Doner em Istambul - Turquia
Publicado em Novembro 3, 2022

As comidas de rua mais famosas em Istambul

Europa/ Turquia [ Istambul ]

Na Turquia, a cultura gastronómica de Istambul está nas ruas, nos vendedores ambulantes, nos barcos de peixe, junto do rio, em restaurantes simples e tradicionais e nos grandes restaurantes galardoados da cidade. Por isso, não é de estranhar que Istambul tenha sido seccionada como Destino Internacional do Guia Michelin – ficando na 38ª posição – provando a diversidade e a fusão à mesa: entre a tradição e a modernidade. Estas são 10 das comidas de rua mais famosas e acessíveis de Istambul. E, então, “Afiyet Olsun“, que é como quem diz… bom apetite, em turco!

Doner em Istambul - Turquia

Doner – Comidas de rua em Istambul – Turquia

1. Döner

O döner é, sem dúvida, a comida de rua mais famosa da cidade. É uma generosa sanduíche de pão fresco ou pão achatado (que parece um crepe ou pão pita) repleta de legumes, tomate, cebola e carne grelhada. Os exemplos mais deliciosos de Döner Kebab, também disponível em restaurantes como prato principal servido com arroz, podem ser encontrados em distritos históricos como Sultanahmet, Eminönü, Beşiktaş e Üsküdar em Istambul. É confecionado com cordeiro, vitela ou frango, ou uma mistura de cordeiro e vitela.

– Estás à procura de alojamentos para a tua viagem? Pesquisa aqui

Buscar hotel

Destino
Data de entrada
Data de saida

Precisas de SEGURO DE VIAGEM? Ao ires por este link tens, como leitor do Viaje Comigo, 5% de desconto! Viaja em segurança!

Iati seguros

Simit com chá - Istambul - Turquia

Simit com chá – Istambul – Turquia

2. Simit

O quente e estaladiço simit encontra-se por toda a parte nesta cidade. Segundo o Oxford English Dictionary, um simit é «um tipo de pão em forma de rosca originário da Türkiye, tipicamente coberto de melaço e polvilhado com sementes de sésamo antes de ir ao forno». Elemento indispensável no famoso pequeno-almoço turco, os simits são vendidos em padarias e restaurantes, bem como em carrinhos de cor vermelho brilhante em cada quarteirão de Istambul. Estes deliciosos pães perfumam o ar com o seu delicioso aroma e é uma das comidas favoritas dos seus residentes pelo económico e saciante que é. Mas não são só os habitantes que adoram os smits, também as gaivotas: ao cruzar o Bósforo de barco, é habitual lançar pedaços deste pão para alimentá-las.

Simit - Istambul - Turquia

Simit – Comidas de rua em Istambul – Turquia

3. Mexilhões recheados (Midye Dolma)

Os mexilhões recheados são muito populares em Istambul e em todas as cidades da costa da Türkiye. Servidos numa concha de mexilhão e comidos com a mão, este delicioso aperitivo leva um recheio de mexilhão, arroz, cebola, sal, muitas especiarias e algumas gotas de sumo de limão fresco. Ainda que os mexilhões recheados possam ser pedidos nos restaurantes, o mais habitual é serem vendidos em especializadas bancas de rua, em bandejas tradicionais e por porções. Este irresistível sabor encontra-se em quase toda a cidade, especialmente nos famosos bairros de Beyoğlu, Karaköy, Kadıköy e Üsküdar.

Comidas de rua em Istambul - Mexilhões recheados - Turquia (midye dolma)

Comidas de rua em Istambul – Mexilhões recheados – Turquia (midye dolma)

4. Kokoreç

O kokoreç, uma iguaria tipicamente turca, é uma comida de rua que abunda pela capital. Muito apreciado pelos habitantes da cidade, é uma sanduíche feita com tripa de animais grandes ou pequenos, com especiarias e assados na brasa. Alguns mestres do kokoreçoferecem também uma versão sem especiarias. Um prato imprescindível em qualquer visita à Türkiye, por isso não se despeça da cidade sem provar esta delícia.

Kokorec - Comidas de rua em Istambul - Turquia

Kokorec – Comidas de rua em Istambul – Turquia

Kokorec - Comidas de rua em Istambul - Turquia

Kokorec – Comidas de rua em Istambul – Turquia

5. Castanhas (Kestane)

As castanhas assadas marcam o começo do outono nas ruas de Istambul. Quando o ar começa a arrefecer, as ruas da cidade enchem-se da deliciosa fragância deste manjar cozinhado ao fogo. Saudáveis e deliciosas, as pequenas castanhas aquecem tanto as mãos como o estômago. Os vendedores de castanhas encontram-se em quase todas as esquinas das ruas de Istambul, especialmente em İstiklal, que parte da Praça Taksim e em Bağdat e Bahariye na zona asiática.

Castanhas assadas na Praça Eminonu -Comidas de rua em Istambul - Turquia

Castanhas assadas na Praça Eminonu -Comidas de rua em Istambul – Turquia

6. Batatas no forno (Kumpir)

A criativa cultura culinária de Istambul manifesta-se inclusive na humilde batata. O kumpir é uma batata grande assada na brasa e que se serve com vários complementos escolhidos pelo cliente. Estes complementos incluem a manteiga e o queijo kashar, juntamente com outros que vão desde a salsicha ao milho cozido e desde as azeitonas aos pickles. Este aperitivo oferece uma combinação quase infinita de sabores. Apesar de haver bancas de kumpir por toda a cidade, um dos melhores lugares para prová-lo é no bairro de Ortaköy.

Kumpir (batata assada) -Comidas de rua em Istambul - Turquia

Kumpir (batata assada) -Comidas de rua em Istambul – Turquia

7. Sanduíche de peixe (Balık Ekmek)

Simples mas satisfatório, o balık ekmek é uma das comidas de rua mais icónicas, e históricas, de Istambul. O balık ekmek, uma  sanduíche quente de peixe assado com legumes frescos e cebola sobre um pão fresco e estaladiço, converte-se numa das comidas favoritas dos visitantes da cidade. Ainda que esteja disponível em inúmeras zonas, este clássico manjar turco sabe melhor junto ao mar.

Sanduíche de peixe -Comidas de rua em Istambul - Turquia

Sanduíche de peixe -Comidas de rua em Istambul – Turquia

Sanduíche de peixe -Comidas de rua em Istambul - Turquia

Sanduíche de peixe -Comidas de rua em Istambul – Turquia

8. Pastéis de massa filo (Börek)

Um dos pratos mais populares da cozinha turca, o börek, é um pastel de massa filo feito à mão e recheado com queijo, espinafres, carne picada ou batatas. Tal como a maioria dos pratos turcos, cada região do país tem a sua própria interpretação e especialidade. Em Istambul, o bairro de Sarıyer é especialmente famoso pelo seu börek. Quer seja servido sem recheio ou nas suas versões de carne picada, queijo, batata ou espinafre, este prato nunca deixa de impressionar com a sua massa suave mas folhada e os seus saborosos recheios.

Borek - Su Boregi - Comidas de rua em Istambul - Turquia

Borek – Su Boregi – Comidas de rua em Istambul – Turquia

Borek de espinafres -Comidas de rua em Istambul - Turquia

Borek de espinafres -Comidas de rua em Istambul – Turquia

9. Frango e Arroz (Tavuklu Pilav) 

Esta suculenta iguaria de frango e arroz é outro dos pratos de rua preferidos para levar. O Tavuklu Pilav, que costuma encontrar-se nas bancas ambulantes, inclui arroz apenas ou com grão-de-bico coberto com frango cozido desfiado. Pode-se comer na rua ou pedi-lo para levar e costuma ser acompanhado por pickles ou ayran, uma bebida tradicional turca iogurte rica em probióticos.

Arroz com frango - Comidas de rua em Istambul - Turquia

Arroz com frango – Comidas de rua em Istambul – Turquia

10. Sumo de pickles (Turşu Suyu)

O sumo de pickles é indiscutivelmente a bebida mais saudável que se pode encontrar nas ruas de Istambul. Picante e salgado, o sumo de picles é servido com cornichons finamente picados em pequenos copos. Pode-se comprar facilmente nas bancas ambulantes nos bazares e mercados da cidade.

Pickles - Comidas de rua em Istambul - Turquia

Pickles – Comidas de rua em Istambul – Turquia

Informação enviada por Agência de Promoção e Desenvolvimento Turístico da Türkiye.

Vendedor de Simit - Istambul - Turquia

Vendedor de Simit – Istambul – Turquia

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo