Na rubrica “A Cidade Vista Por Dentro”, o Viaje Comigo convida locais a darem as suas sugestões. Quem melhor, do que quem lá vive, pode dar as melhores dicas? Desta vez pedimos à brasileira Larissa Andrade, do blogue “Esto es Madrid, Madrid!”, que mora desde 2011 na capital espanhola, que nos dissesse quais os seus 8 sítios preferidos. E aqui estão eles! Boa viagem por Madrid!
As 7 coisas que eu mais gosto em Madrid
A Espanha é o segundo país do mundo que mais recebe turistas e grande parte deles passa por Madrid, cidade conhecida pelos seus museus, arquitetura e gastronomia. Como moradora da cidade (e completamente apaixonada por ela), eu também gosto de tudo isso, mas acho que há muitos outros lugares que os turistas devem descobrir e que revelo neste post! Quer viajar comigo para Madrid?
1- Parque do Retiro
O Parque do Retiro é um must see em Madrid, porque é um dos maiores e mais bonitos parques da cidade, além de estar numa região central, o que faz dele o ponto de encontro de todos os públicos, dos esportistas às famílias.
O Retiro surpreende os turistas porque vai muito além de árvores e grama verde. Nele, é possível encontrar uma biblioteca, um jardim de rosas, um centro de exposições, um palácio de cristal e até mesmo um lago onde é possível passear em barquinhos! Passeio gratuito para todas as idades.
2- Matadero
O nome pode até assustar os desprevenidos, mas tem uma explicação: o centro cultural Matadero foi um antigo matadouro e mantém até hoje parte da sua arquitetura original. Por aqui, você vai encontrar exposições, obras de teatro, uma sala de cinema especializada em documentários e um espaço dedicado à literatura, além de bar e cafeteria.
Com seu amplo espaço, o Matadero é um passeio imperdível especialmente no verão, quando há muitas atividades ao ar livre.
3- Lavapiés
O bairro mais multicultural de Madrid vem se tornando também o mais criativo quando o assunto é street art. Diversos artistas, das mais distintas nacionalidades, transformam as paredes dos estabelecimentos e edifícios de Lavapiés em um verdadeiro museu a céu aberto. Passear pelas ruas de Lavapiés te fará sentir em várias partes do mundo e você poderá provar comida indiana, depois dançar ao som da música brasileira e terminar a noite em um bar africano.
4- Mercados municipais
A gastronomia espanhola é uma das mais aclamadas do mundo e uma boa maneira de prová-la é visitando os mercados municipais, que vêm sendo reformados e ganhando novos usos, misturando comércios tradicionais e novos negócios. Há vários pela cidade, mas recomendo o San Fernando e San Antón, onde dá para encontrar tapas e vinhos deliciosos.
5- Círculo de Bellas Artes
Instalado em um dos edifícios mais icônicos da cidade, o Círculo de Bellas Artes é um centro cultural que oferece principalmente exposições. Mas o grande destaque dele é seu terraço, no último andar, que oferece uma belíssima vista da cidade e onde funciona um bar. É uma ótima opção para os dias mais quentes!
6- Domingo em La Latina
O bairro de La Latina é um dos mais tradicionais de Madrid, ou castizo, como se diz por aqui. Se você irá passar um domingo na cidade, não deixe de passar pelo mercado de rua do Rastro, onde é possível encontrar de tudo. Depois, nada melhor que “tapear” pelas dezenas de bares instalados no bairro.
7- Templo de Debod
Um pedaço do Egito mora no centro de Madrid! O Templo de Debod, construído no século II a.C., foi doado pelo governo egípcio à Espanha 22 séculos mais tarde. Além de ser bonito por fora, ele pode ser visitado por dentro de maneira gratuita.
Além disso, o Templo está instalado dentro do Parque del Oeste, de onde é possível ter uma bonita vista do Palácio Real e da Catedral da Almudena. Como o parque está em uma região alta da cidade, é um dos lugares favoritos dos madrilenhos para ver o pôr do sol.
8- Museus
Mesmo quem não é tão fã de museus, não consegue resistir aos de Madrid! O Museu do Prado, Museu Reina Sofía e o Thyssen-Bornemisza formam o Triângulo das Artes no Paseo del Prado e recomendo passar por um deles. Meu favorito é o Reina Sofía, onde é possível apreciar obras de Dalí, Miró e Picasso, incluindo “Guernica”, uma das pinturas mais famosas do século XX.