Myanmar © Foto: judithscharnowski / Pixabay
Publicado em Janeiro 19, 2023

Dicas para Viajar para Myanmar

Ásia/ Myanmar

Conhecido como “o reino dos templos dourados”, e antiga Birmânia, Myanmar é atualmente um dos mais incríveis países do Sudeste Asiático e adornado com inúmeros lindos templos, já que a sua população é maioritariamente budista. Trata-se de uma nação com mais de 100 grupos étnicos.

Neste país, que esteve fechado ao turismo durante muito tempo, existe uma riquíssima tradição cultural (com as suas gentes, mercados, templos, tradições, gastronomia) e paisagens naturais encantadoras, com lagos, montanhas e florestas tropicais a perder de vista.

Vai certamente surpreender-se com Myanmar, este pequeno país escondido entre o Laos, a Tailândia, a China, o Bangladesh e a Índia.

Myanmar © Foto: Sasint / Pixabay

Myanmar © Foto: Sasint / Pixabay

HISTÓRIA DE MYANMAR

Myanmar foi dominado pela Inglaterra por mais de um século, isto depois de ter passado por um período de várias dissoluções e reunificações do território.

Em 1824 foi anexado à India, voltando a ganhar a sua independência apenas em 1948.

Entre 1948 e 1962 Myanmar, então Birmânia nessa época, foi governado como república. Mais tarde, em 1962, o país sofreu um golpe militar e entrou numa fase ditatorial de grande violência e restrição da liberdade política. E foi em 1989 que a ditadura renomeou a Birmânia, de Myanmar.

Depois de algumas décadas de um regime ditatorial, em 2011 o país volta a ter uma política democrática e, em 2015, acontecem as eleições que colocam a Liga Nacional pela Democracia (LDN) no poder.

Infelizmente, cinco anos depois, a LDN sofreu um golpe organizado pelo Exército Nacional, voltando a ser alvo da repressão e a violência. Nessa altura, decorreram várias manifestações pacíficas, como por exemplo a “Revolução Açafrão”, em que, em 2007, um grande número de monges budistas saíram em passeatas silenciosas contra o governo da época.

Tempora © Foto: LoggaWiggler / Pixabay

Tempora © Foto: LoggaWiggler / Pixabay

Algumas tradições curiosas de Myanmar

Thanaka

Não se surpreenda se vir grande parte das mulheres e crianças na rua, com a cara pintada. A tinta utilizada é clarinha e formada por uma espécie de pasta feita com o pó de “thanaka”. Esta árvore medicinal cresce nas colinas de Myanmar. Os birmaneses acreditam que essa pasta é benéfica para a pele, protegendo contra o sol, prevenindo as rugas, e tendo um efeito de cura… além de ser uma honra para eles poderem usá-la.

Os espíritos “Nat” da antiga Birmânia

Os Nat são considerados, pelos birmaneses, espíritos da Natureza que representam as falhas e vícios humanos. A maioria da população, para além de praticarem o budismo, também cultuam estes espíritos, existindo até santuários em alguns dos templos budistas maiores.

Seda de Lotus de Myanmar

Segundo consta, Inle Lake é o único lugar no mundo onde a seda é tecida a partir do caule da planta do lótus. Esta é uma arte tradicional e milenar que pode ser vista em oficinas de tecelagem de teca, realizadas por mulheres locais Inthe.

Alguns pontos a visitar

Para além da riquíssima cultura e paisagens naturais, outro motivo que desperta a curiosidade dos visitantes é o facto de ser um país que, por ter estado muito tempo fechado ao turismo, ainda não ter sido desvirtuado pelo turismo de massas.

Pode viver a cultura birmanesa visitando as suas cidades, por exemplo Yangon, a antiga capital de Myanmar. Lá, aproveite também para conhecer Shwedagon Pagoda, o pagoda (tipo de torre com múltiplas beiradas, muito comum na Ásia) mais importante do país. É especialmente sagrado porque dizem que guarda 8 fios de cabelo de Buda. Began, é outra das cidades repletas de templos e pagodas. Já em Mandalay, outra antiga capital da Birmânia, não deixe de visitar o Templo Branco (Hsinbyume Pagoda).

Para se deslumbrar com a natureza, conheça Inle lake, um dos maiores lagos do país e grande atração de Myanmar, devido a um tipo de pesca característica no país.

Claro que há muito mais para visitar, mas estes são alguns pontos a não perder! 

CLIMA EM MYANMAR

O clima birmanês é um clima essencialmente tropical. A temperatura média anual é de 28 °C, no entanto, nas montanhas, principalmente as do norte do país, adjacentes ao Tibete, a temperatura é mais baixa. A estação das chuvas vai de junho a setembro, chovendo menos de dezembro a abril.

GASTRONOMIA EM MYANMAR

Tal como em vários países asiáticos, a base da gastronomia birmanesa, e que nunca falta numa mesa, é o arroz (seja em grãos ou massa – noodles). Outros ingredientes também muito comuns são os legumes, o óleo, o gengibre e o alho. Os pratos são muito coloridos e aromáticos.

Sugiro alguns dos pratos mais típicos de Myanmar:

  • Lahpet Thoke – É uma espécie de salada de folhas de chá e um prato servido por todo o país. Geralmente é servido como entrada e é confecionado com folhas de chá, tomate, couve, feijão e pode levar tofu.
  • Tofu de Shan – É um prato típico da etnia Shan, em que o tofu é cozido com massa e outros ingredientes. Pode ser consumido frio ou quente, servido com salada, ou frango, ou porco ou vegetais.
  • Hin – Curry de Myanmar – tal como na Índia, em Myanmar também se come muito caril. Pode levar peixe, carne ou vegetais.
  • Ohn no kaoswe – Este é outro dos pratos muito típicos do país. Também conhecido como “massa de coco”. Trata-se de um caril que leva molho de peixe, pimenta, farinha de grão-de-bico, coentros, leite de coco, açafrão, cebola cortada em rodelas e frango.
Myanmar © Foto: 12019 / Pixabay

Myanmar © Foto: 12019 / Pixabay

Capital:  Nepiedó

Área:   676.578 km²

População:  51 486 253 (estimativa em 2014)

Moeda:  A moeda local é o Quiate, no entanto, o dólar americano é a moeda estrangeira mais utilizada.

Clima: Clima tropical

Língua Oficial: O Birmanês é a língua oficial.

Religião: Maioritariamente budista.

Sistema político: Neste momento existem muitos conflitos e o país tornou-se uma ditadura militar.

Horário: + 6 horas e 30 minutos que em Portugal. + 9 horas e 30 minutos que em São Paulo.

Visto: Os cidadãos portugueses necessitam de visto para entrar em Myanmar exceto para viagens de negócios, participação em eventos oficiais e efeitos de trânsito aeroportuário. O visto de turismo tem a validade de 28 dias. Os brasileiros também precisam de visto para entrar em Myanmar.

Vacinas: É aconselhável a prevenção contra a malária.

Contactos úteis

Embaixada de Portugal em Banguecoque

– Endereço: 26 Bush Lane (Soi Chareokrung 30), Bangrak, Bangkok 10500 (nas imediações do “Royal Orchid Sheraton Hotel”).

– Telefones: 00 66 (0) 2234 2123

– Fax: 00 66 (0) 26396113

– Endereço de correio eletrónico: bangkok@mne.pt

Website

Bandeira: A nova bandeira de Myanmar foi adotada a 21 de outubro de 2010, substituindo a antiga bandeira socialista do país. A nova bandeira é formada por três cores e uma estrela branca ao centro. As cores são o amarelo (representa a paz), o verde (representa a solidariedade e tranquilidade) e o vermelho (simboliza a coragem e determinação).

Bandeira de Myanmar

Bandeira de Myanmar

A antiga bandeira permaneceu de 1974 a 2010. Era composta pelo branco (que simbolizava a pureza), o vermelho (coragem) e o azul (paz e integridade).

Instagram do Viaje Comigo

YouTube do Viaje Comigo

– Estás à procura de alojamentos para a tua viagem? Pesquisa e reserva aqui

Buscar hotel

Destino
Data de entrada
Data de saida

Precisas de SEGURO DE VIAGEM? Ao ires por este link tens, como leitor do Viaje Comigo, 5% de desconto! Viaja em segurança!

Iati seguros

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo