Os mercados são, por norma, locais onde os turistas gostam de ir. É onde estão os vendedores tradicionais e onde se compram os produtos mais típicos. Há mercados com produtos baratos, outros com produtos caros e há mercados em cima de uma linha de comboio… Perdão?!
É assim o mercado de Maeklong, na província de Samut Songkram, na Tailândia – a cerca de 37 Km de Banguecoque. A primeira vez que se vê o vídeo do comboio nas bancas de comida, pensa-se que vai tudo ser “engolido” pela composição. Mas não!
Já é algo tão habitual e normal que os vendedores têm estratagemas para arrumarem as suas bancas, em segundos, e depois de o comboio passar volta tudo ao que estava. E se é o local onde os turistas vão – “ver para crer” – é um facto que o mercado é usado pelos habitantes para as compras habituais do dia-a-dia.
Veja o vídeo:
O Mercado de Maeklong , na Tailândia, vende peixe e frutos do mar, frutas tropicais, legumes, especiarias, entre muitos outros produtos e incluindo comida já preparada.
O mercado tem uma alcunha “Talad Rom Hoop”, que significa em inglês “Umbrella Pulldown Market”, ou seja, qualquer coisa como “o mercado dos guarda-sóis que são retirados” (de cada vez que passa o comboio). 😀
Ao ouvirem o apito do comboio, os guarda-sóis e toldos são recolhidos, mas mais incrível é manterem os artigos junto da linha férrea, a milímetros de serem levados pela locomotiva, ainda que esta passe muito devagar.
O comboio passa no mercado de Maeklong sete vezes, por dia – atenção que estes horários poderão ter mudado entretanto, veja na estação de Maeklong os novos horários – às 08h40 e 09h00; às 11h20 e 11h30; 14h30 e 15h30; e 17h40.
E se acha que um comboio passar num mercado é só visto na Ásia, veja então um outro que passa numa das feiras mais antigas de Maceió, no Brasil.
Para perceber melhor, mais um vídeo: