Beira rio em Banguecoque - Tailandia © Viaje Comigo
Publicado em Outubro 31, 2022

Guia para visitar Banguecoque, Tailândia

Ásia/ Tailândia [ Banguecoque ]

A capital da Tailândia é enorme. Para visitar Banguecoque prepare-se para grandes distâncias entre monumentos e mesmo as pequenas distâncias custam por causa do calor e humidade. Prepare-se para andar muito de tuk tuk e, por isso, use a técnica de negociar. É que mal virem que é turista aumentam os preços. Mas tudo faz parte da experiência de visitar uma das mais cativantes e cosmopolitas do mundo.

Beira rio em Banguecoque - Tailandia © Viaje Comigo

Beira rio em Banguecoque – Tailandia © Viaje Comigo

Banguecoque, a capital da Tailândia, é um dos principais destinos turísticos do mundo. Esta cidade com cerca de oito milhões de habitantes, situa-se na região central da Tailândia, sendo o principal centro financeiro, corporativo, mercantil, cultural e histórico do país.
Banguecoque foi nomeada a “Melhor Cidade do Mundo” pela revista Travel + Leisure por quatro anos consecutivos, de 2006 a 2010.

Phra Sumen Fort - Banguecoque - Tailandia © Viaje Comigo

Phra Sumen Fort – Banguecoque – Tailandia © Viaje Comigo

Phra Sumen Fort - Banguecoque - Tailandia © Viaje Comigo

Phra Sumen Fort – Banguecoque – Tailandia © Viaje Comigo

Mas qual será o fascínio sobre esta cidade?
Banguecoque oferece uma experiência única, misturando o antigo, a tradição, com a modernidade… com mais de 8 milhões de habitantes e outros milhões de turistas (no total, mais de 14 milhões na área metropolitana). E de dia tem uma experiência e de noite terá outra!

Templos de Banguecoque - Tailandia © Viaje Comigo

Templos de Banguecoque – Tailandia © Viaje Comigo

Templos de Banguecoque - Tailandia © Viaje Comigo

Templos de Banguecoque – Tailandia © Viaje Comigo

Tanto pode visitar alguns dos seus 400 templos Budistas, dos seus palácios com cúpulas douradas, passear de barco pelos canais do rio Chao Phraya; como, logo a seguir, pode passar pelos seus enormes centros comerciais, os seus museus e galerias, arranha céus e aproveitar a animada vida noturna, passando pelos movimentados bares e restaurantes.

Rambutrri Street - Banguecoque - Tailandia © Viaje Comigo

Rambutrri Street – Banguecoque – Tailandia © Viaje Comigo

Sugiro que reserve alguns dias para conhecer esta cidade exótica e contraditória ao mesmo tempo, cheia de gente risonha e acolhedora. O difícil é saber por onde começar… Mas eu dou uma ajudinha nisso! 😊

– Estás à procura de alojamentos para a tua viagem? Pesquisa aqui

Buscar hotel

Destino
Data de entrada
Data de saida

Precisas de SEGURO DE VIAGEM? Ao ires por este link tens, como leitor do Viaje Comigo, 5% de desconto! Viaja em segurança!

Iati seguros

Restaurantes de Banguecoque – Tailandia © Viaje Comigo

Lojas de Banguecoque - Tailândia © Viaje Comigo

Lojas de Banguecoque – Tailândia © Viaje Comigo

Banguecoque - Tailândia © Viaje Comigo

Banguecoque – Tailândia © Viaje Comigo

Banguecoque - Tailândia © Viaje Comigo

Banguecoque – Tailândia © Viaje Comigo

MONUMENTOS A VISITAR EM BANGUECOQUE

Palácio Real de Banguecoque
O Grande Palácio Real de Banguecoque é um dos mais importantes monumentos da capital tailandesa. É composto por vários edifícios, que estão dentro da muralha branca, que abarca mais de 218 mil metros quadrados. O Grande Palácio Real (ou Phra Borom Maha Ratcha Wang) começou a ser construído em 1782 (durante o reinado de Rama I) e foi a residência oficial do rei de Tailândia até ao século XX. Alberga também uma série de gabinetes governamentais, biblioteca e o muito conhecido Templo do Buda de Esmeralda. Conto-lhe tudo aqui.

Palácio Real em Bangkok - Banguecoque, Tailândia © Viaje Comigo

Palácio Real em Bangkok – Banguecoque, Tailândia © Viaje Comigo

Templo Budista Wat Arun
Este é um dos principais templos budistas de Banguecoque. Wat Arun significa “Templo da aurora”. Este monumento encantador é composto por cinco torres, quatro nas extremidades e uma no centro, todas ornamentadas com porcelana chinesa. A torre central é a mais alta de Banguecoque, com 82 metros de altura. Este monumento encontra-se próximo ao Palácio Real. Site

Templo Budista Wat Pho
O Templo Wat Pho encontra-se próximo ao Palácio Real e ao Templo Wat Arun. É neste monumento que vai encontrar a maior estátua da Tailândia do Buda deitado, com 46 metros de comprimento e 15 de altura. Uma curiosidade interessante é que dentro do Templo Pho pode fazer uma massagem tailandesa a preços económicos, aplicada por alunos, isto porque dentro do recinto está o centro para o ensino e a conservação da medicina tailandesa tradicional. Site

Templo Budista Wat Chana Songkhram
O Wat Chana Songkhram é um templo Budista que fica muito perto de Khao San Road e de Soi Rambutri, em Banguecoque. Acredita-se que é um templo do período de Ayutthaya. Este templo tornou-se um centro da seita Mon do budismo, ao ser atribuído aos soldados Mon, que formaram grandes tropas na guerra contra os birmaneses. Após a guerra, o templo foi restaurado e transformado no mosteiro real, passando assim a ser chamado de “Wat Chana Songkhram” e representando a vitória contra os birmaneses. Saiba mais aqui.

Wat Chana Songkhram, Banguecoque, Tailândia © Viaje Comigo

Wat Chana Songkhram, Banguecoque, Tailândia © Viaje Comigo

Wat Benchamabophit (Templo de Mármore)
O Templo de Mármore, Wat Benchamabophit, fica na área de Dusit, em Banguecoque. Começou a ser construído em 1899. Da sua arquitetura e decoração sobressaem os seus típicos telhados sobrepostos, vitrais e janelas, assim como o uso de mármore branco italiano, de Carrara. Na parte de trás do templo existe um pátio onde os monges fazem as suas refeições e onde “coabitam” 52 estátuas de Buda, que simbolizam diferentes tipos de Budismo. Conto-lhe mais aqui.

Wat Benchamabophit © Viaje Comigo

Wat Benchamabophit © Viaje Comigo

Casa Jim Thompson
Ao visitar a casa de Jim Thompson vai ter a oportunidade de conhecer um pouco melhor a arquitetura tailandesa, bem como ter acesso a uma impressionante coleção de arte, já que a casa é atualmente uma casa-museu.
Jim Thompson foi um arquiteto nascido no século XX, que lutou pela libertação da Tailândia. Depois da guerra, Jim Thompson teve um especial interesse pela seda tailandesa e com uma grande visão de negócio, tornou-se o maior comerciante de seda na Tailândia, passando até a ser conhecido como “o rei da seda”. Site

Susie Walking Street - Banguecoque - Tailandia © Viaje Comigo

Susie Walking Street – Banguecoque – Tailandia © Viaje Comigo

FAZER COMPRAS EM BANGUECOQUE

Mercado das Flores (Pak Khlong Talat)
O Mercado das flores fica a sul do Wat Pho (onde está o templo com a estátua do Buda deitado) e é um local de visita imprescindível. O mercado funciona 24 horas, portanto, pode visitá-lo também à noite… Aliás, o momento em que ele se encontra mais cheio é depois da meia-noite e entre as três e as quatro da manhã, quando os vendedores recebem flores de todas as regiões do país. Mostro-lhe aqui algumas imagens.

Para oferta em templos, Mercado das Flores, Banguecoque © Viaje Comigo

Para oferta em templos, Mercado das Flores, Banguecoque © Viaje Comigo

• Mercado de Chatuchak
Imagine um mercado com mais de 15.000 bancas… Este é o mercado de Chatuchak, o maior de toda a Tailândia. Lá vai encontrar de tudo (roupa, artesanato, animais, etc.), incluindo várias bancas de comida exótica (tais como insetos e não só). Tenha em atenção que este mercado só abre ao fim de semana. Site

Maeklong – mercado comboio
Como o próprio nome indica, o diferencial deste mercado é que se encontra instalado em cima de uma linha de comboio ainda ativa. Sim, leu bem! É quase como assistir a um espetáculo, a um filme de ação em que o protagonista tem que sair de frente o comboio para não ser atropelado. Quando o comboio vem, os vendedores “desmontam” a sua barraquinha, numa agilidade impressionante e, quando ele passa, voltam a montá-la. Este mercado é muito antigo e quando surgiu, ainda não havia uma linha férrea. Quando esta foi instalada, decidiram continuar a fazer o mercado exatamente no mesmo local. O Maeklong fica localizado a 90 quilómetros de Banguecoque. E, apesar de ser muito turístico, na verdade trata-se de um mercado local, com produtos locais, para o dia a dia dos tailandeses. Ver mais.

