Confesso a minha completa ignorância: não fazia ideia que era possível fazer papel a partir de fezes de elefantes, até no Sri Lanka ter visitado uma empresa que o faz. Só aí percebi todo o processo.
A Empresa Maximus está situada na rua que vai dar rio Maha Oya onde estão alguns elefantes a banharem-se e que pertence ao Orfanato de Elefantes em Pinnawala. Para estar aqui é preciso ter bilhete e, confesso, se não tivesse sido convidada não sei se iria comprar bilhete para esta atração turística.
Um dos elefantes que passaram por mim, na rua, tinha correntes nas patas, e os domadores tinham os picos nas lanças. Dói-me a alma vê-los assim mas, pensando melhor, todos foram resgatados de situações de tráfico e maus tratos e estarão melhor aqui. E, aliás, apenas um tinha as correntes, mas… Sei que este orfanato é um grande passo na defesa destes animais e no sentido de os proteger. Por isso, um passo de cada vez na defesa dos direitos dos animais. E aqui estão num habitat natural e com uma certa liberdade. Boa, Sri Lanka!
É, então, nessa rua que vai dar ao rio, que está a Maximus, empresa com inúmeros prémios internacionais, distinguida pelo seu talento ecológico (reduz o abate de árvores para a produção de papel, por exemplo) em transformar fezes de elefante em… papel.
O primeiro passo é lavar as fezes dos animais, de forma a só ficarem ervas e fibras vegetais que não são decompostas no sistema digestivo do animal. Depois fervem-se as fibras por mais de quatro horas para que o cheiro e a sujidade saiam totalmente e bate-se tudo até ficar uma papa que é a pasta de papel. Depois, seguem-se as etapas totalmente normais para a fabricação do papel: a pasta é colocada em formas e são feitas as folhas de papel – que ficam a secar cerca de 3 a 4 dias.
Mas, o mais curioso é que fazem muitas coisas com papel. Desde os simples postais, blocos e cadernos, a caixinhas de papelão e até bijutarias de papel, com brincos e colares, ou mesmo, com pasta de papel, os elefantes de decoração. É um bom local para fazer algumas compras de recordações nesta loja. Leve já dinheiro cambiado para esta loja (ou alguém das lojas vizinhas poderá ajudá-lo no câmbio).
Nesta mesma rua há muitas lojas com recordações, restaurantes e o Hotel Elephant Park com vista para o rio onde os elefantes se banham.
Saiba mais aqui.
Desafio 2017 – #339 Uma fotografia por dia…
Em 2017 tenho este desafio… colocar uma fotografia por dia, aqui no Viaje Comigo, relatando a história que está por detrás da mesma. Veja aqui outras imagens e outras histórias da rubrica “Uma fotografia por dia…”. Boas viagens!