A Catedral de Orléans (ou Orleães) – Catedral Sainte-Croix – fica no centro de França, no Vale do Loire, e a sua história conta-se também a par da história de Joana d’Arc. Foi construída entre 1278 e 1329 e entre 1601 e 1829, depois de ter sido parcialmente destruída em 1568.
Antes disso, diz-se que a primeira igreja terá sido construída neste local no ano de 330. Esta igreja primitiva também continha um pedaço da Verdadeira Cruz, que foi descoberta em Jerusalém por Santa Helena, mãe do imperador Agostinho.
A também chamada de Basilique Cathédrale Sainte-Croix d’Orléans é a uma catedral de estilo gótico,com bonitos vitrais que contam episódios da história francesa, nomeadamente de momentos que envolvem Joana d’Arc – há também uma estátua branca e sino que tem o seu nome.
Segundo reza a história, a heroína Joana d’Arc esteve nesta catedral a 2 de maio de 1429, quando existia o cerco à cidade de Orleães.
Números da Catedral de Orleães:
– A catedral tem 140 metros de comprimento
– Tem 5 naves
– Largura interna total da nave: 40 metros
– Largura interna no transepto: 53 metros
– Largura externa no transepto: 65 metros
– Largura da fachada: 53 metros
– A altura abobadada é de 32 metros
– Ambas as torres elevam-se a 88 metros de altura
– Pináculo: 114 metros.
Oficialmente inaugurada a 8 de maio de 1829, 400 anos após a libertação de Orléans por Joana d’Arc, o imponente edifício gótico foi classificado como um Monumento Histórico em 1862.
Além do seu Coro, as fachadas transeptais homenageiam a glória de Luís XIV exibindo o seu lema e seu Sol. As pequenas capelas foram esculpidas no século XVIII pelo artista Jules Degoullons.
Na fachada ocidental qdestacam-se as suas pedras ornamentadas, torres de 88 metros de altura e três rosáceas. O ponto mais alto da catedral, a torre do sino, atinge uma altura de 114 metros.
No interior, a Catedral de Orleães segue um desenho clássico com uma nave principal, corredores laterais, um transepto e uma secção de coro.
Desafio 2017 – #314 Uma fotografia por dia…
Em 2017 tenho este desafio… colocar uma fotografia por dia, aqui no Viaje Comigo, relatando a história que está por detrás da mesma. Veja aqui outras imagens e outras histórias da rubrica “Uma fotografia por dia…”. Boas viagens!