angkor-wat-temple-© sharonang:Pixabay
Publicado em Janeiro 25, 2023

Dicas e mapas: viajar para o Camboja

Ásia/ Cambodja

Praias paradisíacas, riqueza cultural, população acolhedora e o maior complexo de templos já construídos, os templos de Angkor… Estes são apenas alguns dos pontos que atraem muitos visitantes ao Camboja.

Este país do Sudeste Asiático faz fronteira com a Tailândia a noroeste, com o Laos a nordeste, com o Vietname a leste e com o Golfo da Tailândia a sudoeste. Frequentemente integra o circuito Laos – CambojaVietname, mas vale uma visita por si só. Vamos mostrar-lhe porquê!

Angkor Wat - Siem Reap - Camboja © Viaje Comigo

Angkor Wat – Siem Reap – Camboja © Viaje Comigo

Angkor Wat - Siem Reap - Camboja © Viaje Comigo

Angkor Wat – Siem Reap – Camboja © Viaje Comigo

HISTÓRIA DO CAMBOJA

Por muito pacífico que sempre tenha sido, o Camboja não conseguiu evitar envolver-se na Guerra do Vietname. Em 1944, o Camboja proclamou a sua independência, embora só a tenha conquistado totalmente em 1953 e, nessa altura, tentou manter a sua neutralidade face à guerra.

No entanto, os vietnamitas utilizavam o território vizinho para abastecer as forças que operavam no Sul do Vietname (passavam regularmente pelo Camboja através da famosa trilha de Ho Chi Minh), o que o obrigou a envolver-se na guerra.

Angkor Wat - Siem Reap - Camboja © Viaje Comigo

Angkor Wat – Siem Reap – Camboja © Viaje Comigo

Em 1970, os EUA bombardearam grande parte do país. Em 1976 foi proclamada a República Democrática do Camboja e no ano seguinte, o Partido Comunista do Camboja (Khmer Vermelho) foi oficialmente reconhecido como o corpo governativo do país. A partir daí o país passou por um período de muitos conflitos, miséria, doenças, fome e genocídio, praticado pelo regime.

Koh Rong Sanloem - Camboja © Viaje Comigo

Koh Rong Sanloem – Camboja © Viaje Comigo

Finalmente em 1991 foi assinado um acordo de paz sob os auspícios da ONU (Organização das Nações Unidas). A partir desse momento, o país começou a reerguer-se e a desenvolver-se economicamente.

– Estás à procura de alojamentos para a tua viagem? Pesquisa e reserva aqui

Buscar hotel

Destino
Data de entrada
Data de saida

Precisas de SEGURO DE VIAGEM? Ao ires por este link tens, como leitor do Viaje Comigo, 5% de desconto! Viaja em segurança!

Iati seguros

E segue-nos no Instagram, Facebook, TikTok, Pinterest e YouTube.

Mapa do Camboja ©

Mapa do Camboja ©

Mapa do Camboja ©

Mapa do Camboja ©

Algumas tradições do Camboja

  • Danças tradicionais

Algumas das danças mais tradicionais e antigas do Camboja, tornaram-se Património Oral e Imaterial da Humanidade, da UNESCO. Uma das mais notáveis é o Royal Ballet of Cambodia.

  • Bokator , arte marcial do Camboja

Esta arte marcial parece-se com o Kickboxing e era usada pelos soldados.

  • Moda no Camboja

O tipo de vestimentas difere conforme a casta e classe social da pessoa. É também muito curioso ver que mesmo num clima tropical e bastante quente, muitos cambojanos (principalmente as mulheres) usam várias peças de roupa. Isto acontece para se protegerem do sol, já que a pele branca faz parte do padrão de estética do povo cambojano.

Lazy Beach - Koh Rong Sanloem - Camboja © Viaje Comigo

Lazy Beach – Koh Rong Sanloem – Camboja © Viaje Comigo

Koh Rong Sanloem - Camboja © Viaje Comigo

Koh Rong Sanloem – Camboja © Viaje Comigo

Mapa do Camboja ©

Mapa do Camboja ©

Alguns pontos a visitar no Camboja

O Camboja tem uma beleza natural muito atrativa, principalmente no que toca a praias paradisíacas, autênticos destinos cinematográficos (Tom Rider/ Lara Croft fizeram um dos templos ficar anida mais conhecido!). Porém, o que mais atrai os visitantes é a Arquitetura e História, representada pelos seus inúmeros templos.

O maior complexo de templos, os templos de Angkor, ficam em Siem Reap, uma das cidades mais turísticas do Camboja. O templo mais antigo e melhor conservado do complexo chama-se Angkor Wat. Ainda em Siem Reap, visite o lago Tonlé Sap, o maior lago do sudeste asiático, onde fica uma vila flutuante com o mesmo nome. Se quer continuar a desfrutar da natureza e relaxar, vá até às Ilhas de Koh Rong.

Se, por outro lado, o que quer é mesmo absorver a dinâmica do país e viver a sua cultura, não deixe de visitar a cidade de Kampot. A capital, Phnom Penh, não é considerada das cidades mais atraentes, mas tem alguns monumentos interessantes: como Royal Palace, o Museu Nacional ou o Monumento da Independência. Existem várias outras atrações, mas estes são alguns dos pontos por onde pode começar.

Mapas dos Templos Camboja

Mapas dos Templos Camboja

Clima do Camboja

O Camboja tem um clima tropical. A estação das chuvas vai de maio a outubro, sendo também a época mais ventosa. A partir de novembro até abril, o clima torna-se mais seco e menos ventoso. As temperaturas variam entre os 28 °C e 35° durante todo o ano.

Koh Rong Sanloem - Camboja © Viaje Comigo

Koh Rong Sanloem – Camboja © Viaje Comigo

Noivos em Siem Reap - Camboja © Viaje Comigo

Noivos em Siem Reap – Camboja © Viaje Comigo

Gastronomia do Camboja

A gastronomia do Camboja é muito semelhante à dos seus vizinhos Laos e Vietname. A esta expressão asiática, aliamos a influência francesa, já que o país se encontra na região da antiga Indochina Francesa.

Os ingredientes que não podem faltar são o arroz, os legumes, os frutos do mar e os peixes, a carne e claro, especiarias, nomeadamente cravo da Índia, a canela, anis. gengibre e açafrão. Outros dois ingredientes que são muito característicos no Camboja, e um dos poucos sítios onde os pode encontrar, são a pasta de peixe fermentada, conhecida como pra-hok, e o kapi, que é uma pasta de camarão fermentada.

Seguem algumas sugestões do que não pode deixar de provar:

  • Kuy teav: esta sopa de massa de arroz é frequentemente considerada o prato nacional do Camboja. É feita com carne de porco, vegetais, temperada com camarão seco, especiarias e servida com camarão fresco cozido.
  • Fish Amok: é uma sopa de peixe com leite de coco e kroeung, um tipo de pasta de caril Khmer. Tradicionalmente, o Fish Amok é cozido no vapor em uma folha de bananeira.
  • Caril vermelho de Khmer: outro dos pratos mais conhecidos do Camboja. É parecido ao típico caril tailandês, mas muito menos picante. Geralmente serve-se em ocasiões especiais, como casamentos, ou festividades religiosas.
angkor-wat-© baluda:Pixabay

angkor-wat-© baluda:Pixabay

Capital:  Phnom Penh

Área:   181 035 km²

População:  15 288 489 hab. (dados de 2019)

Moeda:  Riel. Mas o dólar americano é frequentemente aceite.

Clima: Tropical. A estação mais chuvosa vai de maio a outubro, sendo a mais seca de novembro a abril. A temperatura ronda os 28 °C e 35 °.

Língua Oficial: O Khmer é uma das línguas mais antigas do Sul da Ásia, tendo algumas influências do sânscrito.

Religião: 95% da população é budista.

Siem Reap - Camboja © Viaje Comigo

Lok Lak – Siem Reap – Camboja © Viaje Comigo

Sistema político: O Camboja é uma democracia liberal e pluralista governada por uma monarquia constitucional.

Horário: + 7 horas que em Portugal. + 10 horas que em São Paulo.

Visto: Tanto para visitantes portugueses, como para brasileiros, é necessário visto para entrar no país.

Vacinas: Aconselha-se a profilaxia da malária.

Contactos úteis: Não existe representação diplomática portuguesa no Camboja, sendo os assuntos deste país acompanhados pela Embaixada de Portugal em Banguecoque.

Caso haja necessidade recomenda-se que os visitantes portugueses ou brasileiros entrem em contacto com a Polícia de Turismo do Camboja (telefone 012 942484), cujos membros falam inglês.

Bandeira do Camboja

Bandeira do Camboja

BANDEIRA DO CAMBOJA

A bandeira do Camboja foi adotada oficialmente em 23 de setembro de 1993. É composta pela cor vermelha e azul, tendo ao centro a imagem de um templo. Trata-se do templo de Angkor Wat, o maior e melhor preservado dos que integram o assentamento de Angkor.

LER MAIS SOBRE O CAMBOJA

Dicas e Mapas: Viajar para o Camboja
Viagem pela Gastronomia do Camboja
Ilhas do Camboja
Visitar Phnom Penh
Visitar Siem Reap
Visitar Angkor Wat

Mapa do Camboja ©

Mapa do Camboja ©

Koh Rong Sanloem - Camboja © Viaje Comigo

Koh Rong Sanloem – Camboja © Viaje ComigoKoh Rong Sanloem – Camboja © Viaje Comigo

Siem Reap - Camboja © Viaje Comigo

Siem Reap – Camboja © Viaje Comigo

Olá, Siem Reap - Camboja © Viaje Comigo

Olá, Siem Reap – Camboja © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo