Cevide - Portugal © Viaje Comigo Cevide - Portugal © Viaje Comigo
Publicado em Dezembro 4, 2017

No ponto mais a norte de Portugal: em Cevide

Norte/ Notícias/ Portugal [ Melgaço/ Uma fotografia por dia... ]

Se tiver de apontar, no mapa de Portugal, o ponto mais a norte do país, vai reparar em Cevide: a localidade conhecida por ser o local mais setentrional do país. Por ser dona dessa localização geográfica, tem também um marco muito especial: uma pedra com o Marco Nº1, que divide Portugal e Espanha.

Marcámos encontro com um dos dinamizadores de Cevide, como ponto turístico. Mário Monteiro cresceu em Cevide e quer fazer deste, um local de memórias da época do contrabando, em que atravessar fronteiras, entre Portugal e Espanha, era muito difícil. Enquanto esperamos por Mário, vemos um cão pastor e as suas ovelhas a passarem. Atualmente, apenas existem seis habitantes em Cevide.

Cevide - Portugal © Viaje Comigo

Indicação para o Marco Nº1 – Cevide – Portugal © Viaje Comigo

Caminhada por Cevide - Portugal © Viaje Comigo

Subida para o Marco Nº1 – Caminhada por Cevide – Portugal © Viaje Comigo

Marco nº1 - Caminhada por Cevide - Portugal © Viaje Comigo

Marco nº1 – Caminhada por Cevide – Portugal © Viaje Comigo

Onde fica Cevide? Pertence ao distrito de Viana do Castelo e sub-região do Minho-Lima, ficando na freguesia de Cristoval, em Melgaço, junto ao rio Minho. Faz fronteira com dois municípios espanhóis: Crecente, na província de Pontevedra, e Padrenda, na província de Ourense.

Partimos da praça de Cevide, para descer o caminho de terra estreito – a caneja – que pertencia antigamente às rotas de contrabando, do que passava clandestinamente entre Portugal e Espanha. Sempre a descer iremos encontrar uma ponte de madeira, mas o marco fica para a esquerda, a subir um pequeno monte (na verdade é uma grande rocha, onde está cravado o marco). Quando lá fui tinha uma placa, colocada por uma organização de um evento de trilhos, que dizia Marco nº 1. Se não fosse Mário Monteiro, acompanhar-nos nesta visita, provavelmente seria bem mais difícil encontrar o marco.

Mário Monteiro e o marco Nº1 em Cevide - Portugal © Viaje Comigo

Mário Monteiro e o marco Nº1 em Cevide – Portugal © Viaje Comigo

Cevide - Portugal © Viaje Comigo

Sim, estava mito frio! 😀 No Marco nº1 – Cevide – Portugal © Viaje Comigo

Não resisto a tirar a fotografia da praxe, de pé no Marco nº 1, mas fico de olhos postos na ponte de madeira que atravessa o rio Trancoso, que desagua ali mesmo à frente, no rio Minho. A vista é muito bonita. Estamos rodeados de vegetação e é um local muito calmo. É certo que a sinalização do Marco Nº 1 devia estar melhor e o acesso ao mesmo também. Aliás, há uma série de ideias que poderão ser desenvolvidas para tornar este local mais conhecido, mais visitado e mais turístico. E, com isso, criar inclusivamente mais emprego numa região que tem vindo a ficar desertificada.

Cevide - Portugal © Viaje Comigo

Ponte sobre rio Trancoso – Cevide – Portugal © Viaje Comigo

Rio Trancoso - Cevide - Portugal © Viaje Comigo

Rio Trancoso – Cevide – Portugal © Viaje Comigo

Atravessámos a ponte de madeira para ficarmos com os pés em Espanha. Na verdade, é a meio do rio Minho que se poderá fazer a fronteira entre Portugal e Espanha mas, basta atravessar a ponte e subir a calçada de pedras, para estarmos já no outro Marco nº 1, mas do lado de Espanha (que fica escondido atrás de umas Alminhas) .

Continuámos a caminhada e Mário Monteiro vai desfiando as suas memórias de miúdo criado em Cevide. De quando atravessava para ir às compras a Espanha e como chegavam muitos artigos pela rota do contrabando. Histórias de carregar tudo a partir do rio que Mário recorda bem, ainda mais porque o seu avô era o dono de uma loja, em Cevide.

Caminhada em Cevide - Portugal © Viaje Comigo

Caminhada em Cevide – Portugal © Viaje Comigo

Alminhas do lado espanhol - Caminhada em Cevide - Portugal © Viaje Comigo

Alminhas do lado espanhol (por detrás está o Marco nº1 espanhol) – Caminhada em Cevide – Portugal © Viaje Comigo

Cevide - Portugal © Viaje Comigo

Junto às alminhas do lado espanhol – Caminhada em Cevide – Portugal © Viaje Comigo

Junto ao marco espanhol está inclusive um local de Alminhas que funcionaria, nos tempos de passagem de barco para a outra margem do Minho, para pedir que tudo corresse bem nessas travessias que eram bem mais perigosas, antes de existirem barragens.

É uma bonita praia fluvial, esta. Rodeada de uma linda paisagem.

Caminhada por Cevide - Portugal © Viaje Comigo

Praia fluvial – Caminhada por Cevide – Portugal © Viaje Comigo

Caminhada por Cevide - Portugal © Viaje Comigo

Barragem da Frieira – Caminhada por Cevide – Portugal © Viaje Comigo

Rio Minho - caminhada por Cevide - Portugal © Viaje Comigo

Rio Minho – caminhada por Cevide – Portugal © Viaje Comigo

Continuámos o passeio e junto da ponte grande, que passa por cima do rio Minho – e onde temos a vista para a barragem -, Mário pára para cumprimentar os vizinhos galegos. Manolo e a mulher já tiveram uma loja, daquelas que vende tudo, mas atualmente está fechada. Apesar do dia de sol, está muito frio e Manolo só coloca a cabeça fora da porta, para nos cumprimentar. Virámos as atenções para a ponte sobre o rio Minho, que é vizinho destes galegos. Daqui conseguimos ver perfeitamente a barragem da Frieira.

Junto de Cevide - Portugal © Viaje Comigo

A cumprimentar os vizinhos espanhóis- junto de Cevide – Portugal © Viaje Comigo

Avançámos na estrada principal e, metros à frente, metemos num atalho, à direita, que nos levará de novo a Portugal. Antes de pormos os pés em território nacional, vemos a bonita a Ecovia que está do lado espanhol. Um percurso de madeira, junto ao rio Trancoso, que explora um local muito rural e muito verde. Infelizmente do lado português nada existe. Ainda há muito para fazer nesta zona fronteiriça.

Ecovia espanhola junto de Cevide - Portugal © Viaje Comigo

Ecovia espanhola junto de Cevide – Portugal © Viaje Comigo

Junto ao antigo posto da Guarda Fiscal, está o rio Trancoso, por onde passavam os habitantes de Cevide, quando iam fazer as compras a Espanha. A ponte original era romana e reza a história que foi dinamitada pelos franquistas, mas cujos pilares ainda comprovam a sua antiguidade.

O antigo posto da Guarda Fiscal é atualmente uma casa privada, mas pode reparar ,do lado espanhol, nos antigos moinhos – que só não conseguiram conservar os telhados, mas que continua de paredes erguidas e com as mós no interior – e que funcionaram durante séculos.

Ponte entre Portugal e Espanha - Caminhada em Cevide - Portugal © Viaje Comigo

Antiga casa da Guarda Fiscal e ponte entre Portugal e Espanha – Caminhada em Cevide – Portugal © Viaje Comigo

Ponte entre Portugal e Espanha - Caminhada em Cevide - Portugal © Viaje Comigo

Ponte entre Portugal e Espanha – Caminhada em Cevide – Portugal © Viaje Comigo

Passámos a antiga Gurda Fiscal e, sempre a subir, vemos do lado esquerdo a capela de Santo António, de Cevide – a capela mais a norte de Portugal – e uns metros à frente estamos de volta ao local de partida para este bonito passeio. Também vai visitar o Marco Nº1 e Cevide? Deixe-nos o seu comentário.

Cevide - Portugal © Viaje Comigo

Capela de Cevide – Portugal © Viaje Comigo

Pode juntar-se à página do Facebook dos Amigos de Cevide – Aqui Começa Portugal.

PS – Ainda junto do Marco Número 1 encontrámos a Cache Mais a Norte de Portugal.

Geocaching em Cevide - Portugal © Viaje Comigo

Geocaching em Cevide – Portugal © Viaje Comigo

Desafio 2017 – #338 Uma fotografia por dia…
Em 2017 tenho este desafio… colocar uma fotografia por dia, aqui no Viaje Comigo, relatando a história que está por detrás da mesma. Veja aqui outras imagens e outras histórias da rubrica “Uma fotografia por dia…”. Boas viagens!

Caminhada em Cevide - Portugal © Viaje Comigo

Quinta da Netinha – Caminhada em Cevide – Portugal © Viaje Comigo

Casas de Cevide - Portugal © Viaje Comigo

Casas de Cevide – Portugal © Viaje Comigo

Marco nº1 - Caminhada por Cevide - Portugal © Viaje Comigo

Marco nº1 – Caminhada por Cevide – Portugal © Viaje Comigo

Cevide - Portugal © Viaje Comigo

Ponte junto à antiga Guarda Fiscal – Cevide – Portugal © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo