Siem Reap - Camboja © Viaje Comigo
Publicado em Outubro 3, 2023

Viagem pela gastronomia do Camboja

Ásia/ Cambodja/ Gastronomia

A gastronomia do Camboja é uma mistura fascinante de influências culturais e culinárias, originando pratos únicos e deliciosos que não podem ser encontrados noutros lugares do mundo. Desde os sabores intensos das especiarias e ervas locais até aos ingredientes incomuns, a comida cambojana é uma experiência gastronómica verdadeiramente única.

A culinária do Camboja é fortemente influenciada pela culinária tailandesa e vietnamita, mas também incorpora elementos da culinária chinesa e francesa. No entanto, a comida cambojana tem a sua própria identidade e é muito diferente da dos seus vizinhos.

A comida de rua é muito tradicional e vai encontrando pequenas bancas que fazem grelhados variados e a preços baixos. Se experimentar, lembre-se de comer sempre comida bem cozinhada.

Koh Rong Saloem - Camboja © Viaje Comigo

Koh Rong Saloem – Camboja © Viaje Comigo

Uma característica distintiva da culinária cambojana é a importância do arroz. É o ingrediente básico da maioria das refeições, e é geralmente servido com uma variedade de acompanhamentos, como carnes, legumes, peixes e sopas.

Arroz e carne - Camboja © Viaje Comigo

Arroz e carne – Camboja © Viaje Comigo

Um prato típico do Camboja é o “amok”, que é feito com peixe cozido a vapor, numa folha de bananeira, misturado com leite de coco e uma mistura de especiarias. É geralmente servido com arroz branco e é considerado um dos pratos nacionais do país. Outro prato popular é o “lok lak”, um prato de carne marinada e frita, geralmente servido com arroz e salada de cebola e tomate.

– Estás à procura de alojamentos para a tua viagem? Pesquisa e reserva aqui

Buscar hotel

Destino
Data de entrada
Data de saida

Precisas de SEGURO DE VIAGEM? Ao ires por este link tens, como leitor do Viaje Comigo, 5% de desconto! Viaja em segurança!

Iati seguros

E segue-nos no Instagram, Facebook, TikTok, Pinterest e YouTube.

Siem Reap - Camboja © Viaje Comigo

Lok Lak – Siem Reap – Camboja © Viaje Comigo

Outro prato popular é o “kuy teav”, uma sopa de macarrão de arroz com carne de porco ou frango e uma variedade de legumes e ervas. É geralmente servida com molho de pimenta (picante!) e limão e é um prato popular até no pequeno-almoço.

Sopa picante - Koh Rong - Camboja © Viaje Comigo

Sopa picante – Koh Rong – Camboja © Viaje Comigo

O “bai sach chrouk” é algo que é servido como pequeno-almoço: consiste em arroz frito com carne de porco e pepino em conserva. É um prato simples mas saboroso, e que é popular em todo o país.

O “samlor machu” é uma sopa de peixe com vegetais e ervas, geralmente servida com arroz branco. É um prato comum na cozinha cambojana e é uma boa opção para quem procura algo saudável e nutritivo.

Noodles de camarão - Koh Rong - Camboja © Viaje Comigo

Noodles de camarão – Koh Rong – Camboja © Viaje Comigo

Uma das iguarias mais incomuns da culinária cambojana é a “tarantula frita”. As aranhas são temperadas com sal e alho, fritas e geralmente servidas como um lanche. Embora possa parecer estranho para os ocidentais, é um prato popular no Camboja e considerada uma iguaria. Além disso também comem insectos, como grilos, lesmas, e pequenos sapos. Tudo frito e crocante.

Grilos - Siem Reap - Camboja © Viaje Comigo

Grilos – Siem Reap – Camboja © Viaje Comigo

Sapos - Siem Reap - Camboja © Viaje Comigo

Sapos – Siem Reap – Camboja © Viaje Comigo

Outro ingrediente incomum usado na culinária cambojana é o “peixe amargo”. É um peixe de água doce que é deixado para apodrecer, durante alguns dias, antes de ser cozido. Embora possa parecer pouco apetitoso, é um ingrediente importante em muitos pratos cambojanos.

Spring Rolls - Koh Rong Saloem - Camboja © Viaje Comigo

Spring Rolls – Koh Rong Saloem – Camboja © Viaje Comigo

Uma das sobremesas mais populares no Camboja é o “baba dook”, que é um pudim de arroz doce com leite de coco e frutas frescas; e o “kralan”, uma sobremesa feita de arroz glutinoso, feijão mungo e coco, cozidos num tubo de bambu.

Doce - Siem Reap - Camboja © Viaje Comigo

Doce – Siem Reap – Camboja © Viaje Comigo

As bebidas populares no Camboja incluem o chá gelado doce e a cerveja local, como a Angkor Beer. Além disso, sumos frescos de frutas tropicais, como manga e abacaxi, estão à venda em todo o lado!

Mercado Siem Reap - Camboja © Viaje Comigo

Mercado Siem Reap – Camboja © Viaje Comigo

LER MAIS SOBRE O CAMBOJA

Dicas e Mapas: Viajar para o Camboja
Viagem pela Gastronomia do Camboja
Ilhas do Camboja
Visitar Phnom Penh
Visitar Siem Reap
Visitar Angkor Wat

Docinhos - Camboja © Viaje Comigo

Docinhos – Camboja © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo