No Sri Lanka, em Kataragama há um alojamento que fica muito perto de uma das entradas do Yala Park. O Gem River Edge – Eco Home and Safari é um alojamento simples, composto por vários quartos e tem uma outra área, uma quinta com cabanas, em ambiente mais rural. A propriedade é do cingalês Muna Singha e da esposa, Carla, uma portuguesa que se mudou para o Sri Lanka há vários anos.
Ao todo, o Gem River Edge – Eco Home and Safari acolhe até 18 pessoas, em diversas habitações. O centro do lugar é feito de folhas de bananeira secas, tal como é a tradição local. E foi ali que fizemos as nossas refeições – no Gem River Edge – que são todas vegetarianas e são ótimas. Posso dizer que a comida neste alojamento foi das melhores que já provei e gostaria de repetir a receita do caril de banana que lá experimentei. Divinal!
Cheguei à noite ao local onde ia dormir. Um quarto duplo, com camas cobertas com mosquiteiros. Deixem-se já dizer-vos que estamos no meio do mato e, apesar de todo o conforto das camas, há aberturas em cima das portas e, por isso, muita bicharada acaba por entrar. É importante manter a rede mosquiteira para baixo – nunca fui picada enquanto estava a dormir (mas à noite ponha o repelente de insectos.
Quanto à água do banho: não há água quente! Durante o dia a água poderá aquecer um bocadinho, com os painéis solares, mas nunca chega a ficar mesmo quente. Como o tempo é quente não custa tanta assim, mas se estiver habituado a tomar banho com água muito quente, vai sentir mais. Também não tem televisão, mas tem wifi.
Lembre-se que é um resort ecológico e, por isso, está muito bem integrado num imenso espaço verde colado ao parque nacional mais visitado no Sri Lanka, o Yala. Aliás, a partir do Gem River Edge estará em poucos minutos junto de uma das entradas (Katagamuwa Gate) menos concorridas do Yala, o que é ótimo porque não perde tempo em filas e não há dezenas de jipes (apenas alguns).
Eu fiz um safari no Yala (também lhe tratam de tudo e sai de jipe do resort), com partida de madrugada e tive muita sorte porque vimos elefantes, muitas aves, macacos, javalis, corças, crocodilos e outros répteis e o famoso leopardo também se mostrou, ainda que tenha sido apenas por escassos minutos. Parecia um gatinho a apanhar sol, na beira da estrada.
Usei o Gem River Edge como base e tornei a sair depois do passeio no Yala – depois de uma sesta, porque estava cansada por ter saído de madrugada para o safari – para assistir à puja nos templos de Kataragama. E que foi uma experiência inesquecível!
Os quartos são espaçosos e simples e, além do espaço de refeições que é coberto, existem vários espaços para relaxar, com cadeiras e baloiços. Perfeito para ficar ali a ouvir simplesmente os vizinhos, que são sobretudo animais, como macacos, esquilos e pavões (entre outras aves que não consigo identificar). Pelo menos foram estes que vi!
INFORMAÇÕES
Gem River Edge – Eco Home and Safari
Morada: Keselkoratuwa, Sella Road, Mailagama, Kataragama, 91400 Kataragama, Sri Lanka
Tem bicicletas gratuitas para quem quiser passear pelas redondezas
– Procura outros alojamentos para a sua viagem? Pesquise aqui