Ankara Kaleici
Publicado em Abril 2, 2024

Descubra os seis segredos de Ancara, Turquia

Europa/ Turquia [ Ankara ]

Na Turquia, Ancara tem sido o lar de muitas civilizações ao longo dos séculos, desde os hititas, os frígios, passando pelos gálatas e até mesmo pelos romanos. Todos deixaram a sua marca na capital da Turquia, uma cidade onde o presente e o passado se fundem para deslumbrar os visitantes.

Cidade Antiga de Gordion - Turquia © Go Turkiye

Cidade Antiga de Gordion – Turquia © Go Turkiye

Cidade Antiga de Gordion - Turquia © Go Turkiye

Cidade Antiga de Gordion – Turquia © Go Turkiye

1. Górdio, uma jóia da humanidade

Em 2023, a cidade de Górdio, no distrito de Polatlı, em Ancara, foi inscrita na Lista do Património Mundial da UNESCO. Habitada por cerca de 4.500 anos, a área de Górdio, a capital política e cultural da Frígia, também foi lar do lendário rei Midas, mitificado pela mitologia grega. Seu túmulo funerário, em forma de montanha, é considerado o terceiro maior do mundo.

2. Na presença do líder imortal, o túmulo de Atatürk

Um dos monumentos mais importantes de Ancara é o Anıtkabir, o túmulo de Atatürk, o fundador da República da Turquia. Localizado em Anıttepe, no coração de Ancara, este mausoléu estende-se por 750.000 metros quadrados. É composto por três seções principais: a Rota do Leão, a Praça da Cerimónia e o Mausoléu de Atatürk, e também abriga o Museu de Atatürk e o Museu da Guerra da Independência.

Anıtkabir, Ancara

Anıtkabir, Ancara

3. Uma mesquita congelada no tempo

A mesquita Ahi Şerefeddin de Ancara é um dos 21 monumentos do Património Cultural da Turquia inscritos na UNESCO. Esta construção é uma das mais antigas preservadas na Turquia e uma das cinco designadas como Património Mundial sob o título “Mesquitas medievais de pilares e vigas de madeira da Anatólia”.

Este tipo de edifícios exibem o estilo arquitetónico que os turcos trouxeram da Ásia Central até a região de Coração na Idade Média.

Ankara Ahi Serafeddin Mosque

Ankara Ahi Serafeddin Mosque

4. A cidade velha, a essência de Ancara

A poucos metros da mesquita Ahi Şerefeddin encontramos o Castelo de Ancara, perfeito para desfrutar de uma vista panorâmica da capital. Originalmente construído como uma fortaleza, abriga as antigas casas de Ancara, mesquitas, monumentos e o Museu das Civilizações da Anatólia.

A sua coleção, distribuída em dois edifícios históricos, inclui artefactos únicos da região da Anatólia de diferentes períodos, incluindo o Paleolítico. Em 1997, foi nomeado “Museu do Ano na Europa” e é considerado um dos mais importantes do mundo.

Além disso, é altamente recomendável visitar o Museu Etnográfico, onde você pode conhecer a história política da Turquia e seu primeiro líder após o desaparecimento do Império Otomano, a origem do seu café e da sua ourivesaria.

Para encerrar a tarde, vamos dar um passeio pelos arredores do bairro de Vleiçi, onde você se pode perder pelas ruas estreitas com casas de dois ou três andares feitas de madeira e adobe, tradicionais da região.

Ankara Kaleici

Castelo de Ankara, Kaleici © DR

Castelo de Ankara, Kaleici © DR

Castelo de Ankara, Kaleici © DR

5. Quando a Turquia falava latim

Ancara também possui numerosos vestígios da época romana, incluindo a Coluna de Julião, construída em homenagem à visita do imperador romano Juliano (361-363 d.C.) a Ancara. Também é possível ver as Termas Romanas, construídas no século III pelo imperador romano Caracalla, em nome de Asclépio, o deus da saúde, e o Templo de Augusto, assim chamado em honra ao imperador romano.

6. Uma ilha de cultura

A capital da Turquia possui uma área com uma grande oferta de espetáculos. Nela, você encontrará a Ópera de Ancara, fundada em 1970, e a Orquestra Sinfónica Presidencial da Turquia (CSO), uma das mais antigas do mundo, com quase dois séculos de história, e que inaugurou seu novo edifício no final de 2020.

Nesta viagem entre o passado e o presente em Ancara, não se esqueça do CerModern. Localizado numa antiga estação ferroviária dos anos 20, este museu pode abrigar até quatro exposições ou mostras internacionais ao mesmo tempo.

Museum of Anatolian Civilizations

Museum of Anatolian Civilizations

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo