Escrever em papel - Foto: DariuszSankowski ©Pixabay
Publicado em Junho 27, 2020

“Viagens na Minha Terra”, o tema para escrita criativa no Nível 2 do WOEB

Workshop de Escrita

9 – Porto de abrigo

Feche os olhos. Imagine que quer viajar. Talvez um lugar que não seja dispendioso, isso seria bom para começar. Um lugar que lhe apresente a possibilidade de se alimentar com pratos deliciosos, diferentes, bem temperados e servidos com simpatia. Um lugar que tenha mar ou rio, tanto faz, desde que possa sentir o conforto de observar a água e acalmar os pensamentos mais agitados.

Continue com os olhos fechados. Imagine agora que está a caminhar por ruas medievais, com roupas coloridas estendidas nas janelas a espalhar um odor floral que os seus sentidos conseguem captar. Enquanto inspira esse odor, escute as vozes de quem passa, uma gente tagarela e que mexe os braços enquanto se exprime. Uma gente que cruza o olhar consigo e sorri.

Por esta altura já deve estar a pensar que é um bom lugar para conhecer. Sinta uma brisa no rosto, uma brisa nem quente nem fria, apenas agradável. Enquanto isso olhe para o guia turístico desse lugar. Imagine lugares com nomes mágicos, daqueles que um bom escritor colocaria nas páginas de um livro cheio de romance e mistério.

E se eu lhe disser que esse lugar existe? Iria até lá? Então visite o Porto, uma das cidades mais envolventes de Portugal. Vá lá e deixe-se guiar pelo seu instinto enquanto se delicia por entre avenidas, ruas e ruelas, enquanto descansa numa das várias esplanadas confortáveis ou restaurantes rústicos ao seu dispor. Saboreie repastos fabulosos enquanto escuta as histórias de quem o atende, e sinta o orgulho dessa pessoa por ser da terra Invicta.

Vai rapidamente perceber que há um rio d’ouro, um Palácio de Cristal, uma casa feita de Música e até um Castelo de Queijo, mas isso são pormenores. O que vai lá encontrar está para além dos guias e dos olhos. Está nos sentidos. Está na magia deste lugar que o vai cativar e aprisionar neste encanto inexplicável. Porque a alma sabe quando se visita um Porto de Abrigo.

Autora: Sara Rial

– THE END –

Continue a ler na próxima página 1 2 3
Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo