Em Pinnawala, no Sri Lanka, o Orfanato de Elefantes é um dos locais mais turísticos do país, já que pode ver estes animais muito perto. Percebi que neste país, caminha-se cada vez mais para uma maior consciencialização e defesa de direitos dos animais, sobretudo dos elefantes. Em tempos – ainda acontece, mas menos casos – os elefantes destruíam muitos campos de cultivo, então existia uma má reação das populações a estes animais, que os tentavam matar. Também eram muito maltratados e vendidos em tráfico de animais.
Então, em 1975, foi criado este parque e orfanato para os proteger. Tenho sempre um misto de emoções quando visito locais assim. Entendo a sua utilidade, protegem-nos, mas mantêm-nos como atrações turísticas… E vamos ver os bebés, na hora de lhes darem de come,r e também é uma atração turística… Sei que precisam do dinheiro para continuarem a tê-los aqui (apara pagar tudo, desde os funcionários aos veterinários), mas não haverá outra forma de funcionamento? Fiquei lá dois minutos e não consegui ficar mais a olhar para as correntes que tinham no chão.
Que eu veja, tratam-nos bem… mas devemos continuar a financiar isto? Fica a sugestão de reflexão.
Um dos elefantes que passaram por mim, na rua, tinha correntes nas patas, e os domadores tinham os picos nas lanças. Dói-me a alma vê-los assim mas, pensando melhor no caso, todos foram resgatados de situações de tráfico e maus tratos e estarão melhor aqui.
E, aliás, apenas um tinha as correntes, mas… Sei que este orfanato é um grande passo na defesa destes animais e no sentido de os proteger. Por isso, um passo de cada vez na defesa dos direitos dos animais é melhor do que nada. E, aqui, estão num habitat natural e com uma certa liberdade. Muito melhor do que os meterem em jardins zoológicos.
E se, em 1975, o parque abriu com cinco elefantes bebés, que foram resgatados, agora são umas dezenas (88 elefantes!) que ali vivem. É possível vê-los nos campos em liberdade, sempre juntos. Foi o local onde mais os gostei de ver e também a refrescarem-se no Maha Oya, com o tratador a dar-lhes banho e eles a deitarem-se nas águas do rio.
Almoçámos aqui perto (mesmo em frente ao parque) no Villa Pinnawala. É um edifício rústico por fora, de madeira e pedra, mas muito moderno no interior, com uns sofás junto das mesas, em vez de cadeiras. Tem até mais aspeto de bar do que restaurante, mas é muito confortável.
Tem a cozinha envidraçada e, por isso, é possível ver lá para dentro e a gastronomia servida mistura a cozinha do Sri Lanka com pratos internacionais e uma apresentação gourmet.
Disseram-nos que o restaurante só tinha três meses de funcionamento e isso explica o tempo de espera que tivemos entre pratos. Aliás, podia ver-se que os próprios funcionários ficavam deliciados a olhar a mestria do cozinheiro, através do vidro. Ainda assim, mesmo com algum tempo de espera, comemos muito bem.
– E sabe como as fezes de elefante se transformam em papel? Saiba tudo aqui.
INFORMAÇÕES
Orfanato de Elefantes em Pinnawala – Sri Lanka
Preços de entrada: cerca de 13,70€/adultos estrangeiros; 6,90€/crianças estrangeiras
Site oficial
Desafio 2017 – #340 Uma fotografia por dia…
Em 2017 tenho este desafio… colocar uma fotografia por dia, aqui no Viaje Comigo, relatando a história que está por detrás da mesma. Veja aqui outras imagens e outras histórias da rubrica “Uma fotografia por dia…”. Boas viagens!