. Para além disso, a tapeçaria também se tornou outra atividade muito importante em Avanos. Vale a pena visitar esta cidade cheia de história, caminhar pelas suas ruas empedradas e apreciar as vistas sobre o rio Quizil Irmaque.
Espetáculo 1001 Noites Turcas
Sugiro que reserve uma noite para esta experiência fantástica! Imbuídos neste ambiente místico, assistir a um espetáculo com a temática das 1001 noites, numa sala de espetáculos escavada na rocha, é certamente inesquecível. O Evranos’a Hosgeldiniz fica em Avanos e nós fomos conhecê-lo. Veja algumas fotos, enquanto lhe conto tudo sobre esta noite. Saiba mais aqui.
Cidade subterrânea de Özkonak
Esta cidade encontra-se a 14Km de Avanos. Özkonak foi construída numa área de estratos de granito vulcânico e, ao contrário de outras cidades subterrâneas, as suas extensas galerias estão ligadas entre si por túneis, permitindo a comunicação entre os diferentes níveis, além de servirem como sistema de ventilação. A cidade foi descoberta em 1972 e foi capaz de albergar 60.000 pessoas durante três meses. Foram descobertos 10 andares (até uma profundidade de 40 metros), mas apenas quatro estão abertos ao público. Uma curiosidade sobre Özkonak, e que não se vê em outras cidades subterrâneas, é que foram descobertos buracos em cima dos túneis e, segundo consta, serviam para derramar óleo a ferver por cima dos inimigos.
Vale Ihlara
Ihlara é um município do distrito de Güzelyurt e situa-se na margem do rio Melendiz. Consegue imaginar a beleza natural deste local? O vale de Ihlara tem uma extensão de 16 km de comprimento, escavada na rocha vulcânica pelo rio Melendiz. Acredita-se que, devido à abundância de água e de esconderijos naturais, Ihlara foi um dos primeiros refúgios dos cristãos que fugiam às perseguições romanas. Esta região alberga cerca de 60 igrejas bizantinas, capelas, mosteiros e grutas de eremitas que datam dos séculos XI a XIII.
Love Valley / Vale do Amor
Este vale é muito característico pelas suas formações rochosas com forma erótica, fazendo lembrar vários falos. Certamente vai fazer fotos bastante singulares neste local. O Love Valley fica entre Avanos e Goreme.
Hacıbektaş
Desengane-se se pensa que na Capadócia encontra apenas capelas, igrejas e mosteiros cristãos. A cidade de Hacıbektaş, a 45km de Nevşehir, tem um enorme complexo de mesquitas do século XIV.
O nome da cidade deve-se ao místico turco e muçulmano Hacı Bektaş-ı Veli, conhecido como Hacıbektaş, fundador da seita dervixe Bektashis. A principal atração turística da cidade é o complexo religioso da ordem Bektashis, onde se encontra o túmulo do seu fundador. Atualmente funciona como museu – Museu Hacıbektaş.
Üçhisar
Esta vila da Capadócia tem um dos percursos pedestres mais bonitos da região. O seu nome Üçhisar significa “três fortalezas” e é o ponto mais alto da Capadócia. Neste local vale a pena visitar o rochedo apelidado de “Kale”, também conhecido como Castelo de Üçhisar. Lá do alto, a 1300 metros, vai encontrar uma vista panorâmica lindíssima. O rochedo é de origem vulcânica e é um incrível labirinto de capelas, mosteiros, habitações, refeitórios, armazéns e salas comuns, ligados entre si por uma rede de galerias empilhadas em vinte andares. Na parte de cima, pode ainda encontrar algumas sepulturas romanas. Segundo consta, algumas das habitações são ainda habitadas.
Percursos de bicicleta
Outra das experiências que vale muito a pena ter na Capadócia é pedalar nas várias rotas que a região oferece. Existe a rota do Vale de Güvercinlik ao Museu ao Ar Livre de Göreme. Esta rota parte do Castelo de Üçhisar e segue caminho atravessando o Museu ao Ar Livre de Göreme, o Vale de Meskendir e a localidade de Çavuşin. Saiba mais aqui.
Como viajar pela Capadócia
Para chegar à Capadócia, o aeroporto mais próximo é o da cidade de Nevsehir, que se encontra a 38 km de Goreme. A maior parte dos voos partem de Istambul. Pode também ir de autocarro, de Istambul à Capadócia, numa viagem de cerca de 12 horas. Já na Capadócia, o modo mais eficaz para se deslocar é alugando um carro – existem agências que fazem os transferes e ligações. Também pode fazer as visitas de transportes púbicos, mas, além de levar mais tempo, muitas das atrações não ficam tão acessíveis.