Comboio no mercado de Maeklong , Tailândia

Comboio no mercado de Maeklong , Tailândia

Mercado flutuante de Damnoen Saduak
Damnoen Saduak situa-se na região de Ratchaburi, a 100 quilómetros ao sudoeste de Banguecoque. Este é um mercado muito turístico e vale a pena visitá-lo de barco, ou mesmo a pé, para tirar boas fotos. Ele está aberto todos os dias, até à meia-noite. Porém, se preferir conhecer outros mercados flutuantes, mais pequenos e menos turísticos, estas são algumas sugestões: Kholang Lat Mayom, Amphawa e Bang Khu Wiang. Uma curiosidade interessante, para os mais cinéfilos, é que o mercado flutuante de Damnoen Saduak já foi cenário de filmes como “007-The Man With The Golden Gun” e “Bangkok Dangerous”. Saiba mais aqui.

Trânsito no Mercado flutuante de Damnoen Saduak © Viaje Comigo

Trânsito no Mercado flutuante de Damnoen Saduak © Viaje Comigo

Mercado Flutuante Damnoen Saduak - Tailândia © Viaje Comigo

Mercado Flutuante Damnoen Saduak – Tailândia © Viaje Comigo

Asiatique The Riverfront
O Asiatique está situado nas antigas docas da East Asiatic Company, às margens do rio Chao Phraya. Este é um mercado que une o estilo de mercado mais tradicional, aos modernos centros comerciais. Para além de mais de 1500 banquinhas e cerca de 40 restaurantes, neste local vai também poder assistir a um dos mais famosos espetáculos de Muay Thai (luta tradicional tailandesa), o “Muay Thai Legends” no cabaret ladyboys Calypso Cabaret. Vai também encontrar o teatro de marionetes Joe Louis e a roda-gigante mais alta da Tailândia (com 60 metros), a Asiatique Sky. Site

Chinatown
O bairro de Chinatown em Banguecoque data do século XIX. É aqui que a comunidade chinesa faz a sua vida e a suas compras. É também uma zona turística onde se encontra de tudo um pouco, num ambiente frenético. E aqui vai uma pequena dica: saindo das ruas principais e mais turísticas, encontra comida melhor e bem mais barata, porque é aqui que os locais comem. Mostro-lhe algumas imagens e uma lista com a sugestão dos melhores locais para fazer compras em Chinatown.

Chinatown, Banguecoque © Viaje Comigo

Chinatown, Banguecoque © Viaje Comigo

Durian, Chinatown, Banguecoque © Viaje Comigo

Durian, Chinatown, Banguecoque © Viaje Comigo

Chinatown, Banguecoque © Viaje Comigo

Chinatown, Banguecoque © Viaje Comigo

Khao San Road
Na Khao San Road, uma das ruas mais conhecidas de Banguecoque, pode encontrar de tudo, desde comida realmente exótica (incluindo escorpiões, aranhas e gafanhotos), bares, hostels, cabeleireiros, lojas, e até várias casas de massagens. É aqui que turistas e tailandeses vêm para se divertir. Existe até uma placa com as “7 Coisas a Fazer em Khao San Road”:
1 – Visite o Wat Chana Songkhram (sugerimos também abaixo)
2 – Visite o Museu de Khaosan
3 – Prove a verdadeira comida tailandesa
4 – Faça uma tatuagem
5 – Relaxe com uma massagem tailandesa
6 – Compre prata e artesanato
7 – Divirta-se à noite nos bares
Veja mais aqui.

Khao San Road, Banguecoque - Tailândia © Viaje Comigo

Khao San Road, Banguecoque – Tailândia © Viaje Comigo

Escorpiões para comer na Kao San Road Banguecoque - Tailândia © Viaje Comigo

Escorpiões para comer na Kao San Road Banguecoque – Tailândia © Viaje Comigo

Uma rua que vai dar a Kao San Road Banguecoque - Tailândia © Viaje Comigo

Uma rua que vai dar a Kao San Road – Decorei pelo nome 😀 Banguecoque – Tailândia © Viaje Comigo

• Centros comerciais modernos
Em Banguecoque existem alguns centros comerciais verdadeiramente impressionantes, nos quais não existem apenas centenas de lojas (tando de falsificados, pechinchas, ou lojas de luxo) e vários andares, mas também restaurantes Michelin e locais para assistir a shows.
Estes são os principais centros comerciais:
IconSiam
Central World
MBK
Siam Paragon

MBK Center, Banguecoque, Tailândia © Viaje Comigo

MBK Center, Banguecoque, Tailândia © Viaje Comigo

MBK Center, Banguecoque, Tailândia © Viaje Comigo

MBK Center, Banguecoque, Tailândia © Viaje Comigo

OUTRAS EXPERIÊNCIAS QUE PODE TER EM BANGUECOQUE

• Torre MahaNakhon

Esta é uma torre de 314 metros de altura e uma arquitetura e design modernos, idealizada pelo arquiteto alemão Ole Scheeren. A MahaNakhon é composta por mais de 200 apartamentos, um hotel, lojas de luxo, bares, restaurantes e um miradouro incrível. Já se imaginou a beber um cocktail no grande terraço lá no topo, enquanto admira Banguecoque de uma perspetiva inesquecível? Site

• Museu Nacional de Banguecoque

Se tiver interesse em conhecer um pouco melhor a arte e história tailandesas, o Museu Nacional de Banguecoque é o local indicado. É um dos maiores museus do Sudeste Asiático. Situa-se entre a Universidade Thammasat e o Teatro Nacional, de frente para Sanam Luang. Site

• Passeio pelos canais

Banguecoque é percorrida por diversos canais e não é à toa que é conhecida como a “Veneza do Leste”. Existem tours em que pode percorrer estes canais nos tradicionais barquinhos (antigamente chamados de klongs) e conhecer um pouco melhor a vida das pessoas que vivem nas margens.

• Massagem tailandesa

Se é fã de massagens, em Banguecoque vai encontrar uma casa de massagens quase que em cada esquina e a preços muito convidativos. Existem três tipos de massagens que são mais comummente feitas na Tailândia: a Massagem tailandesa (um pouco dolorosa, mas no final a pessoa sente-se como nova); a Massagem aos pés e a Massagem com óleo (feita no corpo todo e mais relaxante que a massagem tailandesa).

Massagem em Kao San Road, Banguecoque - Tailândia © Viaje Comigo

Massagem em Kao San Road, Banguecoque – Tailândia © Viaje Comigo

O QUE COMER EM BANGUECOQUE

Escolha é o que não lhe vai faltar, tanto a nível de restaurantes, como em termos de comida de rua em Banguecoque. Portanto, se é daquelas pessoas que tem resistência à comida de rua, sugiro que experimente, porque é deliciosa. E existem até banquinhas certificadas.
Vai encontrar várias iguarias tailandesas, mas, o prato verdadeiramente tradicional é o Pad Thai, um prato cozinhado num wok, com ingredientes sempre frescos, entre eles: massa de arroz, camarão, amendoim, ovo mexido e vários vegetais.
Veja aqui as minhas sugestões e perceba como pode deliciar-se com comida de rua a menos de 1€ por refeição, até pratos mais elaborados e igualmente deliciosos, em restaurantes de luxo. Mais dicas sobre o que comer em Banguecoque.

Festivais que vale a pena conhecer em Banguecoque
• Songkran (Ano-novo tailandês)
Acontece entre 13 e 15 de abril. Toda a cidade está em festa e pode assistir a rituais tradicionais e lutas de artes marciais.

• Loi Krathong
É celebrado em toda a Tailândia, na noite de lua cheia do duodécimo mês do calendário lunar tradicional tailandês (geralmente em novembro). Nessa noite são lançados ao rio vários cestos decorados, como forma de agradecimento à deusa da água, Phra Mae Khongkha e pedindo a boa sorte. Segundo consta, este festival teria sido inspirado no Diwali (festival hindu similar). Os budistas tailandeses teriam começado a realizar esta celebração em honra de Buda.

Experimentar o Pad Thai Thip Samai - Banguecoque - Tailândia © Viaje Comigo

Experimentar o Pad Thai no Thip Samai – Banguecoque – Tailândia © Viaje Comigo

Amendoim torrado no Pad Thai do Thip Samai - Banguecoque - Tailândia © Viaje Comigo

Amendoim torrado no Pad Thai do Thip Samai – Banguecoque – Tailândia © Viaje Comigo

Pratos no Thip Samai - Banguecoque - Tailândia © Viaje Comigo

Pratos no Thip Samai – Banguecoque – Tailândia © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo