Na gastronomia da ilha da Madeira, podem destacar-se algumas iguarias mais locais desde os peixes, as lapas, os milhos fritos, espetadas de carne, o bolo do caco, o bolo de mel… e muito mais (!), sem falar em todas as suas frutas tropicais! Que também se come com os olhos já o sabemos! Mas, se alguma vez sentiu o cheiro do bolo do caco acabadinho de fazer… sabe do que estamos a falar, quando dizemos que é impossível de resistir.
NÃO ESQUECER
*
– Está à procura de outros alojamentos para a viagem? Pesquise e reserve aqui
*
COMPRA DE VOOS: Para comprar os voos da viagem, clique aqui
*
– Precisa de um e-Sim para a viagem? Compre aqui online e obtenha 5% desconto com o cupão ViajeComigo – para ficar sempre contactável em viagem.
*
Precisa de SEGURO DE VIAGEM? Ao ir por este link tem, como leitor do Viaje Comigo, 5% de desconto com a Heymondo! Viaje em segurança!
*
O que vai visitar? Marque as atividades online, para não perder tempo nas filas… ou ficar sem o seu lugar! Clica aqui.
*
Queres ter alojamento gratuito, em troca de Trabalho voluntário?
*
Temos uma parceria com a Consulta do Viajante Online que tens, como leitor do Viaje Comigo, 5% de descontos na tua consulta. Basta ir por este link e escrever no cupão de desconto “viajecomigo5” (assim mesmo, com minúsculas).
*
E segue-nos no Instagram, Facebook, TikTok, Pinterest e YouTube.
O bolo do caco (veja a receita, aqui) com manteiga (de alho ou não) é provavelmente o que mais se come, na Madeira… de manhã, à tarde e à noite; sozinho ou a acompanhar uma refeição. Este pão cozido sobre telha quente é tão delicioso que já é exportado para vários locais – e no continente já o encontramos em muitos lugares. Mas, convenhamos, não têm o mesmo sabor!
Os filetes de peixe-espada com banana, os bifes de atum com milhos fritos, polvo ou marisco (como as deliciosas lapas, por exemplo), que podem ser acompanhados também com batata doce, são alguns dos exemplos dos pratos típicos do mar nesta ilha.
Por outro lado, os pedaços de carne de vaca em espetadas de pau de loureiro é também uma das mais tradicionais. A sopa de tomate e cebola é outra das iguarias que seduz os visitantes e não só… no meio traz um ovo escalfado e pão torrado a acompanhar.
E, para terminar, claro, o bolo de mel, que aqui publicamos a receita, para que possa experimentar e fazer em casa. As rosquilhas de batata-doce, as queijadas, o pudim de maracujá, as broas de mel, e os rebuçados de funcho são outras doçarias que também se transformam em souvenirs para muitos visitantes. Bom apetite!
A Madeira era grande produtora de açúcar entre os séculos XV e XVI. O açúcar tinha uma qualidade tão elevada, que era chamado de “ouro branco”.
Por isso, há que sugerir que prove a famosa Poncha Madeirense. Esta bebida dos deuses, é confecionada, tradicionalmente, com aguardente de cana-de-açúcar, açúcar e sumo de limão. Com o passar dos anos, apareceram algumas inovações, como Poncha feita com mel, ou Poncha de maracujá. Seja como for, é uma delícia.
E também para beber… não pode faltar o famoso e histórico vinho da Madeira! Pode fazer visitas a produtores e fazer provas e, em setembro, participar nas vindimas e na Festa do Vinho da Madeira. Segundo os especialistas, as castas mais tradicionais para o vinho da Madeira são Sercial, Boal, Verdelho e Malvasia.