Foto: yourschantz Pixabay Foto: yourschantz Pixabay
Publicado em Junho 10, 2020

Primeiras dicas para quem está a começar um blogue

Workshops

Aquando do lançamento dos workshops do Viaje Comigo, muita gente me questionava quando eu faria um workshop sobre o início e a construção de um blogue. A parte de informática não é de todo a minha área, e tenho ajuda nesse campo, mas sobre o conteúdo online e redes sociais tenho vindo a aprender a cada dia que passa. É verdade, a cada dia há algo novo para aprender! Para quem é patrão de si próprio, ou seja, para quem vive do trabalho que faz num blogue – seja ele de viagens ou não – o trabalho nunca acaba. A verdade é uma: quem escreve… quer ser lido!

O que implica ter um blogue?
– Conteúdo de textos
– Fotografias
– Redes sociais
– Arranjar a parte técnica do site
– Vídeos
– e muito mais…

Foto: Sophieja23 Pixabay

Foto: Sophieja23 Pixabay

– Pagar por um domínio?
Sim! Se quer tornar o blogue profissional, sem dúvida que sim! A maior parte das pessoas que não compra logo um domínio, e mantém-se por exemplo num blogspot, e depois tem de se adaptar a um novo site, arrepende-se sempre! Nunca ouvi o contrário. Portanto, é necessário decidir o nome do blogue e comprar um domínio. Precisa também de ser um nome que esteja disponível nas redes sociais e que não exista uma marca nacional ou internacional já muito conhecida. Isso poderá ser um problema.

– Faça uma lista do que quer do seu blogue?
Qual é o tema que vai abordar? Qual o púbico a que quer chegar? Não adianta escrever sobre o que não é a sua praia… quais os temas que gosta mais? É preciso passar essa paixão aos seus leitores. Ao passar essa paixão, vai criar uma comunidade: pessoas que se identificam consigo. Que gostam e vêem utilidade no seu trabalho e, por isso, passam a ser leitores diários. A consistência e a perseverança são os dois adjetivos mais importantes para se conseguir ter sucesso no mundo dos blogues. A maior parte das pessoas desiste porque de facto isto de ter um blogue é muito trabalhoso. É preciso gostar (muito) do que fazemos!

– Calendário/Agenda do que fazer
Todos os dias deverá fazer algo para o seu blogue. Pode escrever vários posts e vai agendando e publicando – pode agendar no wordpress, por exemplo.
Antes de ter um ritmo de trabalho, é preciso organizar-se no que tem de fazer. Escrever, escolher e editar fotografias, publicação de textos, redes sociais, etc. Também evita que sintamos que estamos a “perder” muito tempo no blogue e pouco vamos ver feito… Aos poucos a “casa” vai ficando arrumada e o projeto vai crescendo.

Existe algum blogue que você admire – não o design – a nível de conteúdo? Procure algo que veja que é aquilo que quer fazer (veja os pontos fortes e os pontos fracos), mas que depois tenha o seu cunho pessoal.

Escrever ©StartupStockPhotos Pixabay

Escrever ©StartupStockPhotos Pixabay

– Quanto devemos escrever?
Eu diria um texto por dia, no início, para criar um hábito nos leitores. Ou uma vez por semana, se for um texto grande, mas mantenha uma regularidade. Seja constante, o Google gosta disso. No início, faça pelo menos 10 posts que vão ser muito importantes no seu blogue (com mais de 1500 palavras cada um). Um dos mais importantes e que toda a gente (ou quase toda) é do Autor/a ou Sobre Nós.

– Quais os posts mais lidos?
É bom ver sempre quais são os posts mais lidos e porque deve apostar neles sempre e rever outros antigos. O Google adora que atualizemos posts antigos.

– Quais os primeiros posts?
Qual o tema que vai abordar? Viagens em Portugal? Terá de começar pelos destinos em si para depois criar programas. Por exemplo, se vamos fazer um programa de uma semana no norte de Portugal, convém já ter alguns posts com as cidades-destino que vai inserir nesse programa. Os posts devem conter links internos e externos.

– Palavras-chave e formato do texto
O que são palavras-chave?
Qualquer pessoa que quer ter um site de sucesso tem de perceber a importância das palavras-chave (keywords). São elas que descrevem de forma direta o tema do texto que estamos a escrever e que queremos que seja lido por um maior número de leitores.

Pensem em cada vez que procuram algo nos motores de busca (como o Google, por exemplo), que palavras colocam lá? É a partir dessas palavras que vão encontrar o que procuram. Por isso, para que encontrem os vossos textos, lembrem-se de destacar e colocar as corretas palavras-chave.

Ainda não conseguiste perceber como funcionam? Outra forma de perceber de melhor forma é ver as palavras-chave como hashtags que usamos nas redes sociais. Clicamos nelas e vamos dar às imagens, ou mensagens, que versam sobre o mesmo tema.

Mas, então, porque têm assim tanta importância?

Quando escrevemos um texto, queremos que ele chegue a um maior número de pessoas possível. Certo?

Para o texto ser encontrado e preciso que usem as palavras certas sobre o tema central.
Exemplo: vou escrever sobre um guia de uma semana no Vietname. O texto terá de ter, no primeiro parágrafo, aquelas palavras-chave: guia, uma semana, Vietname. É isso que os leitores vão procurar… e vão encontrar.

E as palavras-chave são também importantes para o SEO (Search Engine Optimization – optimização para motores de busca), que fazem com que os sites tenham um bom estatuto nos resultados das buscas. O SEO tem inúmeros parâmetros e as palavras-chave são um deles.

Foto: DiggityMarketing Pixabay

Foto: DiggityMarketing Pixabay

MUITO IMPORTANTE NOS TEXTOS:

– Título deverá ter até 60 caracteres
– Tem de fazer uma boa descrição/sumário do que é aquele texto, até aos 160 caracteres.
– Usar H1, H2 e H3 como entretítulos no meio do texto
– Colocar fotos com a legenda tendo palavras-chave
– Colocar video embed do YouTube
– Colocar links internos e externos
– Texto deverá ser partilhado nas redes sociais para chegar a mais pessoas

– Se é tão trabalhoso ter um blogue devia desistir já…
Não! Se queres mesmo fazer isto, arregaça as mangas e vai com tudo! Vais ter muito trabalho mas o produto final, e saber que temos um projeto nosso, é uma recompensa muito boa!

Convém criar uma lista do que tens de ir fazendo no dia a dia de um blogue:

– Criar posts com utilidade
Como sei que vão ser úteis? Aqueles que procuraste na internet e não encontraste o que querias; ou não estava como precisavas. Sabe também que, no início, pode (e deve) pedir aos amigos para partilharem o seu trabalho.

– Qualidade do texto
O texto tem de ser muito bom! – e o Google analisa a qualidade do conteúdo. Se for para fazer mais um texto simples, mas vale estar quieto. Quando é para fazer um texto bom… caprichem! Com base no que experimentámos, com dicas que não se encontram facilmente; aquilo que todos procuram, mas também aquilo que não se encontra facilmente… É preciso pensar fora da caixa!

– Porque falas sempre no Google??
Porque é um dos maiores (se não o maior deste lado do mundo) motor de busca e de pesquisa online. E é ele que vai decidir se estamos na primeira página de pesquisas ou não. Isso vai, com toda a certeza, influenciar o número de leitores que vão chegar ao teu blogue. Daí que digo sempre, que sou patroa de mim própria mas… faço tudo o que o Google quer!

Foto: FirmBee Pixabay

Foto: FirmBee Pixabay

– Trabalhar o passado
E além de fazer conteúdo novo, tem de ir aos textos já publicados e ir dando uma revisão. O SEO (Search Engine Optimization) passa muito por isso – leia aqui algumas dicas sobre a importância do SEO.

– Rapidez
Na parte técnica do site tenho ajuda. Com tantas imagens publicadas o site começa a ficar lento e… ninguém gosta de esperar para abrir uma página. Tenham atenção a isso, porque podem perder leitores.

– Guest Posts
Faça posts como convidado, noutras páginas, e convide outros blogues ou marcas. Ser sugerido e sugerir outras páginas é também bom para o Google. Na verdade, os webmasters sabem que há forma de comprar links e forma a que o seu blogue seja referenciado em meios grande,s dando maior credibilidade. Nunca o fiz mas sei que criar um buzz em redor do nosso nome/projeto é uma aposta certa… que vai ser mais referenciado, partilhado, etc. e consequentemente mais lido. O problema é que muitas vezes o Google sabe que são links comprados (e vai contra as suas políticas de motor de pesquisa, porque vicia o resultado) e isso vai prejudicar o teu site… cuidado com isso! Mas, os guest posts são sempre uma boa forma de se projetar mais e de trabalhar com mais gente do meio.

– Comentários
Responde sempre aos comentários dos seguidores/leitores. Não adianta quereres ter leitores e seguidores se depois não lhes dás atenção nenhuma. Já tens muitos comentários para responder, no blogue e nas redes sociais? Deixe pelo menos um tempo, por dia ou por semana, para lhes responder. É essa ligação que vale muito para um bloguer.

– Newsletter
Cria um pop up ou uma caixa onde as pessoas se podem inscrever para se juntarem às novidades do teu site em primeiro lugar. Não desanimes quando, na primeira newsletter, 10 pessoas saírem e cancelarem a subscrição. Faz parte do processo. Não abuses também do envio de newsletter, ninguém gosta de ser “bombardeado” com e-mails.

Foto: Lalmch Pixabay

Foto: Lalmch Pixabay

– Redes Sociais
Saibam que cada rede social é um emprego! Aprender a gerir uma; saber como funciona; como podemos crescer (ou seja, compreender o algoritmo); chegar a mais pessoas; etc. Tudo isso em cada uma delas. Se se vão meter em todas as redes sociais saibam que cada uma delas tem a sua especificidade, o seu público-alvo; e poderá ter maior ou menos impacto na leitura do blogue.

Para mim, o mais importante foi sempre o meu site. As redes sociais são importantes, mas lembrem-se sempre que as redes vão e vêm e os blogues ficam para sempre. Também o tráfego que trazem deve ser analisado: quanto tempo gastas com uma rede que te leva 10 leitores num mês? Se calhar a hora que gastas nessa rede podia ter sido melhor aplicada num ótimo texto no blogue que vai agradar ao Google, e que vai colocar o teu blogue na página número 1 das pesquisas. Ou pelo menos é isso que toda a gente quer.

Mas, dizem vocês, “muita gente ganha mais dinheiro nas redes sociais do que com o blogue”. É verdade, mas não é toda a gente. É o mesmo que dizer que todos os jogadores de futebol ganham o que o Ronaldo ganha, quando sabemos que há jogadores profissionais que ganham muito pouco. É verdade que muitos, que têm milhares de seguidores no Instagram, apostaram em boas fotografias e um pequeno texto, e com isso conseguiram a atenção das marcas que lhes pagam para publicar – construíram a sua comunidade, o seu púbico-alvo e têm uma boa interação. Isso aconteceu com poucos, na verdade. Mas tu vais escolher… se estás a ler estas dicas de um blogue… é porque queres apostar bem no teu blogue.

Há uns tempos fiz precisamente um texto sobre como é o trabalho de um blogger de viagens profissional. Lá poderão encontrar muitas dicas de como vai ser o vosso dia a dia se desejarem dedicar-se a isto a 100%. Penso que as dicas que tenho se adaptam a qualquer tema e não só em viagens e também mesmo a blogues mais ou menos profissionais assim como outro tipo de websites.

Foto: WordPress blog © Pixel Creatures

Foto: WordPress blog © Pixel Creatures

Porque vemos empresas a colocarem blogue na sua página de website?
Os sites de muitas empresas são estáticos. Ou seja, foram feitos, foi produzido conteúdo e assim ficou para todo o sempre. A importância que o Google dá a sites dinâmicos – como jornais online, por exemplo – é grande. Daí que muitas empresas contratem escritores (como eu!) para fazerem conteúdos para os seus websites. Por vezes criam um blogue, associado ao site, onde é publicado conteúdo relacionado com o que vendem e que fará com que suba nas páginas do Google.

Há que ter tempo para aprender também! E vou descobrindo sites e outros bloggers que também partilham os seus ensinamentos. Um deles tem o sugestivo nome de “A vida secreta dos blogs” e podem ir ouvindo os podcasts que explicam tudinho (Edson Amorina Jr. e Lívia Bergo) dalgumas coisas que vos falei aqui:
– Algortimo (Texto e Podcast)

– Ferramentas Google: Analytics, Search Console, AdSense, etc (Texto e Podcast)

– SEO (Texto e e Podcast)
Também tem aqui as dicas, em inglês, de um especialista em SEO, o Brian Dean – um guru neste campo e que está sempre a estudar as alterações de SEO (sim, está sempre a mudar… quando achamos que percebemos, ele já mudou de novo).

Ter um blogue também passa por criar uma marca e um marketing pessoal… mas isso vou guardar para um outro post com dicas ou para os workshops personalizados.

Foto: Nunca desista geralt ©Pixabay

Foto: Nunca desista geralt ©Pixabay

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo