Cidade Antiga de Gordion - Turquia © Go Turkiye
Publicado em Setembro 23, 2023

Património Mundial da UNESCO na Turquia

Europa/ Turquia

O sítio arqueológico de Gordion tornou-se o vigésimo património histórico da Turquia inscrito na Lista de Património Mundial da UNESCO. A Antiga Cidade de Gordion que está localizada no distrito de Polatlı, na capital Ancara, mostra-se como um notável testemunho do rico mosaico de civilizações que deixaram a sua marca nas terras da Anatólia, tendo sido um ponto crucial de interseção entre o Oriente e o Ocidente.

A Convenção do Património Mundial da UNESCO descreve a antiga cidade de Gordion como “um assentamento antigo de múltiplos níveis, que abrange os vestígios da capital da Frígia, um reino independente da Idade do Ferro”.

Cidade Antiga de Gordion - Turquia © Go Turkiye

Cidade Antiga de Gordion – Turquia © Go Turkiye

Além disso, acrescenta: “As escavações arqueológicas e pesquisas no local revelaram uma grande riqueza de vestígios que documentam técnicas de construção, disposições espaciais, estruturas defensivas e outras práticas que fornecem informações sobre a cultura e a economia frígias”.

O assentamento no sítio de Gordion possui evidências que remontam à Idade do Bronze inicial (por volta de 2.500 a.C.), no montículo vizinho de Yassıhöyük, adjacente ao sítio. Devido ao contínuo assentamento humano na antiga cidade e seus arredores por 4.500 anos, Gordion está entre as poucas áreas do mundo com a história mais longa de assentamentos ininterruptos.

A atratividade do local para diversas civilizações pode ser atribuída a vários fatores, como sua posição estratégica ao longo de importantes rotas comerciais por toda a Anatólia, o amplo suprimento de água do rio Sangarios (atual Sakarya) e as extensas terras férteis adequadas para a agricultura.

Museu de Gordion - Turquia © Go Turkiye

Museu de Gordion – Turquia © Go Turkiye

Locais da Turquia listados na Lista do Património Mundial da UNESCO:

1. Parque Nacional de Göreme e Sítios Rupestres da Capadócia
2. Grande Mesquita e Hospital de Divriği
3. Áreas Históricas de Istambul
4. Hattusha: a capital hitita
5. Monte Nemrut (Nemrut Dağ)
6. Hierápolis-Pamukkale
7. Xanthos-Letoon
8. Cidade de Safranbolu
9. Sítio Arqueológico de Troia
10. Mesquita de Selimiye e seu Complexo Social
11. Sítio Neolítico de Çatalhöyük
12. Bursa e Cumalıkızık: Nascimento do Império Otomano
13. Pérgamo e sua Paisagem Cultural de Estratos Múltiplos
14. Paisagem Cultural da Fortaleza de Diyarbakır e os Jardins de Hevsel
15. Éfeso
16. Sítio Arqueológico de Ani
17. Afrodisias
18. Göbekli Tepe
19. Túmulo de Arslantepe
20. Gordion
21. Mesquitas Hipostilas de Madeira da Anatólia Medieval

Museu de Gordion - Turquia © Go Turkiye

Museu de Gordion – Turquia © Go Turkiye

Um olhar sobre a história de Gordion

Gordion é principalmente conhecida por ter sido a capital política e cultural da Frígia, uma civilização que ressurgiu com o colapso do Império Hitita no século XII a.C.

Portanto, é um local fundamental para compreender melhor essa civilização. Os frígios se estabeleceram em uma vasta região das terras da Anatólia, que incluía as atuais províncias de Ancara, Afyonkarahisar, Eskişehir e Kütahya. Vale a pena destacar lugares como o Vale Frígio, uma paisagem única no mundo que contém fragmentos de rocha e ruínas antigas (vestígios da civilização frígia). Além disso, com a Rota Frígia, os visitantes podem seguir o rastro dos frígios em sua terra natal.

Por outro lado, as estruturas monumentais do período frígio deixaram a impressão mais significativa na paisagem de Gordion. Os edifícios de sua cidadela frígia inicial e os túmulos funerários dos governantes da cidade ainda preservam hoje o efeito pretendido inicialmente: mostrar o incrível poder e autoridade da elite frígia.

Durante este período, o local esteve sob o reinado do rei Midas, amaldiçoado com o “toque de ouro”, transformando em ouro tudo o que tocava, de acordo com a mitologia. O Grande Túmulo ou túmulo do rei Midas é o terceiro túmulo funerário mais extenso em Gordion, e a câmara sepulcral que abriga é o edifício de madeira em pé mais antigo do mundo.

Por último, é importante destacar que Gordion também está diretamente associada ao episódio do Nó Górdio. A lenda conta que o nó só poderia ser desatado pelo futuro conquistador da Ásia, o que explicaria por que Gordion recebeu a visita de Alexandre, o Grande, que tentou cortá-lo com sua espada.

As fortificações e os edifícios monumentais bem preservados ao redor de Gordion oferecem hoje uma incrível viagem pela história dos frígios. O Museu de Gordion, localizado no local, também contém peças surpreendentes provenientes das escavações. Neste espaço, uma exposição cronológica é apresentada. A

lém disso, entre os artefatos que podem ser encontrados, há cerâmicas feitas à mão do Primeiro Período da Idade do Ferro, ferramentas de ferro do primeiro período frígio, cerâmica antiga e bens importados. Os visitantes também podem ver amostras de selos e moedas encontradas em Gordion.

Informação e imagens do Go Turkiye

Cidade Antiga de Gordion - Turquia © Go Turkiye

Cidade Antiga de Gordion – Turquia © Go Turkiye

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo