Susana Ribeiro na Casa Carmenere - San Pedro Atacama - Chile © Viaje Comigo Susana Ribeiro na Casa Carmenere - San Pedro Atacama - Chile © Viaje Comigo
Publicado em Junho 27, 2020

Onde dormir em San Pedro de Atacama, Chile: Casa Carmenere

Alojamento/ Américas/ Chile [ Atacama ]

Onde ficar alojado em San Pedro de Atacama? Como fui sozinha, nesta viagem, fiz questão em escolher um lugar onde me sentisse em casa e não podia ter escolhido melhor: a Casa Carmenere. A minha estadia no Chile foi cortada pela pandemia da Covid-19 e foi nesta casa que consegui encontrar a tranquilidade e apoio que precisava. Todos os dias tinha tours pelo Deserto do Atacama, mas foi aqui que fiz a maior parte das minhas refeições.

Susana Ribeiro em San Pedro Atacama - Chile © Viaje Comigo

Susana Ribeiro em San Pedro Atacama (mural perto da Casa Carmenere) – Chile © Viaje Comigo

A Casa Carmanere é uma casa simples – como todas em San Pedro de Atacama – que quase passa despercebida não fosse o portão vermelho. É mesmo uma casa, com sala, cozinha, e com uma série de quartos: alguns duplos, de casal, e também com beliches femininos. masculinos e mistos. Consegue-se arranjar aqui alojamento a partir de 10 euros – mas, além de ser barato, o melhor da Casa Carmenere é sentirmo-nos em casa e rodeados de pessoas boa onda.

Casa Carmenere - San Pedro Atacama - Chile © Viaje Comigo

Casa Carmenere – San Pedro Atacama – Chile © Viaje Comigo

Na primeira noite, cheguei à vila e havia um corte de luz. Estavam às escuras a preparar o jantar: uns burritos feitos com amor. Esta é a casa onde fica gente do mundo inteiro. Provavelmente não ficam tanto tempo quando eu. Eu fiquei uma semana a fazer tours com a Fui Gostei Trips. Todos os dias tinha uma atividade nova e fazia uns 10 a 15 minutos a pé para ir ao centro de San Pedro. Era o meu exercício físico, para queimar as calorias da empanadas que comia na rua Caracoles, no centro de San Pedro.

Casa Carmenere - San Pedro Atacama - Chile © Viaje Comigo

Cozinha da Casa Carmenere – San Pedro Atacama – Chile © Viaje Comigo

Casa Carmenere - San Pedro Atacama - Chile © Viaje Comigo

Gato na Casa Carmenere – San Pedro Atacama – Chile © Viaje Comigo

A maior parte dos dias, tinha almoço incluído nos tours e por vezes pequeno-almoço: iam buscar-me de manhã à casa. Ao final do dia voltava a pé. Se fizesse amizades nos tours, o que era o mais certo, íamos jantar e beber uns copos nos bares de San Pedro. Mas, mesmo que fosse para a Casa Carmenere, a festa estava sempre à minha espera. Não havia noite em que não houvesse música e convívio. Ou seja, o local perfeito para quem viaja sozinho. Se é daqueles que gosta de muito silêncio para dormir, talvez este alojamento não seja o indicado para si.

A cozinha está sempre à disposição para quem a quiser usar, desde que deixe tudo como encontrou: com a louça lavada. Nos primeiros dias, fiquei alojada num quarto, a dividir o quarto de banho; mas depois fiquei num quarto triplo só para mim e com casa de banho privada. Perfeito! Paguei mais mas era o ideal para ter a minha privacidade e para conseguir trabalhar.

Casa Carmenere - San Pedro Atacama - Chile © Viaje Comigo

Gatos na Casa Carmenere – San Pedro Atacama – Chile © Viaje Comigo

Casa Carmenere - San Pedro Atacama - Chile © Viaje Comigo

Jantar na Casa Carmenere – San Pedro Atacama – Chile © Viaje Comigo

Ainda tentei trabalhar nas mesas da entrada da casa, mas era aí que fazíamos o convívio e não conseguia ser verdadeiramente produtiva, confesso. Os bancos corridos e a mesa eram o meu local preferido da casa, onde tantas vezes fui cumprimentada pelos donos da casa: os gatos Lola e os outros que lá andavam. Mas o Luis é o verdadeiro anfitrião, que nos trata a todos como filhos e membros da família. Já estava eu em Portugal, depois dos voos, no meio da pandemia, e ainda me enviava mensagens a perguntar como estava tudo pelo meu país. Infelizmente o Chile demorou muito a sair da quarentena obrigatória e o turismo no Atacama (e noutros locais, claro) parou completamente durante meses.

Casa Carmenere - San Pedro Atacama - Chile © Viaje Comigo

Decoração no quarto da Casa Carmenere – San Pedro Atacama – Chile © Viaje Comigo

Como está dividida a Casa Carmenere? No interior temos a sala, com sofá e televisão, a cozinha, uma sala de refeições onde estão dois frigoríficos. Se tirarem cervejas do frio deixem o dinheiro. Tem ainda uma parte de fora, tipo pátio, com uma rede, perfeita para relaxar durante as tardes quentes. São a altura do dia mais tranquila. Lembre-se que esta é uma casa do deserto, por isso, é bastante simples e o pátio é parco em plantas.

INFORMAÇÕES

Casa Carmenere
Morada: San Pedro de Atacama, Chile
Falem comigo para vos dar o contacto direto dos donos da casa – geral@viajecomigo.com

– Está à procura de alojamentos para a sua viagem? Pesquise aqui

Buscar hotel

Destino
Data de entrada
Data de saida

Casa Carmenere - San Pedro Atacama - Chile © Viaje Comigo

Quarto na Casa Carmenere – San Pedro Atacama – Chile © Viaje Comigo

Casa Carmenere - San Pedro Atacama - Chile © Viaje Comigo

Sala na Casa Carmenere – San Pedro Atacama – Chile © Viaje Comigo

Casa Carmenere - San Pedro Atacama - Chile © Viaje Comigo

Gato no sofá na Casa Carmenere – San Pedro Atacama – Chile © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo