SEO - Search Engine Optimization - Foto: FirmBee Pixabay SEO - Search Engine Optimization - Foto: FirmBee Pixabay
Publicado em Fevereiro 7, 2021

Como usar SEO no meu site / blogue? (Search Engine Optimization)

Workshops

Depois de ter dado as dicas para quem quer criar um blogue, e dinamizado os Workshops de Escrita para Blogues e Workshop de Jornalismo de Viagens, houve informação que me foi solicitada sobre SEO – Search Engine Optimization. Falando de uma forma simples, é o SEO que vai fazer com que o website ou blogue chegue a um maior público e tenha maior autoridade. Porque o SEO está sempre a mudar, também este texto – que tem dicas-base de Search Engine Optimization – vai sendo alterado.

Nota: em todos os workshops de escrita do Viaje Comigo, quando os formandos querem ter ou têm blogues e/ou websites, este tema é sempre abordado.

SEO - Search Engine Optimization - Foto: DiggityMarketing Pixabay

SEO – Search Engine Optimization – Foto: DiggityMarketing Pixabay

O que é muito importante saber: o marketing digital, as redes sociais e os sites estão em constante mudança e, por isso, temos de nos atualizar todos os dias! É verdade, todos os dias há uma mudança qualquer, e temos de estar a par para acompanhar essa evolução. Chamamos-lhe o “algoritmo”, ou seja, uma série de critérios que podem ir mudando porque, como costumo dizer, cada rede quer que nos dediquemos só a ela. Quer mais dedicação de nossa parte.

Nota importante: em 2021 esperam-se mais algumas alterações a nível de SEO. Fiquemos atentos às mudanças.

Blog - Foto: Sophieja23 Pixabay

Blog – Foto: Sophieja23 Pixabay

Costumo dizer, meio a brincar, meio a sério, que mesmo sendo freelancer acabei por ter sempre um patrão a quem tem de dar provas do meu trabalho: o Google! O motor de pesquisa acaba por se tornar meu patrão uma vez que tenho de o manter “feliz”, seguindo as suas regras, e assim aparecer no topo de pesquisas. Para quem tem um site, o seu objectivo é sempre ser lido pelo maior número de pessoas. É sempre bom sinal quando chegamos a mais gente e quando satisfazemos a sede de procura/pesquisa das pessoas na internet.

Trabalhar no computador - Foto: kropekk_pl © Pixabay

Trabalhar no computador – Foto: kropekk_pl © Pixabay

E o conteúdo – vão ouvir isto muitas vezes – é Rei. Porque um bom conteúdo, com qualidade, é o que as pessoas procuram. Senão, vejamos: quando fazemos uma busca na internet estamos a perguntar, aos motores de busca, “onde posso encontrar esta informação”. O Google tem uma série de alíneas onde cataloga toda a informação. Há sites melhores, mais credíveis, e existem outros piores e medíocres. Não são necessariamente estas as categorias. Mas dá para perceberem que o Google tenta manter os que têm boa informação nas primeiras páginas e os medíocres tendem a desaparecer. Isto na teoria, claro! Na prática pode não ser assim!

Mas, então, aposto num bom conteúdo e já está! Será assim tão fácil? Naaaaa! Não é só por terem bom conteúdo que vão conseguir milhares de leitores/visualizações. Às vezes, é bom criar algum buzz sobre o que se escreve, temas fracturantes, que mexam com opiniões, para conseguir uma maior interação do público. Mas, cuidado com temas controversos, que vão mexer com as sensibilidades de muitos… E também porque podemos criar más interpretações ou mal entendidos. Ser controversos também significa aceitar de uma forma “leve” a opinião dos outros. Estás preparad@ para isso? E para moderar comentários menos bonitos?

SEO - Analytics Foto: Lalmch Pixabay

SEO – Analytics Foto: Lalmch Pixabay

Todas as dicas que refiro abaixo, são conceitos básicos de SEO – Search Engine Optimization, que eu própria uso diariamente mas, sublinho, não sou uma especialista desta área! Aliás, basta procurar na internet sobre isto e existem tantas informações que é fácil nos dispersarmos: há quem vá dizer que em vez de apostar só no conteúdo, tem de apostar na promoção. Ou seja, poucos posts mas muito bem promovidos… Ou muitos posts com pouca promoção? Serás tu quem tem de decidir o que funciona melhor no teu caso.

Motores de busca, o que são?
O motor de busca é um programa informático desenhado para procurar palavras-chave, que são inseridas pelo utilizador na internet. Saiba também que existem outros motores de busca, mas o Google é o mais usado a núvel mundial.

Segundo vários estudos, mais de 90% das navegações online vêm da pesquisa em motores de busca e mais de 50% do tráfego vem da pesquisa orgânica.

O algoritmo é um conjunto de atributos que os motores de busca usam para classificar os milhões de informações que existem na internet. Todos sabemos que é cada vez mais difícil perceber o que é conteúdo útil, verdadeiro, etc. o algoritmo vem também “proteger” os leitores de forma a que quem tem bom conteúdo, ou seja, aquilo que os navegadores procuram, seja bem ranqueado e assim vai passar a estar no top das páginas /sites mais procurad@s.

Fazer um bom conteúdo, organizado e atualizado, é um trabalho a tempo inteiro. Além de ter um site com essas características, hoje em dia, é necessário também trabalhar as redes sociais. Mas o SEO é sempre algo a ter muito em conta.

SEO - Search Engine Optimization -

SEO – Search Engine Optimization –

Então, qual a importância de criar conteúdo optimizado – com SEO – Search Engine Optimization? Como consigo isso?

1 – Criar conteúdo de alta qualidade
Criar conteúdo que responda às palavras-chave que os utilizadores da internet procuram.
Quando entram numa página e saem poucos segundos depois, o motor de busca vai receber uma resposta de que o leitor sai pouco tempo depois e não teve tempo para assimilar uma resposta. Por isso, os textos passaram a ser cada vez maiores. Antigamente, um texto com 300 palavras já era suficiente, mas com o tempo foram sendo cada vez maiores (exemplifico melhor mais abaixo, no ponto 9). Mas isso não significa que seja de alta qualidade, certo?
Um texto bem escrito; informação atualizada é sempre muito bem vinda, e algo que seja útil para quem está à procura. É esse o objetivo primordial da internet: encontrarmos o que procuramos. Educação e informações verdadeiras!

Por isso, a relevância é um dos principais fatores do SEO, para ficarmos num posto elevado do ranking.
Ou seja, por muito que haja quem tente contornar o algoritmo, a qualidade do que se escreve e se publica vai ser sempre o mais importante e indo ao encontro dos interesses do público-alvo.

Dica: estudos revelam que visualmente os leitores gostam de infográficos, tabelas, e números.

2 – Classificação do conteúdo
A primeira “pessoa” a quem temos de agradar num site é o Google! 😀 Quem diz o Google, diz outro motor de busca. E o que pedem os motores de pesquisa é que tenhamos o conteúdo de qualidade (já descrito acima), mas também formas de classificar e indexar o nosso conteúdo. Ele tem de “ler” o nosso conteúdo e perceber: este é um site de viagens, com conteúdos de viagens, atualizado, com informações verdadeiras, com links de e para sites igualmente confiáveis.

3 – Palavras-chave
Existem websites que nos ajudam a perceber o que estão as pessoas a procurar na internet. É com essa ajuda que conseguimos chegar às palavras-chave (keywords) que farão com que os utilizadores encontrem as respostas para o que procuram na internet.
Exemplo: imagine que vê que as pessoas procuram muito “restaurantes com take away na cidade do Porto”

3.1 – Então, o teu texto terá primeiro, de ter um titulo que contenha aquela(s) palavra(s)-chave; segundo, deverá conter as mesmas palavras pelo menos no primeiro e/ou segundo parágrafo do texto – e dizem que também deverá ter no último, sendo que esta dica já poderá estar ultrapassada, mas não custa nada tentar.
O teu público-alvo vem procurar isso e encontrará a informação. Porque existirão muitos sites com esses mesmo conteúdo, a grande questão é como te poderás diferenciar. Tudo depende do teu nicho, ou se já conheceres bem a tua audiência e leitores.
– Poderás ter algo mais direto como “Os melhores take aways para brunch, na cidade do Porto”; ou “a melhor comida tradicional nos take aways no Porto”; ou seja, ter de ser imaginativo e criativo. Marketing de conteúdo é isso mesmo: pensar “fora da caixa” e conseguir dar resposta ao que todos pesquisam na internet.

Outra questão: as pesquisas vão mudando muito consoante os meses e mesmo as estações do ano. Outra questão, que vimos no meio da pandemia, é o fator de entretenimento e distração que as pessoas pesquisam.

3.2 – No teu texto, orienta o leitor com chamadas de atenção. Exemplo: ele pode ter ido parar ao teu site porque encontrou, numa pesquisa, “os melhores brunch em take away no Porto”, mas no próprio texto, podes colocar “Não perca também as melhores francesinhas servidas em sua casa”. (Será um Call to Action, com link interno – explico melhor mais baixo).

Reescrever - Free-Photos Pixabay

Computador e café – Reescrever – Free-Photos Pixabay

4 – Parte técnica do website
Existem outros parâmetros que farão com que o motor de busca nos possa amar ou odiar e, neste último caso, passar-nos para as últimas páginas das pesquisas.
Algo que se tornou muito importante é o https! Significa que é um site confiável.
Também importante: o site carrega rápido? Tem demasiados vídeos e fotos com tamanho grande? Isso pode tornar a navegação muito lenta e os teus leitores vão embora, sem paciência, enquanto a página ainda não abriu!
O website está adaptado e é compatível com dispositivos móveis? Isto é super importante, ainda mais porque a tendência inverteu completamente. Hoje em dia, são muitos mais os leitores que pesquisam e navegam na internet através dos seus telemóveis.

5 – Credibilidade
Isto é algo que só o tempo te vai poder garantir. O Google (ou outro motor de busca) vai analisar o conteúdo do teu site, de forma a garantir que o mesmo é de facto verdadeiro e credível. Isso, com o passar do tempo dar-te-á alguma autoridade na área em que estiveres a implementar-te. Ou seja, estás a fazer um canal sobre Maternidade e depois colocas conteúdo sobre Casinos online (fui buscar dois extremos, eu sei!) e por causa disso serás penalizado pelo Google. Tudo terá de fazer sentido.

Informações verdadeiras fazem com que o leitor fique bem informado. Se não tiveres essas informações, coloca links ou citações de sites e instituições com essa autoridade. Ainda no exemplo do site de Maternidade, tu podes dar a tua opinião de como foi amamentar ou até de outras mães chegadas, mas poderás pôr conselhos de médicos e até linkar para sites de saúde como a DGS ou mesmo o Ministério da Saúde. Um exemplo muito simples e direto.

6 – Divulgar
O SEO é importante, sim, mas o divulgar os posts de um site/blogue passam por muito mais hoje em dia. Divulgar o link em redes sociais variadas (e cada uma com seus tiques e manias e algoritmo diferentes), newsletter e até apostar em publicidade para chegar a um público mais vasto.
Marketing, publicidade, parcerias, etc… existem muitas mais estratégia de fazer divulgar o conteúdo.

7 – Títulos, subtítulos e descrição
Certifica-te que o título tem as palavras-chave. Terá de ter menos de 65 caracteres para poder aparecer na maior parte dos motores de busca.

Os subtítulos são também bastante apreciados pelo Google, por exemplo, porque separam os temas e torna-se mais fácil para o leitor encontrar o que precisa. Além de que os subtítulos também poderão ter palavras-chave o que ajudará a que o texto em si tenha maior visibilidade e chegar a um maior número de leitores.

A descrição (meta descrição) terá de ter 160 caracteres, uma bom resumo do texto, para ser bem trabalhado e encontrado.

Nunca pare de aprender -Foto: geralt©Pixabay

Nunca pare de aprender -Foto: geralt©Pixabay

8 – O que é um Call to Action (CTA)
É precisamente escrever/dizer algo que leve a que o leitor tenha uma ação – que é clicar em algo, normalmente que leve a uma compra – mas não só. Por exemplo, estamos num texto sobre as dicas do que visitar em Marraquexe e, a meio do texto, dizemos, não deixe também de ver os tours que saem de Marraquexe para o deserto. Este é apenas um dos exemplo de CTA.
Uma CTA pode ser também simplesmente: inscreva-se no canal.

9 – Tamanho
O tamanho do texto é importante? Sim, se o conteúdo o justificar e se o conteúdo for bom! Assim, há uns anos os motores de busca começaram por dar mais validação a textos que tivessem no mínimo 600 (mil) palavras. Hoje em dia, diria que esse mínimo está perto das mil palavras e a tendência é de crescer. O que não significa que teremos de ter todos os textos com 2 mil palavras! Significa que alguns dos textos, provavelmente os mais importantes do site/ blogue se tiverem esse tamanho serão melhor rankeados. Mas, e nunca é demais frisar… o conteúdo tem de ser bom! Não podemos andar ali a “encher chouriços” e à volta da mesma coisa só para ter muitas palavras. Tem de ser um texto com valor, com conteúdo que de facto seja útil para quem o está a ler e que responda ao que o utilizador da internet procurou!

Foto: Engin_Akyurt © Pixabay

Computador e café – Reescrever – Foto: Engin_Akyurt © Pixabay

10 – Links
Incluir links no texto: internos e externos. Porque darão mais conteúdo e continuidade ao que escrevemos. Ou seja, os links internos terão mais informação em assuntos que são abordados. Por exemplo, estou a escrever sobre as ilhas do Algarve e coloco um link interno para o texto da Ria Formosa.

Ou, poderás colocar um link externo para a wikipédia, para um jornal, ou um canal de televisão, ou seja, para sites com bastante autoridade e reconhecidos. Isso ajudará a dar credibilidade ao que escreves e, também, no caso de estares a falar de algo que não estás completamente à vontade, estás a enviar o leitor para sites reputados.

11 – Imagens
Já falei sobre a necessidade de as imagens não terem tamanhos gigantes para não tornarem o site muito lento.
Todos os artigos deverão ter, pelo menos, uma imagem – e também já falei que existem estudos que mostram que os leitores gostam de infográficos – e essas imagens deverão ter SEMPRE legendas e estas deverão conter as palavras-chave. A procura dos motores de busca vão buscar também as imagens e, muitas vezes, podes ganhar leitores novos a partir das imagens.

Deixo ainda, como sugestão, cinco plugins de SEO para optimizar o conteúdo:
– Yoast SEO
– Plugin do WordPress para SEO
– SEO Press
– Total Cache
– All in One SEO Pack
– Briken Link Checker
Saiba mais.

WORKSHOPS VIAJE COMIGO

Workshops de Escrita para Blogues – online
Workshop de Jornalismo de Viagens – online
Workshop de fotografia para Instagram – online durante o confinamento.
Workshop de Escrita Pessoal (Autoconhecimento e Autodesenvolvimento) com oferta de Estudo Numerológico- online

Escrever no caderno e computador - Foto: TheAngryTeddy ©Pixabay

Escrever no caderno e computador – Foto: TheAngryTeddy ©Pixabay

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo