Navio Gil Eannes
Publicado em Janeiro 22, 2014

Navio Hospital Gil Eannes, em Viana do Castelo

Miúdos/ Norte/ Portugal [ Viana do Castelo ]

Para quem visita Viana do Castelo, este navio é de visita obrigatória. Tanto miúdos como graúdos ficam deliciados por poderem andar dentro do Navio Hospital Gil Eannes, ou seja, uma embarcação que foi um hospital ambulante pelos mares.

Atualmente acolhe um espaço museológico, com exposições, e onde pode visitar todas as salas equipadas, como quando o navio estava operacional. Mais do que uma lição de história, o Navio Hospital Gil Eannes é também um símbolo da cultura piscatória e da construção naval da cidade de Viana do Castelo.

Navio Gil Eannes

Navio Gil Eannes

Antes de ter este nome, o navio chamava-se Lanheck e transportava carga. Posteriormente, em 1927, já com o nome de Gil Eannes foi adaptado e passou a ser um navio de assistência à pesca e aos barcos que andavam pela Terra Nova. Mais tarde, nos anos 50, é dotado de todos os meios para ser um navio-hospital, com mudanças que permanecem até aos dias de hoje.

Depois de vários anos nos mares, o Navio Hospital Gil Eannes foi resgatado da sucata e regressou a Viana do Castelo em janeiro de 1998. A partir de agosto, desse mesmo ano, ficou aberto ao público e já recebeu, até final de 2013, mais de 647 mil visitantes, em 15 anos.

Em 2014, o Navio vai sofrer profundas intervenções no serviço museológico, com a instalação de um Centro de Interpretação Ambiental e Centro de Documentação do Mar, no âmbito do projeto “Centro de Mar” de Viana do Castelo.

Os trabalhos têm como objetivo a beneficiação e a reabilitação de espaços interiores bem como, o arranjo do convés de madeira.

Navio Gil Eannes

Navio Gil Eannes

O que pode visitar dentro do navio: 

Castelo Central: Casa do leme, Casa da navegação, TSF, Aposentos do Capitão, Aposentos do Imediato e Camarotes dos Telegrafistas;

Convés e Coberta: Barbearia, Cozinha e padaria, Camarotes temáticos, Casa das máquinas, Sala de tratamentos, Consultório médico, Gabinete de radiologia, Sala de exposições temporárias, Exposição de 23 quadros sobre a história da pesca do bacalhau, Sala de espera dos doentes, Enfermaria dos Oficiais e Bloco operatório (sala de operações, sala desinfecção, sala de esterilização, gabinete de análises, RX de emergência);

Convés Superior: simulador de navegação; sala de reuniões com projeção de documentário;

Convés Exterior: Proa do navio e Ré do navio (capela e copas da tripulação).

INFORMAÇÕES

Navio Hospital Gil Eannes, docas de Viana do Castelo
Horário: 09h00-19h00, abril a setembro; 09h00-17h30, de outubro a março
Preço: 2€; crianças até aos 6 anos – grátis
Marcação de visitas a grupos: 258 809 710 ou navio@fundacaogileannes.pt

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo