Na Turquia, Ancara tem sido o lar de muitas civilizações ao longo dos séculos, desde os hititas, os frígios, passando pelos gálatas e até mesmo pelos romanos. Todos deixaram a sua marca na capital da Turquia, uma cidade onde o presente e o passado se fundem para deslumbrar os visitantes.
1. Górdio, uma jóia da humanidade
Em 2023, a cidade de Górdio, no distrito de Polatlı, em Ancara, foi inscrita na Lista do Património Mundial da UNESCO. Habitada por cerca de 4.500 anos, a área de Górdio, a capital política e cultural da Frígia, também foi lar do lendário rei Midas, mitificado pela mitologia grega. Seu túmulo funerário, em forma de montanha, é considerado o terceiro maior do mundo.
2. Na presença do líder imortal, o túmulo de Atatürk
Um dos monumentos mais importantes de Ancara é o Anıtkabir, o túmulo de Atatürk, o fundador da República da Turquia. Localizado em Anıttepe, no coração de Ancara, este mausoléu estende-se por 750.000 metros quadrados. É composto por três seções principais: a Rota do Leão, a Praça da Cerimónia e o Mausoléu de Atatürk, e também abriga o Museu de Atatürk e o Museu da Guerra da Independência.
3. Uma mesquita congelada no tempo
A mesquita Ahi Şerefeddin de Ancara é um dos 21 monumentos do Património Cultural da Turquia inscritos na UNESCO. Esta construção é uma das mais antigas preservadas na Turquia e uma das cinco designadas como Património Mundial sob o título “Mesquitas medievais de pilares e vigas de madeira da Anatólia”.
Este tipo de edifícios exibem o estilo arquitetónico que os turcos trouxeram da Ásia Central até a região de Coração na Idade Média.
4. A cidade velha, a essência de Ancara
A poucos metros da mesquita Ahi Şerefeddin encontramos o Castelo de Ancara, perfeito para desfrutar de uma vista panorâmica da capital. Originalmente construído como uma fortaleza, abriga as antigas casas de Ancara, mesquitas, monumentos e o Museu das Civilizações da Anatólia.
A sua coleção, distribuída em dois edifícios históricos, inclui artefactos únicos da região da Anatólia de diferentes períodos, incluindo o Paleolítico. Em 1997, foi nomeado “Museu do Ano na Europa” e é considerado um dos mais importantes do mundo.
Além disso, é altamente recomendável visitar o Museu Etnográfico, onde você pode conhecer a história política da Turquia e seu primeiro líder após o desaparecimento do Império Otomano, a origem do seu café e da sua ourivesaria.
Para encerrar a tarde, vamos dar um passeio pelos arredores do bairro de Vleiçi, onde você se pode perder pelas ruas estreitas com casas de dois ou três andares feitas de madeira e adobe, tradicionais da região.
5. Quando a Turquia falava latim
Ancara também possui numerosos vestígios da época romana, incluindo a Coluna de Julião, construída em homenagem à visita do imperador romano Juliano (361-363 d.C.) a Ancara. Também é possível ver as Termas Romanas, construídas no século III pelo imperador romano Caracalla, em nome de Asclépio, o deus da saúde, e o Templo de Augusto, assim chamado em honra ao imperador romano.
6. Uma ilha de cultura
A capital da Turquia possui uma área com uma grande oferta de espetáculos. Nela, você encontrará a Ópera de Ancara, fundada em 1970, e a Orquestra Sinfónica Presidencial da Turquia (CSO), uma das mais antigas do mundo, com quase dois séculos de história, e que inaugurou seu novo edifício no final de 2020.
Nesta viagem entre o passado e o presente em Ancara, não se esqueça do CerModern. Localizado numa antiga estação ferroviária dos anos 20, este museu pode abrigar até quatro exposições ou mostras internacionais ao mesmo tempo.