Na Ilha de São Miguel, nos Açores, Ponta Delgada tornou-se cidade, no reinado de D. João III, depois da primeira capital da ilha – Vila Franca do Campo – ter sido devastada pelo terramoto de 1522.
Ponta Delgada é uma cidade renovada, que conjuga arquitetura centenária e edifícios modernos. E é aqui que estão concentrados os principais serviços, assim como o aeroporto da ilha e a Universidade. A parte mais renovada de Ponta Delgada está junto da marina. Bares, cafés e restaurantes – assim como lojas com produtos micaelenses – fazem parte das Portas do Mar, projeto arquitetónico inaugurado em 2008.

Centro histórico de Ponta Delgada
Nas Portas do Mar tem também jardins, parque infantil, a piscina natural (grátis) aberta o ano inteiro, e as piscinas com entrada paga, que só estão abertas no verão. É aqui também que está o Pavilhão do Mar onde são realizados eventos – como é o caso do Wine in Azores – e à face da rua estão inúmeras lojas.
A Lagoa das Sete Cidades faz parte do concelho de Ponta Delgada, mas aqui convidámos o leitor a pôr os pés ao caminho e que fique a conhecer o centro da cidade. Passe pelos arcos das Portas da Cidade em direção ao mar e veja o que Ponta Delgada tem mais para visitar.

Frente de mar de Ponta Delgada

Marina de Ponta Delgada
O QUE VISITAR EM PONTA DELGADA
Portas da Cidade
Edificadas em 1783, as Portas da Cidade estiveram junto do cais a Leste da cidade, e em 1952 foram transferidas para o local atual, na Praça de Gonçalo Velho Cabral. Em 1953 foram classificadas como Imóvel de Interesse Público. Mostram três arcos de volta perfeita e, no centro, o brasão das armas reais e da cidade.

Portas da Cidade, Ponta Delgada

Portas da Cidade, Ponta Delgada (noite)
Igreja Matriz de São Sebastião
Foi construída no século XVI com exemplos de gótico tardio, e a fachada principal, com estilo manuelino. Na fachada sul da Igreja estão dois bustos, do rei D. João III e de D. Catarina. Junto à igreja está um museu e arte sacra e, no interior, encontra o altar de Nossa Senhora do Rosário. É classificado como Imóvel de Interesse Público.

Igreja Matriz de São Sebastião, Ponta Delgada

Igreja Matriz de Ponta Delgada
Forte São Brás
O Forte ou Castelo de São Brás – cuja construção começou em 1551 e foi remodelado várias vezes – é um exemplar de arquitetura militar quinhentista e é a atual casa do Museu Militar dos Açores.

Entrada de Forte S. Brás, Ponta Delgada, São Miguel, Açores
Está instalado no Convento de Santo André. Pode visitar coleções de arte sacra e até de brinquedos, tudo relacionado com a história local.

Igreja do Senhor Santo Cristo/ Igreja de Nossa Senhora da Esperança

Igreja do Senhor Santo Cristo/ Igreja de Nossa Senhora da Esperança
Igreja do Senhor Santo Cristo/ Igreja de Nossa Senhora da Esperança
A Igreja do Santo Cristo – também apelidada de Igreja de Nossa Senhora da Esperança – faz parte do Convento da Esperança, onde se venera a imagem do Senhor Santo Cristo dos Milagres. Ambos os monumentos são do século XVI e albergam a conhecida imagem do Senhor Santo Cristo dos Milagres. Reza a lenda que foi o Papa Paulo III que ofereceu, às freiras do convento, a imagem.
Este convento é também conhecido por outra razão: num banco de jardim, onde está uma âncora, ficou assinalado o local onde, em 1891, se suicidou o conhecido poeta Antero de Quental.

Igreja do Senhor Santo Cristo/ Igreja de Nossa Senhora da Esperança

Igreja do Senhor Santo Cristo/ Igreja de Nossa Senhora da Esperança
Igreja de São José
Foi construída nos séculos XVII e XVIII no local onde tinha existido uma ermida. Começou a ser construída em 1709 e apresenta, sobretudo, os estilos maneirista e barroco. Tem anexas as Capelas do Senhor dos Terceiros e de Nossa Senhora das Dores.

Jardim de Ponta Delgada, São Miguel, Açores
Igreja de Todos-os-Santos – Igreja do Colégio dos Jesuítas de Ponta Delgada
No século XVI, mais precisamente em 1591, a Companhia de Jesus chega aos Açores. Um ano mais tarde começa a construção da Igreja do Colégio dos Jesuítas de Ponta Delgada. Com a expulsão dos Jesuítas, em 1760, a igreja ficou sem o seu espólio. Em 1834, foi adquirida ao Estado, por Nicolau Maria Raposo de Amaral, proprietário do Colégio dos Jesuítas, e 139 anos depois os seus herdeiros doaram a igreja à Câmara Municipal de Ponta Delgada que cedeu o espaço para se fazer o Núcleo de Arte Sacra do Museu Carlos Machado (aprovado em 2004).

