Espetadas de loureiro no carvão - Ilha da Madeira © Viaje Comigo
Publicado em Agosto 28, 2022

Gastronomia da ilha da Madeira

Ilhas/ Portugal [ Madeira ]

Na gastronomia da ilha da Madeira, podem destacar-se algumas iguarias mais locais desde os peixes, as lapas, os milhos fritos, espetadas de carne, o bolo do caco, o bolo de mel…  e muito mais (!), sem falar em todas as suas frutas tropicais! Que também se come com os olhos já o sabemos! Mas, se alguma vez sentiu o cheiro do bolo do caco acabadinho de fazer… sabe do que estamos a falar, quando dizemos que é impossível de resistir.

Bolo do caco © Viaje Comigo

Bolo do caco, Madeira © Viaje Comigo

Bolo do caco © Viaje Comigo

Bolo do caco, Madeira © Viaje Comigo

Milho frito

Milho frito – Ilha da Madeira

– Estás à procura de alojamentos para a tua viagem? Pesquisa aqui

Buscar hotel

Destino
Data de entrada
Data de saida

Precisas de SEGURO DE VIAGEM? Ao ires por este link tens, como leitor do Viaje Comigo, 5% de desconto! Viaja em segurança!

Iati seguros

O bolo do caco (veja a receita, aqui) com manteiga (de alho ou não) é provavelmente o que mais se come, na Madeira… de manhã, à tarde e à noite; sozinho ou a acompanhar uma refeição. Este pão cozido sobre telha quente é tão delicioso que já é exportado para vários locais – e no continente já o encontramos em muitos lugares. Mas, convenhamos, não têm o mesmo sabor!

Carne das espetadas de loureiro

Espetadas de loureiro no carvão – Ilha da Madeira © Viaje Comigo

Espetadas de loureiro no carvão - Ilha da Madeira © Viaje Comigo

Espetadas de loureiro no carvão – Ilha da Madeira © Viaje Comigo

Os filetes de peixe-espada com banana, os bifes de atum com milhos fritos, polvo ou marisco (como as deliciosas lapas, por exemplo), que podem ser acompanhados também com batata doce, são alguns dos exemplos dos pratos típicos do mar nesta ilha.

Mercado Municipal do Funchal - Ilha da Madeira © Foto: Jose Mendes

Mercado Municipal do Funchal – Ilha da Madeira © Foto: Jose Mendes

Mercado dos Lavradores -Funchal- Madeira © Débora Pinto

Mercado dos Lavradores -Funchal- Madeira © Débora Pinto

Por outro lado, os pedaços de carne de vaca em espetadas de pau de loureiro é também uma das mais tradicionais. A sopa de tomate e cebola é outra das iguarias que seduz os visitantes e não só… no meio traz um ovo escalfado e pão torrado a acompanhar.

E, para terminar, claro, o bolo de mel, que aqui publicamos a receita, para que possa experimentar e fazer em casa. As rosquilhas de batata-doce, as queijadas, o pudim de maracujá, as broas de mel, e os rebuçados de funcho são outras doçarias que também se transformam em souvenirs para muitos visitantes. Bom apetite!

Bolo de Mel - Fábrica de Santo António. Foto:Gregório Cunha

Bolo de Mel – Fábrica de Santo António. Foto:Gregório Cunha

A Madeira era grande produtora de açúcar entre os séculos XV e XVI. O açúcar tinha uma qualidade tão elevada, que era chamado de “ouro branco”.

Por isso, há que sugerir que prove a famosa Poncha Madeirense. Esta bebida dos deuses, é confecionada, tradicionalmente, com aguardente de cana-de-açúcar, açúcar e sumo de limão. Com o passar dos anos, apareceram algumas inovações, como Poncha feita com mel, ou Poncha de maracujá. Seja como for, é uma delícia.

E também para beber… não pode faltar o famoso e histórico vinho da Madeira! Pode fazer visitas a produtores e fazer provas e, em setembro, participar nas vindimas e na Festa do Vinho da Madeira. Segundo os especialistas, as castas mais tradicionais para o vinho da Madeira são Sercial, Boal, Verdelho e Malvasia.

Bolo de Mel - Madeira

Bolo de Mel – Madeira

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo