Capadócia - Bicicleta - Turquia
Publicado em Agosto 17, 2022

5 percursos de bicicleta para conhecer a Turquia

Europa/ Turquia

E conhecer a Turquia a pedalar? Fique com a sugestão de cinco percursos de bicicleta, especialmente pensados para os amantes do ciclismo, que se destacam pelas belas paisagens e pelo apoio que terá durante as viagens. Poderá percorrer e descobrir lugares como Capadócia, Fethiye, Muğla ou Istambul, entre outros locais incríveis da Turquia.

Bicycle_Tour_Rose_Valley_© Turquia

Bicycle_Tour_Rose_Valley_© Turquia

Rota do Vale de Güvercinlik ao Museu ao Ar Livre de Göreme

Um dos destinos mais excecionais da Turquia é a Capadócia. Além disso, esta região também é o lugar perfeito para o ciclismo, já que oferece sete rotas especialmente criadas para bicicletas de montanha. A rota do Vale de Güvercinlik ao Museu ao Ar Livre de Göreme parte do Castelo de Üçhisar, famoso pelas suas incríveis vistas panorâmicas, e segue caminho atravessando o Museu ao Ar Livre de Göreme, o Vale de Meskendir e a localidade de Çavuşin. Este vale, também conhecido como o Vale dos Pombos, é famoso pelos seus percursos pedestres rodeados por uma rica vegetação e dá um novo toque à experiência em duas rodas com o arrulhar dos pombos e as suas paisagens pitorescas.

Rota da Via Lícia à praia de Maden

A Via Lícia conta com mais de vinte maravilhas naturais e cidades antigas como Fethiye, Ölüdeniz, o Vale das Borboletas, a baía de Kabak, Kalkam, Kaş, Kekova, Demre, Patara, a montanha de Olympos, Çıralı ou o desfiladeiro de Göynük. Criada especialmente para bicicletas de montanha, a rota da Via Lícia à praia de Madem, no distrito de Kemer de Antália, é um percurso de 18 km que se eleva 1115 metros acima do nível do mar e termina na baía de Madem, um tesouro mediterrânico que oferece diversas atividades, como as caminhadas, a natação, o mergulho, a fotografia e excursões a grutas. Este itinerário também pode ser percorrido a pé.

Istambul Bicicleta - Turquia

Istambul Bicicleta – Turquia

Rota da Casa da Virgem Maria a Éfeso

Visitar esta zona de bicicleta é uma experiência única. Esta impressionante região, que também alberga o maior templo dedicado a Artemisa, começa a rota para bicicletas de montanha e elétricas na Casa da Virgem Maria, a 9 km de Selçuk, e termina na antiga cidade de Éfeso, que data do ano de 6000 a.C., e é um lugar declarado Património da Humanidade pela UNESCO e considerado uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo. O itinerário parte de uma altitude de 414 metros e desce até aos 350 metros em 5 km, levando os ciclistas por uma viagem inolvidável pela história: desde um centro sagrado do cristianismo até uma das cidades mais importantes da antiguidade.

Mugla_-Fethiye - © Turquia

Mugla_-Fethiye – © Turquia

Rotas de Köyceğiz, Ortaca e Dalaman

Em Muğla, o paraíso turístico da Turquia, as rotas de Köyceğiz-Ortaca-Dalamam oferecem um passeio relaxado pela sua incrível natureza. O clima da zona permite pedalar durante todo o ano e a sinalética de orientação está disposta segundo as normas internacionais. Assim, em 2018 criaram-se 22 percursos no âmbito do Eco Trails dos quais 15 estão vocacionados para bicicletas de montanha e sete para elétricas. Alguns dos pontos por onde passam são o centro do distrito de Ortaca, a ribeira Dalamam, a praia de İztuzu ou a praia de Sarıgerme, com bandeira azul, e importantes zonas de desova das tartarugas Caretta Careta.

Rota dos Bosques do Lado Europeu de Istambul

Istambul conquistou todos os seus visitantes durante séculos, atraídos pela sua localização única, como ponto de encontro entre a Ásia e a Europa, as suas extraordinárias vistas do Bósforo e a sua infinita natureza. A Istambul de hoje, destaca-se pela sua história, pela sua cultura e pela sua arte antiga e moderna. Para além das compras e da sua gastronomia de primeira classe, a metrópole oferece rotas dedicadas às bicicletas elétricas e de estrada. Situados nos bosques da parte europeia, os caminhos também abarcam a costa da Anatólia e a Europa ao longo das águas do Bósforo. Desde a margem europeia do Bósforo até ao Bosque de Belgrado, considerado o «pulmão da cidade», os ciclistas podem desfrutar de uma nova perspetiva de Istambul.

Belgrade Forest, Istanbul. Turkey ©

Belgrade Forest, Istanbul. Turkey ©

TURISMO SUSTENTÁVEL

O turismo sustentável também é apoiado pelos estudos do Certificado Bicycle Friendly Acommodation Facilities.
As atividades de turismo em bicicleta da Turquia abarcam algo mais do que rotas. Acelerando os seus esforços por um turismo sustentável, o país implementou no ano passado o Certificado Bicycle Friendly Acommodation Facilities no âmbito dos estudos de sustentabilidade.

Assim, graças a esta certificação, quem quiser obter mais informação sobre este tema poderá ter acesso à mesma antes de viajar para a Turquia. Esta informação estará disponível na página GoTürkiye onde se pode aceder à informação de contacto dos serviços prestados por estas instalações certificadas, atualmente há 17.Foto: Turquia, Antalya_Olympos_Bicycle

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo