Tal como faço em vários locais, quando estive em Orléans, em França, em julho de 2017, embarquei no espírito da cidade e juntei-me aos locais, desfrutando dos restaurantes do centro histórico. Só fiquei por lá pouco mais de 24 horas mas já deu para conhecer muita coisa e experimentei dois restaurantes.
Mas, tudo começa com umas bebidas, antes do jantar. No centro histórico, onde muitas casas conservam os traços de história, com as traves de madeira à vista, há muitos bares onde, no final do dia, os habitantes locais se reúnem para beber uns copos, petiscar algo e conviver com os amigos.
Fomos ao Le Becs A Vin (Place du Châtelet, nº 8), um espaço muito familiar e acolhedor, para um copo de vinho da região e algo para petiscar. Depois, a uns minutos a pé, encontrámos o restaurante que queríamos experimentar.
O Oh Terroir é um espaço de Fast Good (rápido e bom) na Rue des Halles, número 3. Brinca com as palavras mas não com a comida que, garantem, é toda vinda de produtores da região. O serviço é rápido, ao balcão, e leva tudo já no seu tabuleiro para a mesa. Tem propostas biológicas, vegetarianas, vegan, etc. Há de tudo para todos. Quando entra, faz o seu pedido num ecrã táctil e quando chega ao balcão já estarão a preparar o seu pedido.
Aliás, antes de chegar ao balcão vai ter, à sua esquerda, as sugestões de sobremesas. Todas caseiras e também com produtos locais e biológicos – também tem sem lactose. São uma perdição! Pode comer lá ou levar para onde quiser. Experimentei o hambúrguer, com batatas fritas e quem me acompanhou comer uma massa com queijos. Também vi uma salada com frutas, presunto e sementes, que tinha muito bom aspeto.
No dia ao almoço procurei um restaurante de crepes. Adoro! Encontrei a Creperie Bretonne (na Rue de Bourgogne, 242-244), com um ambiente muito acolhedor, cheia de antiguidades no interior. Como estava um bonito dia de verão, fiquei na esplanada, onde já estavam mais clientes.
Escolhi a galettes (crepe salgado) de queijo e fiambre (é um dos mais simples) que gosto bastante. Era gigante e estava muito bom! Geralmente vem com manteiga, mas só coloco um pouquinho para não ficar muito gorduroso (afinal já tinha queijo).
– Saiba mais sobre o que visitar em Orleães, aqui.
– Procura hotéis em Orleães? Pesquise aqui