Finike - Turquia
Publicado em Junho 1, 2023

Finike, em Antália, foi eleita a 22ª Cittaslow da Turquia

Europa/ Turquia

Na Turquia, Finike, uma das zonas mais populares de Antália, foi designada como ”slow city” por cumprir os critérios sobre meio ambiente, infraestruturas, qualidade de vida urbana, coesão social e hospitalidade. Com esta inclusão, a rede Cittaslow foi ampliada a 22 distritos de 17 províncias da Turquia. Conhecem?

Finike Harbour_Turquia

Finike Harbour_Turquia

O paraíso de férias de Antália: Finike

Apesar do seu pequeno tamanho, Finike é um popular destino turístico no Mediterrâneo devido à sua história, beleza natural e cultura gastronómica. Na Antiguidade, o distrito era conhecido como Phoenicus (Phoinikos) e diz-se que foi fundado pelos fenícios por volta de 500 a.C.

Durante anos, foi um porto a partir do qual Limyra (capital da Lícia) exportava produtos agrícolas. Na zona podemos encontrar vários edifícios históricos e cidades antigas, berço de muitas civilizações ao longo da história. Por exemplo, a antiga Cidade de Limyra e a antiga Cidade de Arykanda é onde podemos aprender mais sobre a história de Finike.

Única pela sua beleza natural, as suas pitorescas baías e as suas praias, Finike tem tudo o que um amante da natureza pode desejar: o desfiladeiro de Gökbük, que oferece diversas atividades, especialmente trekking, ou a gruta de Suluin que chama a atenção pelas suas estalactites, travertinos e poças de diferentes tamanhos.

Além disso, a baía de Andrea Doria, lar das famosas focas do Mediterrâneo. E a baía de Gökliman é uma das belezas naturais mais famosas da zona e oferece opções para diversas atividades como piqueniques e acampar.

Por outro lado, a cultura gastronómica desta localidade oferece aos seus hóspedes experiências gourmet. Esta pequena cidade está repleta de restaurantes onde se pode comer peixe fresco do Mediterrâneo preparado com receitas locais e, simultaneamente, desfrutar de vistas impressionantes. Uma das delícias a provar durante uma visita é a laranja de Finike, famosa em todo o mundo pelo seu aroma e sabor.

Aumenta o número de ”slow cities” na Turquia

A Cittaslow, combinação da palavra italiana “citta” e a inglesa “slow”, significa slow city (cidade lenta). A tendência Cittaslow começou em Itália em 1999 com o objetivo de expandir o movimento Slow Food ao âmbito urbano.

A Cittaslow, que incentiva a viver a um ritmo mais lento e melhorar a qualidade de vida, crê que isto se consegue se preservarmos a estrutura, a arquitetura, as tradições e costumes, a comida local e a identidade histórica originais da cidade.

Esta corrente advoga um novo modelo de desenvolvimento que se expandiu rapidamente por todo o mundo e evoluiu até se converter numa organização internacional à qual podem aderir as localidades. Os membros da Associação Cittaslow devem cumprir 72 critérios em matéria de meio ambiente, infraestruturas e Slow Food e aderir à filosofia das slow cities.

A rede turca começou em 2009 com a inclusão de Seferihisar, um distrito de Izmir, e a lista continua a crescer com a inclusão de novas cidades: Finike, Ahlat, Akyaka, Arapgir, Eğirdir, Foça, Gökçeada, Gerze, Göynük, Güdül, Halfeti, İznik, Kemaliye, Köyceğiz, Mudurnu, Perşembe, Şavşat, Seferihisar, Uzundere, Vize, Yalvaç e Yenipazar. Com a recente inclusão de Finike, deu-se início ao processo para incorporar Elmalı, Demre e İbradı, outros distritos históricos de Antália, na rede Cittaslow.

O Comité Internacional de Coordenação da Cittaslow reuniu-se em Reszel, Polónia, nos dias 14 e 15 de abril de 2023, agregando Finike como novo distrito da Türkiye à sua rede.

Limyra_Turquia

Limyra_Turquia

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo