É impossível não se ficar apaixonado por esta ilha! Nos Açores, São Miguel é a maior ilha do arquipélago, no meio do Oceano, com cerca de 759 Km de comprimento e 16 Km de largura máxima. A natureza vulcânica dá-lhes uma beleza inigualável e, ao mesmo tempo, em todo o arquipélago, cada uma das nove ilhas tem uma beleza natural distinta. Esta, São Miguel, é conhecida como a “ilha verde” tal é profusão de belezas naturais e tons de verde que a cobrem. As lagoas, nas crateras de antigos vulcões, são dos locais mais bonitos e procurados, como é o exemplo da Lagoa das Sete Cidades, a Lagoa do Fogo, a Lagoa de Santiago ou a Lagoa das Furnas, entre outras. Vamos passear por São Miguel?
Mas, antes que a viagem comece… fique já com este alerta, para gerir as expectativas. Ainda que toda a gente sonhe em ver as lagoas de São Miguel, e procure dias em que o sol espreite – ou que pelo menos o nevoeiro seja tão denso – é muito habitual ir-se visitar a ilha e sair-se de lá sem verem as lagoas, devido ao tempo variável (durante um dia podemos ter as quatro estações) e ao nevoeiro que poderá cobrir esses locais.
E por falar em vulcões e indo diretamente às Furnas… existem vários locais na ilha que mostram em tempo real a raiz destas terras. A ebulição constante, as fumarolas permanentes, por exemplo, no Vale das Furnas e em Ribeira Grande. E há um contraste gigante entre a pedra preta que prolifera mas também nos jardins e parques frondosos e verdejantes.
Sugestão: a primeira visita nesta ilha, deverá começar pela maior cidade e centro do arquipélago, ou seja, Ponta Delgada. As dicas que aqui estão foram de apenas seis dias de passeios pela ilha… sei que há muito mais para visitar e espero um dia voltar para conhecer tudo o resto.
COMO CIRCULAR NA ILHA DE SÃO MIGUEL
A melhor forma de circular na ilha de São Miguel é alugando carro. Além de se poder organizar melhor com o tempo que tem disponível, ou os locais que quer visitar, é a melhor forma de poder rentabilizar o seu tempo. Tente fazer um roteiro dos locais que quer visitar e estruture o seu roteiro mas… também deixe-se levar e, sem muitos planos, vá parar a locais lindos que nem estavam no programa inicial.
Como alugar o carro? Muito fácil! Pode (e deve) fazer a reserva antes da sua viagem de avião, porque existem alturas do ano que os carros de aluguer podem esgotar. Depois, quando sair do avião, ainda dentro do aeroporto pode levantar o carro de aluguer (já o fiz com a Europcar várias vezes), que o vai levar aos pontos mais bonitos desta bela ilha açoriana. No final, deixa-o no aeroporto, antes de dizer adeus à ilha de São Miguel!
E tenha cuidado às vacas quando conduzir. Numa ilha em que há duas vacas para cada habitante é normal elas ocuparem as estradas, enquanto estão a mudar de local de pasto.
NÃO ESQUECER
*
– Está à procura de outros alojamentos para a viagem? Pesquise e reserve aqui
*
COMPRA DE VOOS: Para comprar os voos da viagem, clique aqui
*
– Precisa de um e-Sim para a viagem? Compre aqui online e obtenha 5% desconto com o cupão ViajeComigo – para ficar sempre contactável em viagem.
*
Precisa de SEGURO DE VIAGEM? Ao ir por este link tem, como leitor do Viaje Comigo, 5% de desconto com a Heymondo! Viaje em segurança!
*
O que vai visitar? Marque as atividades online, para não perder tempo nas filas… ou ficar sem o seu lugar! Clica aqui.
*
Queres ter alojamento gratuito, em troca de Trabalho voluntário?
*
Temos uma parceria com a Consulta do Viajante Online que tens, como leitor do Viaje Comigo, 5% de descontos na tua consulta. Basta ir por este link e escrever no cupão de desconto “viajecomigo5” (assim mesmo, com minúsculas).
*
E segue-nos no Instagram, Facebook, TikTok, Pinterest e YouTube.
CURIOSIDADES E LOCAIS A VISITAR EM SÃO MIGUEL
Na Ilha de São Miguel, nos Açores, Ponta Delgada tornou-se cidade, no reinado de D. João III, depois da primeira capital da ilha – Vila Franca do Campo – ter sido devastada pelo terramoto de 1522. Ponta Delgada é uma cidade renovada, que conjuga arquitetura centenária e edifícios modernos. E é aqui que estão concentrados os principais serviços, assim como o aeroporto da ilha e a Universidade. A parte mais renovada de Ponta Delgada está junto da marina. Bares, cafés e restaurantes – assim como lojas com produtos micaelenses – fazem parte das Portas do Mar, projeto arquitetónico inaugurado em 2008. Leia mais, aqui.
– PISCINA NATURAL EM PONTA DELGADA
Em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, nos Açores, em frente às Portas do Mar está uma piscina natural no oceano Atlântico. E é lá que pode ir nadar e mergulhar em segurança. Leia mais.
– IGREJA DE NOSSA SENHORA DA ESPERANÇA, PONTA DELGADA
Na ilha de São Miguel, nos Açores, a Capela Santo Cristo dos Milagres – onde está uma importante peça de arte sacra com o mesmo nome – está dentro do Convento de Nossa Senhora da Esperança. O convento tem fundação quinhentista e no interior, a Igreja de Nossa Senhora da Esperança tem um retábulo em talha dourada, de estilo barroco, decorado com azulejos do mestre setecentista António de Oliveira Bernardes. Leia mais.
– MERCADO DE PONTA DELGADA
Quando estiver em S. Miguel, nos Açores, visite o Mercado da Graça, em Ponta Delgada. Visitar os mercados, das cidades e vilas, é conhecer um pouco da vida dos habitantes locais e também descobrir produtos que, muitas vezes, só ali são plantados e consumidos. No caso do arquipélago dos Açores, descobrem-se muitos alimentos únicos, devido ao seu clima e solos ímpares. Leia mais.
– REI DOS QUEIJOS, PONTA DELGADA
No centro de Ponta Delgada, na Ilha de S. Miguel, nos Açores, está o Mercado da Graça. Mesmo ao lado está a loa do Rei dos Queijos. Leia mais.
– PORTAS DA CIDADE
Edificadas em 1783, as Portas da Cidade estiveram junto do cais a Leste da cidade, e em 1952 foram transferidas para o local atual, na Praça de Gonçalo Velho Cabral. Em 1953 foram classificadas como Imóvel de Interesse Público. Mostram três arcos de volta perfeita e, no centro, o brasão das armas reais e da cidade. Leia mais.
NOUTROS LOCAIS DE SÃO MIGUEL
– LAGOA DAS SETE CIDADES
Como quase todas as lagoas de S. Miguel, nos Açores, a Lagoa das Sete Cidades está situada numa das crateras vulcânicas que formaram esta ilha. Fica na freguesia com o mesmo nome: Sete Cidades. Neste caso, a lagoa é uma só, dividida por uma ponte. Mas, por ter duas cores diferentes, foram-lhe atribuídos dois nomes: a Lagoa Verde e a Lagoa Azul. As imagens quase não precisam de texto para mostrar que este é um cenário de beleza natural único no mundo. A Lagoa das Sete Cidade é o maior lago de água doce dos Açores e é Paisagem Protegida da Rede Natura 2000. Leia mais.
– LAGOA DO FOGO
É a segunda maior lagoa de São Miguel e a mais alta, ocupando 1360 hectares, estando classificada como Reserva Natural. Imagina-se que há 15 mil anos, a lagoa se formou na caldeira de uma vulcão adormecido.
– FURNAS, POVOAÇÃO
Furnas é uma freguesia do concelho da Povoação, na ilha de S. Miguel, nos Açores, e é conhecida pelas suas caldeiras (em permanente ebulição) que nos provam que estamos em terrenos vulcânicos. É também aqui que se fazem cozinhados únicos no mundo. Quando se fala em Furnas, não há como não pensar no cozido à portuguesa. E, mesmo que nem goste muito deste prato, tem de pelo menos provar! Leia mais.
– CHÁ GORREANA, RIBEIRA GRANDE
Sabia que o chá mais antigo da Europa é produzido na ilha de S. Miguel, nos Açores? A Fábrica de Chá Gorreana funciona (sem parar) desde 1883 e já passou por cinco gerações.
É na Ribeira Grande, mais precisamente na Maia, com clima húmido e solo argiloso, que se dá bem a planta do chá: a Camellia Sinensis. Nas redondezas da fábrica, vêem-se linhas de arbustos e só mais próximo se percebe que é a planta do chá. Leia mais.
– CALDEIRA VELHA, RIBEIRA GRANDE
A Caldeira Velha, em Ribeira Grande, na Ilha de S. Miguel, é um Monumento Natural e Regional, fazendo parte da Reserva da Biosfera. Além da sua riqueza natural – e muito exótica – e diversidade da vegetação e fauna, a Caldeira Velha é também muito visitada por quem se quer banhar nas águas quentes e termais, com caraterísticas medicinais.
Leia mais.
– MIRADOURO DE SANTA IRIA
O Miradouro de Santa Iria fica no Porto Formoso, no concelho de Ribeira Grande, na ilha de S. Miguel, no arquipélago dos Açores. Com uma vista deslumbrante para a costa, o miradouro está situado frente à bonita Baía de Santa Iria, a norte da ilha. Leia mais.
– MIRADOURO DO ESCALVADO
Na ilha de S. Miguel, nos Açores, o Miradouro do Escalvado fica na Ponta do Escalvado, na freguesia Ginetes, concelho de Ponta Delgada. Situado a ocidente, no alto de uma rocha escarpada, o miradouro Escalvado oferece uma vista panorâmica sobre o mar e da costa oeste da ilha de S. Miguel. Leia mais.
– IGREJA DE SÃO NICOLAU, SETE CIDADES
A Igreja de São Nicolau localiza-se no vale e freguesia das Sete Cidades, na ilha de São Miguel, no arquipélago dos Açores. Para chegar ao tempo tem um caminho de frondosas árvores, num local muito pacato, onde pode parar para provar a doçaria e queijos locais nos cafés e o cozido (das Furnas) nos restaurantes. Leia mais.
– BATALHA DA LADEIRA DA VELHA
Na ilha de S. Miguel, nos Açores, num alto de um monte está um painel de azulejos, colocado em agosto de 2004. Fica no Miradouro da Santa Iria, na freguesia de Porto Formoso, no concelho da Ribeira Grande. O painel serve para assinalar um acontecimento histórico muito importante que teve as suas repercussões na história portuguesa no século XIX. Leia mais.
– CAPELA NOSSA SENHORA DAS VITÓRIAS
– ESTUFAS DE ANANASES
Fomos visitar uma estufa de ananases e, de facto, estamos sempre a aprender! Nunca tinha visitado uma e ficamos a perceber como são plantados e como crescem estes frutos. Quer visitar plantações de ananases? Marque aqui.
– LAGOA DE SANTIAGO
A Lagoa de Santiago situa-se na Serra Devassa, muito próxima da Lagoa das Sete Cidades.
Chegar à Poça da Dona Beija é viajar por entre as paisagens verdejantes e marcantes da ilha de São Miguel. Localiza-se na freguesia das Furnas e tem águas termais quentes, para os visitantes usufruirem.
– PRAIA DE SANTA BÁRBARA
A maior praia é a de Santa Bárbara e é onde tem maior areal e onde fazem provas de surf e pertence a Ribeira Grande.
– PARQUE NATURAL DA RIBEIRA DOS CALDEIRÕES
– ILHÉU DE VILA FRANCA DE CAMPO
Fica frente à Vila Franca do Campo, e é um ilhéu classificado como Reserva Natural, pela diversidade de espécies de fauna e flora. Só no verão é que tem ligação, feita por barco, a partir da Vila Franca de Campo.
– POVOAÇÃO
É aqui que estão as famosas Furnas, o Parque Terra Nostra e trilhos para ficar a conhecer de perto o ambiente natural da ilha.
ONDE DORMIR / FICAR ALOJADO EM SÃO MIGUEL
Em Ponta Delgada, o Azoris Royal Garden é um hotel muito bem situado na ilha de S. Miguel, Açores. Fica a uma curta distância, a pé, dos locais para visitar de Ponta Delgada – a poucos metros do centro histórico – e a 4 Km do aeroporto, o que é ótimo para quando temos voos muito cedo.
Apesar de ter 193 quartos, o Azoris Royal Garden mantém um ambiente muito acolhedor, desde as áreas comuns aos quartos. Aliás, são vários os cantos e recantos, deste hotel de 4 estrelas, com salas que cruzam a decoração moderna e oriental, e que convidam a desfrutar desses espaços espalhados pelos vários andares.
Entre os quase 200 quartos, o hotel tem uma suite presidencial, 5 suites sénior, 6 quartos triplos, 37 quartos executivos e 144 quartos standard. Tem ainda restaurantes, bares, cabeleireiro, ginásio, Spa e cinco salas para a realização de reuniões e eventos.
Outros hotéis sugeridos por leitores do Viaje Comigo:
– Furnas Boutique Hotel Thermal & Spa
– Pestana Bahia Praia – Nature and Beach Resort
– Santa Bárbara Eco-Beach Resort
– Terra Nostra Garden Hotel
Pode ler sobre os alojamentos nos Açores.
CLIMA NOS AÇORES / SÃO MIGUEL
É possível visitar a ilha e não ver nenhuma das lagoas? É. O clima dos Açores é marcado por uma pequena amplitude térmica e chuva todo o ano, mas mais forte no outono e inverno.
“Todos os dias chove mas todos os dias faz sol também”, diz-me um açoriano que só de olhar para as montanhas me informa que não vou conseguir ver a Lagoa do Fogo. “E já muita sorte teve em ver tão bem a das Sete Cidades e das Furnas”. Acreditei! Nos dias que estive em São Miguel apanhei as quatro estações, mas felizmente chuva só num deles.
Na Lagoa do Fogo, o nevoeiro era tão intenso que molhava. Ficámos uns 20 minutos à espera e sem sucesso. Acabei por vir embora sem conseguir ter o prazer de ver a Lagoa do Fogo, que já tinha visto em fotografias. Fica para a próxima!