O bolo do caco é uma das iguarias da ilha da Madeira e sempre que lá vou é uma autêntica perdição. Este pão de trigo típico é servido como entrada, com manteiga de alho (e salsa picada), ou como acompanhamento das espetadas de carne, por exemplo, que são outra das iguarias madeirenses.
Diz-se que o nome “Bolo do caco” vem do facto de, antigamente, o pão ser cozido num caco de basalto quente – isto porque no século XVI muitos fornos particulares foram proibidos (pertenciam aos reis d ordem religiosas e tinha de se pagar para usar) e isso fazia com que a população arranjasse outras formas de cozer.
A distinção do bolo do caco é incluir, na receita, batata doce, algo que também é muito usado na alimentação na ilha da Madeira.
Mas como é feito o bolo do caco? Numa das viagens à madeira tive a oportunidade de ver um senhor a fazer e a cozer numa barraca na beira de estrada. Comer o bolo do caco ainda morno… que maravilha! Mesmo sem manteiga é bom!
INGREDIENTES
(para 12 pães)
500 gr de farinha
250 gr de batatas doces
20 gr de fermento de padeiro
1 pitada de Sal
Água morna
PREPARAÇÃO
1 – As batatas descascadas são cozidas para fazer o puré
2 – Desfaça o fermento em água (cerca de 150 ml) e adicione também o sal.
3 – Espalhe a farinha numa superfície, abra um buraco no meio e coloque lá a batata doce e o fermento.
4 – Misture tudo e se necessário adicione um pouco mais de água. Amasse cerca de 10 minutos até ficar uma bola.
5 – Deixe a massa fermentar durante 1 a 2 horas.
6 – Coloque a massa em 12 pequenas porções e espalme-as (numa superfície polvilhada com farinha) de forma a que fiquem achatadas.
7 – Deixe descansar uns 15 minutos.
8 – Cozer em chapa bem quente (se não tiver chapa, pode ser numa frigideira anti-aderente), passando bem de ambos os lados.
9 – Pode servir com a típica manteiga de alho. Bom apetite!
Desafio 2017 – #81 Uma fotografia por dia…
Em 2017 tenho este desafio… colocar uma fotografia por dia, aqui no Viaje Comigo, relatando a história que está por detrás da mesma. E o desafio vale também para os leitores que queiram partilhar connosco as suas histórias e imagens!
Veja aqui outras imagens e outras histórias da rubrica “Uma fotografia por dia…”. Boas viagens!