Monumento ao Emigrante em Ponta Delgada, São Miguel, Açores
Convento e Igreja de Santo André
O edifício sede do Museu Carlos Machado está instalado no antigo Convento de Santo André, primeiro padroeiro da cidade de Ponta Delgada. A história deste imóvel de arquitetura conventual começa na fundação, em 1567, e foi entregue à ordem feminina de S. Francisco, em 1577.
Igreja Paroquial de Nossa Senhora das Neves
Foi construída entre 1472 e 1480. Com o passar dos séculos ficou tão degradada que teve de ser reerguida em meados do século XVIII. As obras continuaram, no século XIX e, atualmente, sobressai o barroco, da primeira metade do século XVIII, as pias de água benta em pedra dos séculos XV e XVI, e uma pintura sobre tábua de S. Cristóvão século (datada dos séculos XVI/XVII), assim como a escultura de Nossa Senhora das Neves.

Rua de Ponta Delgada
O QUE FAZER/PROGRAMAS ESPECIAIS EM PONTA DELGADA
– Jardim Antero de Quental, espaço verde que homenageia o poeta nascido em Ponta Delgada em 1842. Suicidou-se em 1891, no Campo de São Francisco, onde está um banco com uma âncora e a palavra Esperança.
– Casa de Natália Correia, onde nasceu a poetisa portuguesa. Fica na Rua do Monte, na freguesia de Fajã de Baixo. Telefone: (+351) 296 636 139
– Espetáculos no Coliseu Micaelense – agenda aqui
– Piscinas naturais, abertas o ano inteiro, com entrada grátis. Basta levar o fato de banho, entrar e dar um mergulho no mar. Tem local onde trocar de roupa. Num dia em S. Miguel consegue apanhar quase as quatro estações. com sol e chuva. Com sol este é o sítio onde vai querer estar e a água do mar nunca está muito fria.

Vista para a piscina natural – Ponta Delgada

Piscina natural de Ponta Delgada
– Fazer passeios de charrete ou de Tuk Tuk. Passam pelo centro da cidade e dão a conhecer os principais pontos turísticos de Ponta Delgada.

Passeio de Charrete em Ponta Delgada

Passeio de Tuk Tuk em Ponta Delgada
– Pode fazer a pé o centro histórico e descobrir os artísticos grafittis espalhados por vários locais, de artistas nacionais e internacionais.

Grafittis em Ponta Delgada, São Miguel, Açores

Grafittis em Ponta Delgada, São Miguel, Açores
Observação de Cetáceos
São várias as empresas que promovem a observação de cetáceos, ou observação de baleias, como é mais usado. E apesar de se usar sempre o termo “baleias” e estas possam ser avistadas é também possível avistar golfinhos e outros cetáceos, tartarugas, tubarões e diversas aves marinhas. É no verão que se veem mais mamíferos marinhos. As saídas de barcos podem ser canceladas devido ao mau estado do tempo e do mar.

Marina de Ponta Delgada
No arquipélago dos Açores existiu uma antiga tradição de caça à baleia e por isso mesmo existem, ao longo da costa, as torres de vigia, com binóculos, para se avistarem as baleias e se ajudar os marinheiros. Aconselhámos a empresa Futurismo, com loja nas Portas do Mar, para estes passeios (mas também tem outros por toda a ilha).

Futurismo – Ponta Delgada

Mercado de Ponta Delgada
COMPRAS EM PONTA DELGADA
Para fazer compras de produtos locais tem inúmeras lojas no centro histórico, assim como nas Portas do Mar, desde artesanto à gastronomia. Também pode passar pelo Mercado da Graça e pelo Rei dos Queijos que fica mesmo ao lado, com queijos variados, claro, assim como doçaria, conservas e chás, por exemplo.

Pimenta da Terra no Mercado Ponta Delgada
ONDE DORMIR EM PONTA DELGADA
Onde ficar alojado em Ponta Delgada? O Viaje Comigo sugere-lhe vários alojamentos em todo o arquipélago. Leia aqui.
– Está à procura de alojamentos para a sua viagem? Pesquise aqui

Hotel do Colégio, Ponta Delgada, Açores

Jardim de Ponta Delgada, São Miguel, Açores

Ponta Delgada, São Miguel, Açores

Panorâmica da piscina natural de Ponta Delgada e da marina com um navio de cruzeiro