No distrito mais a norte de Portugal, Viana do Castelo assenta no tríptico: cidade, mar, montanha, mas é mais conhecida como um local de navegadores e pescadores. Já na Era dos Descobrimentos representava um importante ponto de partida para muitos exploradores portugueses, que rumavam para destinos desconhecidos e exóticos.
A tradição vianense está bem presente em alguns conhecidos produtos, como a célebre Louça de Viana, o bordado minhoto e o trabalho em filigrana, onde se destaca o famoso Coração de Viana.
Aconselhamos a percorrer as ruas típicas da cidade, e a Praça da República, para descobrir alguns dos monumentos mais marcantes, como também a história da região.
Pode ainda aventurar-se no Funicular de Santa Luzia para desfrutar, no topo, das belas paisagens sobre a cidade.
Os amantes da natureza podem deleitar-se nas praias, adequadas também a desportos náuticos, como surf ou windsurf, ou no Rio Lima, onde pode dar um passeio de barco ou andar de jet-ski.
A gastronomia vianense convida-o a descobrir os pratos de peixe, principalmente de bacalhau e polvo. Nos pratos de carne, experimente o arroz de Pé Descalço, os Rojões à Moda do Minho, ou um tradicional cozido à portuguesa.
Na doçaria local prove a torta de Viana, as meias-luas de Viana, os biscoitos de Viana e Sidónios. Ah! E também muito conhecidas são as bolas de Berlim do Zé Natário!
1. Castelo São Tiago da Barra
Os primeiros vestígios de fortificação advêm do reinado de D. Afonso III mas o castelo assumiu o aspeto atual nos finais do século XVI graças a Filippo de Terzi, um célebre projetista de edificações militares da altura.
2. Chafariz da Praça da República
Este chafariz foi edificado no século XVI com o propósito de garantir o abastecimento de água potável em Viana do Castelo.
3. Citânia de Santa Luzia
Este castro, situado no Monte de Santa Luzia, revela vestígios de uma aldeia fortificada, comprovando a romanização daquela zona até ao século V. As ruínas estão abertas ao público, estando inclusive equipadas com um Centro Interpretativo.
4. Edifício da Misericórdia e Igreja
Este imponente edifício, comumente conhecido como a Casa das varandas, foi construído em 1589 e representa a arquitetura de influência renascentista e maneirista, com influências flamengas e italianas.
5. Estátua de “Caramuru”
Esta estátua encarna Diogo Alvares Correia, familiarmente chamado de “Carumuru”, um navegador vianense que rumou para o Brasil. Pode encontrá-la na Praça da República.
6. Estátua de Viana
A escultura feminina, em estilo rococó, segurando uma caravela, representa Viana e a sua vocação marinheira. Os quatro bustos simbolizam os “quatro cantos do mundo”, visitados pelos navegadores vianenses. Foi construída no ano de 1774 e encontra-se no Jardim Marginal.
7. Funicular de Santa Luzia
O funicular é considerado, por muitos, a melhor forma de transporte até ao ao Santuário de Santa Luzia enquanto aprecia a paisagem. Destaca-se por ser a viagem funicular mais longo do país (6/7 minutos) e por funcionar a contrapeso, isto é, quando uma carruagem desce, faz subir a outra, cruzando-se ambas a meio do trajeto.
8. Igreja da Matriz/Sé de Viana
Esta igreja foi erigida nos inícios do século XV e apresenta caraterísticas de arquitetura românica e estética gótica.
9. Museu da Ourivesaria Tradicional
Este museu pretende dar a conhecer ao público a história do ouro na região, através de peças representativas de Viana.
10. Museu de Santa Luzia
Em frente à Basílica de Santa Luzia, no Monte Santa Luzia, encontra este museu de arte sacra que incide, principalmente, em relíquias da antiga igreja de Santa Luzia e lembranças da irmandade devota à Santa.
11. Museu do Traje
O Museu do Traje conta a história dos conhecidos trajes de Viana através da exposição permanente “ A lã e o linho no traje do Alto Minho”, e ainda através de outras exposições temporárias sobre a temática.
12. Museu Municipal (de Artes Decorativas)
A coleção deste Museu inclui valiosas peças de Louça de Viana, de arte sacra, azulejaria portuguesa e hispano-árabe, desenhos, pinturas e também mobiliário indo-português do século XVIII.
13. Navio-hospital Gil Eannes
Esta embarcação serviu, durante muitos anos, como navio-hospital dos pescadores portugueses de bacalhau que navegavam pelos mares da Gronelândia. Atualmente, é um Núcleo Museológico, aberto ao público, que conta as histórias outrora vividas em alto mar e ainda funciona como Pousada da Juventude.
14. Ponte Eiffel
Esta ponte sobre o Rio Lima, inaugurada em 1878, está assente em pilares de granito e toda a sua estrutura metálica (mais de mais de 2.000.000 Kilos de ferro) foi feita nas oficinas da Casa Eiffel
15. Teatro Municipal Sá de Miranda
O principal espaço cultural da cidade foi construído nos finais do século XIX revela elementos neoclássicos. Nele encontra uma pintura a fresco de João Baptista Rio.
16. Igreja São Domingos
Datada do século XVI (edificada entre 1566 e 1576) esta igreja é o que resiste do antigo convento de Santa Cruz.
17. Capela do Palácio dos Malheiros Reimões ou Capela das Malheiras
O nome advém do apelido da família proprietária: os Malheiro Reimão. O edifício é tido como um exemplar da arquitetura rocócó portuguesa.
18. Templo/Santuário de Santa Luzia
Este santuário cativa pela sua beleza imponente, pelo valor simbólico-religioso e, claro, pelas vistas deslumbrantes. Deste ponto, da montanha de Santa Luzia, pode captar Viana no seu esplendor, desde a serra, ao rio, até ao mar.
19. Onde ficar em Viana do Castelo?
Descubra as propostas do Viaje Comigo para ficar alojado em Viana do Castelo. Saiba tudo aqui.
20. Onde comer em Viana do Castelo?
O Viaje Comigo tem as suas sugestões de restaurantes onde tem de provar as iguarias de Viana do Castelo. Leia aqui as nossas propostas.
Texto: Rafaela Santiago