Fazer o passeio de balão na Capadócia é uma das melhores experiências que guardamos da viagem de 7 dias que fizemos na Turquia. Diz-se que os passeios de balão de ar quente, na Capadócia, começaram surgir nos anos 80 mas ganharam uma importância turística para a região depois dos Primeiros Jogos Mundiais de Ar na Capadócia, que se realizaram em 1997.
Todos os dias, logo que as condições meteorológicas o permitam, pode ver quase uma centena de balões de ar quente. E se as cores dos balões enfeitam os céus, esta é também uma oportunidade única para ver a Capadócia de cima: as suas aldeias em rochas, os vales vulcânicos, as chaminés de fada, etc…
O passeio de balão começa ainda de noite. É verdade! O que custa mais é mesmo levantar de madrugada (por volta das 5h30) para irmos de autocarro até ao local onde estão todos os balões a preparem-se para a subida.
Dão-nos o pequeno-almoço lá, com bebidas quentes para aquecermos, porque faz sempre frio antes do sol nascer.
Assistimos ao “enchimento” do balão, com ar quente, e depois é entrar e subir. À medida que vamos deixando o chão para trás, o sol começa a surgir e dá-nos um espetáculo inesquecível – principalmente se estiver céu limpo!
O balão sobe até 1.500 metros, mas quase nem percebe que ele está a subir, já que vai estar maravilhado a ver toda a paisagem e os balões que estão em seu redor.
O Viaje Comigo teve alguma sorte com a sua viagem de balão apesar de não ter tido céu limpo. No dia anterior ao nosso, os voos tinham sido cancelados por falta de condições meteorológicas. Mas, no dia seguinte teríamos tido o tão esperado céu azul!
Ainda assim existem muita gente que acaba por sair da Capadócia sem conseguir fazer a viagem de balão, porque havia muito vento ou má visibilidade… Os voos são remarcados mas muita gente tem de seguir viagem e acaba por não conseguir… Esta informação é só para estar prevenido, porque normalmente esta região tem boas condições e são raras as vezes que são cancelados os voos.
A PREPARAÇÃO DO BALÃO
O balão está estendido no chão e o compressor é colocado na boca do balão para o encher de ar quente. Só depois é colocado o cesto – que tem divisões dentro, para que as pessoas não andem de um lado para o outro quando estamos no ar – e durante a viagem o maçarico vai lançando o ar quente.
No início são dadas algumas instruções – principalmente a preparação para a aterragem – coisas básicas para se viajar em segurança.
O final do passeio de balão é feito num outro local, onde a aterragem é também uma aventura. O nosso balão conseguiu aterrar perfeitamente em cima do reboque que estava à sua espera, com a ajuda da equipa de terra! Incrível!
O nosso “piloto” do balão disse que era o seu 100º voo! E foram-lhe cantados os parabéns e tudo!
O final da viagem é comemorado com espumante e deram-nos também medalhas de participação. É a altura também em que se fazem as últimas fotografias… depois de algumas dezenas de fotos e vídeos no ar!
Incrivelmente, já viveu uma grande experiência e ainda não são 9 da manhã! 😀
Depois do passeio, é levado de volta para o seu hotel.
Muita gente pergunta se tive medo de voar no balão. A resposta é: não! É uma sensação maravilhosa e ficamos tão deslumbrados com a paisagem que até nos esquecemos que estamos tão alto. Inesquecível!
No dia seguinte, levantei-me mais cedo para assistir ao voo de outras pessoas. Que sorte tiveram com o céu limpo!
Sempre que olhamos para estas fotos quase nem acreditamos que fomos nós que as tiramos. Que estávamos mesmo tão alto e dentro de um balão… A foto não é só uma foto. É agora uma recordação preciosa. Paramos um momento e pensamos: “eu estava dentro do balão! Belisquem me outra vez!”.
INFORMAÇÕES
Empresa com quem fizemos o passeio: SkyWay
Preço: 150€/pessoa
Duração: cerca de uma hora
Nota: como vai de noite e voar alto, vá bem agasalhado!